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Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

As partes II e III correspondem, respectivamente,

De acordo com as regras de redação oficial, a sigla encontra-se incorretamente grafada em:

Em uma redação oficial, são características que demonstram a concisão do texto, exceto:

Medeiros e Hernandes (2010), na parte que trata sobre a comunicação escrita e oral, definem que a mensagem eletrônica (e-mail) é como outra qualquer mensagem escrita, que requer os mesmos cuidados de clareza, simplicidade, coerência, coesão entre as ideias, precisão. Os mencionados autores definem diversas recomendações de como escrever um texto para veiculá-lo por e-mail, dentre essas recomendações destacamos as que seguem: I. Relativamente à redação do texto, alguns cuidados são elementares, como: evitar construir uma mensagem literária; escrever com clareza, apresentando as ideias em ordem direta; usar poucos adjetivos e advérbios. Ideias são transmitidas por substantivos. II. Relativamente à estrutura, o texto deve ter um vocativo (saudação inicial), a mensagem propriamente dita, uma despedida respeitosa e assinatura (nome do remetente) III. Relativamente à digitação do texto, utilize bastante o destaque das palavras, com o uso de letras maiúsculas, itálico, sublinhar ou negrito. É recomendável o uso de frases longas (de mais 15 palavras), e de orações coordenadas, para causar boa impressão no destinatário. Quais estão corretas?

As comunicações oficiais devem ser necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições, tratados de forma homogênea (o público). Tal afirmação se refere ao princípio da:

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.

No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.

Na elaboração de um parecer técnico, o primeiro capítulo consiste em relatório, em que são tratados os argumentos técnicos para viabilidade ou não de uma proposta.

No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.

Na comunicação oficial por meio de ofício, não é necessário incluir o endereço da pessoa a quem é dirigida a comunicação, junto do nome e do seu cargo.

Leia as proposições sobre a linguagem usada nos documentos oficiais de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e,em seguida, responda ao que se pede.

I- A redação oficial se caracteriza pela obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua. É importante saber que existe, sim, uma preferência pelo uso de determinadas expressões ou ainda uma certa obediência por uma tradição no emprego de algumas formas sintáticas, mas isso não implica que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática que dificulte a compreensão.

II- A uniformidade nos documentos oficiais não deve, obrigatoriamente, ser obedecida. Muitas vezes é necessário adaptar a linguagem a cada situação apresentada para que haja melhor entendimento.

III- Ao produzir um texto oficial, torna-se necessário deixá-lo impessoal, ou seja, deve-se eliminar qualquer impressão pessoal. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.

IV- Texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é importante que se tenha conhecimento sobre o assunto, assim como também, tempo para revisar o texto depois de pronto.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

De acordo com o Manual de Redação da Presidência, redação oficial caracteriza-se:

Quanto ao preenchimento correto do endereço externo de uma carta, deve-se sempre:

São características que demonstram a concisão de uma correspondência oficial, exceto:

Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.

O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial.

No momento que o infrator se apresenta ou é recapturado em 10 dias, é desclassificado para o art. 187 do CPM, a deserção especial prevista no art. 190 do mesmo diploma legal,

Considere a situação hipotética descrita abaixo:

Ao se dirigir, respectivamente, ao Reitor, ao Juiz de Direito e ao Gerente do Banco, os vocativos indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:

Em relação à correspondência empresarial e oficial, às formas de tratamento, às abreviações e aos documentos, julgue o item subsecutivo.

A concisão, a clareza, a subjetividade e a informalidade são características presentes nos expedientes oficiais.

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