Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 119 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Coordenação motora é a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Assinale a alternativa CORRETA sobre os distúrbios de coordenação.

A habilidade de direcionar ou regular os mecanismos essenciais do movimento chama-se:

Com base nesses dados e, considerando a fórmula: IMG = (IM1+IM2+IM3+IM4+IM5+IM6)/6, a idade motora geral (IMG) da criança e sua idade negativa serão, respectivamente:

Considerando-se Resistência, Diferenciação Cinestésica, Força, Equilíbrio e Orientação espacial. Pontue, respectivamente, 1, para Competências motoras condicionais, e 2, para Competências motoras coordenativas. A sequência correta é encontrada em:

Ao que compete ao desenvolvimento motor, é correto afirmar:

“O desenvolvimento das habilidades do movimento especializado depende muito das oportunidades de prática, estímulo, qualidade da prática e contexto ecológico do ambiente" (GALLAHUE, OZMUN & GOIODWAY, 2013).

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.


Desenvolvimento motor é um processo sequencial e continuado, relativo à idade, do qual um indivíduo progride de um movimento simples sem habilidade até o ponto de conseguir habilidades motoras complexas e organizadas. Analise as afirmativas a seguir relativas aos princípios do desenvolvimento. I. Princípio da especificidade: apesar de ser global, desenvolvendo sempre em todos os aspectos, o desenvolvimento enfatizará um aspecto em cada situação. II. Princípio da progressividade: o desenvolvimento não ocorre de forma rápida. É um processo longo e lento, porém está sempre em evolução. III. Princípio da individualidade: o desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências vivenciadas. IV. Princípio da continuidade: o desenvolvimento motor inicia-se depois de alguns meses após o nascimento e prossegue até a fase adulta (em torno de 60 anos). Estão corretas as afirmativas

De acordo com as fases do desenvolvimento motor, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correspondente.

O movimento torna-se uma ferramenta aplicada a uma série de atividades de movimento complexas para a vida diária, recreação e resultados esportivos. Esse é o período em que as habilidades de estabilidade, locomoção e manipulação são progressivamente refinadas, combinadas e reelaboradas para uso em situações de crescente demanda. Os movimentos fundamentais de pular e saltar, por exemplo, agora podem ser aplicados a atividades de pular corda, realizar danças folclóricas e executar saltos triplos (pular-andar-saltar) do atletismo".

Analise as informações abaixo referentes ao Córtex Motor e a adaptação neural durante os exercícios resistidos I- O Córtex Motor é o responsável pelo controle e pela coordenação da motricidade involuntária e agrupada. II- Durante o processo de adaptação aos exercícios resistido, a informação relacionada aos resultados de contração inicial ascende o cerebelo. III- Em relação à resposta muscular, o Córtex Cerebral realiza a organização de maneira a aperfeiçoar a seleção dos sinergistas entre os músculos, e não a seleção de um músculo. Está CORRETO o que se afirma em:

Julgue o item seguinte, relativo a desenvolvimento e aprendizagem motora.

No âmbito do processo de aprendizagem motora, é importante o feedback dado pelo professor, não somente com ênfase no erro de desempenho, mas, sobretudo, na qualidade da informação que auxilie o aluno a aprimorar o seu plano motor.

Acerca dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e de suas possibilidades vivenciais, julgue o item subsequente.

A atividade motora para deficientes pressupõe que o professor organize grupos de acordo com a natureza da deficiência de cada um dos indivíduos, separando-os por capacidades físicas e possibilidades de êxito e desempenho.

Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.

Na escolha do método — se global ou parcial —, o professor deve priorizar a opinião dos alunos, a fim de respeitar os interesses deles.

O principal propósito de acompanhar o desempenho motor é procurar informações do tipo quantitativas que propiciem informações através da execução de um teste motor. Estes se caracterizam pela realização de uma tarefa motora conduzida em situações que procurem solicitar predominantemente uma capacidade motora específica. Quando se aplicam testes motores, preocupados em verificar a aptidão física relacionada à saúde podem-se utilizar medidas de:

A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo, o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. As funções psicomotoras necessárias para a organização da percepção, envolvem o reconhecimento de esquema corporal, a lateralidade, a estruturação espacial e a orientação temporal (MEUR, 1989). No que se refere ao esquema corporal, pode-se afirmar que é a( o):

As capacidades motoras correspondem a um traço ou qualidade geral do indivíduo, relacionada ao seu desempenho em uma diversidade de habilidades ou tarefas. Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. As capacidades motoras podem ser divididas em: condicionais e coordenativas. A opção que apresenta apenas capacidades motoras condicionais é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282