O ano é 2022. Beatriz está feliz porque vai voltar à escola após dois anos de isolamento social, para terminar o Ensino Médio, interrompido bruscamente devido à pandemia do coronavírus. Nas primeiras aulas, ela ficou desanimada. Procurou a coordenadora pedagógica da escola para dizer que os professores estavam fazendo provas diariamente sem terem ensinado novos conteúdos e que iria faltar às aulas até que começassem a trabalhar com o livro didático. A reação correta do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) deve ser:
Com relação à supervisão, assinale a alternativa que melhor expressa a atividade de supervisor no contexto escolar brasileiro atual:
Leia o excerto de Celso Vasconcellos sobre o papel do coordenador pedagógico na escola.
O coordenador, como todo educador, vive esta eterna tensão entre a necessidade de dirigir, orientar, decidir, limitar, e a necessidade de abrir, possibilitar, deixar correr, ouvir, acatar, modificar-se. Todavia, o dirigir, o orientar, mais do que o sentido restritivo, tem o objetivo de provocar, despertar para a caminhada, para a travessia, para abandonar o aconchego do já sabido, do já vivido.
(VASCONCELLOS, 2011, p. 3)
Considerando esses indicativos, são ações esperadas do coordenador pedagógico:
A função de supervisão escolar, no contexto da educação brasileira, passou por fases que representaram uma evolução da atividade ao longo do tempo. Sobre a temática, verifique as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Inicialmente, na fase fiscalizadora, a atividade do supervisor era distanciada da atividade de inspeção.
II. A fase criativa é também conhecida como supervisão inexistente, ou seja, sem só existe, sem o supervisor escolar.
III. Na fase construtiva a atividade de supervisão ficou também conhecida como supervisão orientadora e representou uma mudança grande da sua fase anterior.
IV. A atividade de supervisão, mesmo tendo passado por várias fases, sempre teve como essência a inspeção, o controle e a censura.
A alternativa correta é:
Sobre as relações humanas e a atividade de supervisão escolar, diante de tantos desafios e ações demandadas pelas instituições de ensino, é correto afirmar que: