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Os seguintes exemplos de documentos:


I – Balancete
II – Nota de empenho
III – Documento filmográfico

Referem-se, respectivamente, a:

Em um arquivo de cartas, organizado pelo método alfabético, devem ser incluídos os seguintes correspondentes:


I – Cláudia de Santana Sanchez;
II – Jonas de Sampaio Filho;
III – Beatriz de Almeida Santos;
IV – Tiago Conceição Salgado;
V – Joaquim de Sampaio Neto.

A ordem em que eles devem constar no arquivo é:

O diagnóstico do cenário com o qual se vai lidar antecede qualquer trabalho arquivístico. É importante conhecer a situação da instituição, de uma forma geral, e dos arquivos, em especial. Alguns fatores que devem ser observados são:


I. Histórico de existência: aspectos relacionados à criação, estrutura organizacional, mudanças estatutárias, missão, atividades;
II. Quantificação dos documentos e características diplomáticas;
III. Acondicionamento e mobiliário utilizado.

O diagnóstico para cada fator, respectivamente, é:

Cada método de arquivamento é identificado por um código. Analise a lista de códigos, considerando os métodos a seguir:


I – dígito-terminal
II – duplex
III – decimal
P – 1.12.1
Q – 3050
R – 19.72.59
S –103.321

A correlação correta entre os códigos e tais métodos é:

Para descrever uma atividade de entidade coletiva associada à produção e manutenção de arquivos, fator importante na explicação da proveniência dos documentos, e para ajudar a situá-los no contexto de sua produção e uso, deve-se usar a Norma:

Documentos que podem pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população podem ser classificados em algum grau de sigilo, dependendo da gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade.

Os graus de sigilo que possuem prazos diferentes de restrição de acesso são:

A informação necessária para a preservação de longo prazo dos documentos arquivísticos digitais, referentes às condições de acesso, contexto de produção e ações de preservação, que descrevem e permitem encontrar, gerenciar e compreender os documentos, está estruturada em:

Analise os exemplos de documentos a seguir.


I – Atos de ajuste: contrato, convênio e outros acordos em que o respectivo órgão do Poder Judiciário for parte;
II – Atos normativos: ato, regimento, resolução, portaria e outras normas expedidas.

Em relação à sua destinação final, são considerados documentos de guarda:

“Não há nada que demonstre tão bem a grandeza e a potência da inteligência humana, nem a superioridade e a nobreza do homem, como o fato de ele poder conhecer, compreender por completo e sentir fortemente a sua pequenez.”

Os termos desse pensamento mostram paralelismo perfeito nos seguintes segmentos:

Assinale a alternativa que apresenta a transcrição INCORRETA do trecho abaixo, retirado do texto.

                                                                                                      “o modelo fordista de escola precisa mudar”

A Lei Estadual nº 8.186/1986, que cria o quadro de funcionários técnico-científicos do Estado do Rio Grande do Sul, estabelece as normas relativas à promoção dos servidores. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A Lei nº 12.288/2010 instituiu o Estatuto da Igualdade Racial no Brasil. Considerando o disposto em referido estatuto, é correto afirmar que: 

Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:

 

1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.

2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.

3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.

4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.

5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.

conce

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Em relação à definição de arranjos e quadro de arranjos, assinale a alternativa INCORRETA. 

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações. Considerando a LAI, assinale a alternativa INCORRETA.

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