É CORRETO afirmar que uma vantagem da organização de um almoxarifado é o (a):
Quando o almoxarife recebe um pedido de um material que não se encontra no estoque é CORRETO afirmar que o procedimento a adotar deve ser:
A tabela a seguir demonstra os símbolos das grandezas de base e os símbolos das unidades de base, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).
A correlação correta entre as colunas está expressa em
Um depósito de peças sobressalentes do almoxarifado de uma empresa de transportes público armazena somente um tipo de produto. Sabendo que a área do piso é de 1500 m2 e a resistência estrutural do piso é 9 t/m2, quando este depósito contiver 6000 toneladas de carga, sua taxa de ocupação será de
A determinação do teor de umidade da face inferior e da face superior do Palete Padrão Brasileiro Intercambiável, segundo o Comitê Permanente de Paletização, não deve ser superior a
Com relação à administração de materiais, considere as seguintes afirmativas:
1.O objetivo fundamental da administração de materiais é determinar quando e quanto adquirir para a reposição do estoque.
2.A administração de materiais é composta por cadastramento, gestão, compras, recebimento, armazenagem, inventário e requisição de materiais.
3.O cadastramento dos materiais é responsável pela classificação, codificação, especificação, padronização e catalogação dos materiais.
4.A produção faz parte da estrutura organizacional da administração de materiais.
Assinale a alternativa correta.
Em um almoxarifado, o trabalho está quase sempre envolvido com cargas e mercadorias. A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( )Um mesmo item pode ser chamado de carga, quando está em trânsito, ou de mercadoria, quando está disponível para ser comercializado.
( )Cargas gerais, normalmente, são acondicionadas em sacos, caixas, paletes, etc. Também, podem ser classificados como carga geral os produtos que não são embalados por causa de suas dimensões, como máquinas e veículos.
( )Cargas especiais são aquelas que irão envolver situações e tratamentos específicos, como produtos que necessitam de refrigeração, alguns tipos de alimentos, materiais para análises clínicas e fluidos inflamáveis.
( )Cargas primárias incluem todo tipo de matéria-prima, como celulose, grãos, trigo, minério, leite não embalado e soja ensacada para exportação.
Assinale a sequência CORRETA.
Quando se aborda o processo de classificação dos itens de almoxarifado, um sistema complexo é necessário e muitas questões saltam à mente. Cruz et al (2015) destacam as principais. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA.
Uma boa administração de materiais requer alguns fatores para que a organização disponha, de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra a importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação.
Em se tratando de órgão público, o almoxarifado é considerado uma unidade administrativa cuja responsabilidade é o controle e movimentação dos bens de consumo que são registrados de acordo com as normas vigentes do órgão. I - As atividades do almoxarifado público compreendem: compras, recebimento, armazenagem e distribuição. II - O inventário em um almoxarifado serve para identificar e corrigir divergências e perdas de qualquer natureza em relação às quantidades de produtos em estoque. III - A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente da melhor utilização de sua capacidade volumétrica. IV - Um dos documentos utilizados no Almoxarifado para atendimento das diversas rotinas de trabalho é o “Relatório técnico de inspeção”, documento utilizado para definir, sob o aspecto quantitativo, o aceite ou a recusa do material comprado do fornecedor. V- A requisição de material é um documento comumente utilizado para a retirada de materiais do almoxarifado. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.
O almoxarifado de uma instituição é muito importante,
pois é responsável por:
1) evitar perdas de qualquer natureza.
2) não deixar que haja divergências de inventário.
3) preservar a qualidade e as quantidades exatas.
4) manter grande estoque de itens para um
atendimento eficiente.
5) ter inventários científicos sobre o estado dos
materiais estocados.
Estão corretas, apenas:
Parte III – Conhecimentos Específicos Um hospital possui diariamente, em média, 300 pacientes internados. Cada paciente internado consome, em média, 2 (dois) frascos de soro por dia. O estoque mínimo de frascos de soro no almoxarifado foi estipulado em 20% do montante estimado anual para atender todos os pacientes internados. Ao atingir o estoque mínimo, o Administrador do almoxarifado deverá solicitar a aquisição do quantitativo estimado para o período de 1 (um) ano, acrescido de uma reserva técnica de 30%.
Ao receber a solicitação de compras do Administrador do almoxarifado, o Setor de Compras providenciará a aquisição dos frascos de soro através de:
Para que exista um controle físico eficiente do almoxarifado, onde se possa verificar se as quantidades registradas no controle correspondem efetivamente ao que existe em estoque, é de fundamental importância a realização do levantamento individualizado e completo dos materiais. Quando realizado no decorrer do ano fiscal da empresa, sem qualquer tipo de parada no processo operacional, concentrando-se em cada grupo de itens em determinados períodos, que podem ser semanas ou meses, esse controle é denominado de
O Hospital Antônio Pedro emitiu uma Nota de Empenho no final ano de 2015 em favor da empresa XYZ Comércio de Equipamentos Hospitalares para a entrega de 10 (dez) aparelhos de RX, no valor total de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Considere esta situação para responder as questões 33 e 34.
O material em questão foi entregue no dia 10/02/2016. O material foi recebido pelo almoxarifado e devidamente tombado patrimonialmente. A Nota Fiscal foi remetida para o Setor de Pagamento. No Setor de Pagamento foi verificado que, equivocadamente, a Nota de Empenho havia sido cancelada ainda no exercício de 2015. Diante do fato, o Gestor deve
O almoxarifado da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) possui as seguintes particularidades em relação aos seus estoques: 15% é constituído por materiais de custo elevado, são imprescindíveis ao funcionamento da secretaria e sua demanda não é sazonal. Uma metodologia de previsão de estoques que melhor se enquadraria a este cenário seria aquela que combina: