Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 122 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As crises nas organizações ocorrem quando menos se espera. Os profissionais da área de comunicação devem, portanto, estar sempre preparados, pois assim que são detonadas, a mídia entra em ação noticiando a ocorrência seja ela qual for. Nesses casos, espera-se que a Assessoria de Comunicação, pelo menos,

O objetivo de um trabalho de media training é:

As alternativas abaixo relacionam alguns produtos e serviços das assessorias de imprensa, EXCETO:

“Sua função para as organizações pode ser muito mais estratégica do que apenas registrar as inserções obtidas pelas assessorias de comunicação. Contudo, a maioria das equipes de assessores continua fazendo dela apenas um mecanismo para mostrar o resultado do próprio trabalho.” A afirmação acima refere-se a qual ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa?

Sobre a assessoria de comunicação e a assessoria de imprensa, marque a alternativa INCORRETA:


Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.

O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.

Uma imagem pública de solidez, que transmita confiança para seus diversos públicos, é um grande patrimônio para qualquer instituição.

Em relação a empresas industriais, a importância da imagem e solidez de um banco é:

A redação de releases deve sempre:

Numa situação de crise, o que a assessoria de imprensa NÃO deve fazer?

Sobre papel das assessorias de imprensa, é possível afirmar:

(1) A prática de assessoria de imprensa está muito identificada com a prática de relações públicas em muitos países, mas, no caso específico do Brasil, essa prática é exercida também como se fosse uma atividade jornalística.

(2) Enquanto o jornalista atua em nome do interesse público na informação, a assessoria age para que os objetivos da organização que representa sejam vistos como parte do interesse geral.

(3) Para uma instituição pública não jornalística, a informação à sociedade, seja ela qual for, é um fim em si.

(4) Em certos momentos, a informação produzida por uma assessoria pode levar vantagem em relação à redação jornalística, porque propõe um enquadramento assumidamente posicionado, é submetida aos filtros jornalísticos e à confrontação com outras fontes.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Quanto à atividade de assessoria de imprensa na comunicação para os diferentes meios, julgue o item a seguir.

Recebe o nome de press release a pasta ou o envelope preparado pela assessoria de imprensa, a ser entregue a jornalistas, contendo dados, informações, pesquisas, estatísticas, pen drive ou CD, bloco de anotações, entre outros itens que se façam necessários para determinada divulgação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.

COLUNA I

1.Follow up

2.Press kit

3.Mailing list

4.Clipping

COLUNA II

( )Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.

( )Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.

( )Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.

( )Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.

Assinale a sequência CORRETA.

Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo.

1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.

2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.

3) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa.

Assinale a alternativa correta.

Sobre o trabalho da assessoria de imprensa de uma instituição pública, é correto afirmar:

Sobre a comunicação no gerenciamento de crises e o respectivo comportamento da Assessoria de Comunicação, analise as afirmações a seguir.

I. Deixar jornalistas (imprensa) sem retorno pode ser uma decisão estratégica, dependendo da gravidade da crise.
II. A gestão da crise de imagem, especialmente a que se refere às redes sociais, deve ser feita por uma assessoria jurídica externa, que dará orientações aos funcionários que têm contato direto com o público para evitar que as ações da empresa em crise sejam divulgadas.
III. A criação de um comitê de crise, do qual participam o dirigente máximo, representantes do setor jurídico e dos recursos humanos, como também, a área de comunicação, é uma estratégia que indica sensibilidade da empresa ou organização em atenção ao momento de crise e à sua correta administração.
IV. A assessoria deve informar à imprensa somente aquilo que pode ser confirmado, desde que ela tenha absoluta certeza da informação. Outra possibilidade é dar informações “temporárias", com verdade parcial, a fim de diminuir o impacto da crise, no momento.

Assinale a alternativa CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282