Em relação ao período pombalino, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o Integralismo, assinale a alternativa incorreta.
Sobre o período das navegações e os modelos de
colonização portuguesa, marque V para verdadeiro ou F
para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) Ao final do século XIV, a revolução que resultou no
triunfo da dinastia de Avis foi substancial para
impulsionar a expansão marítima portuguesa.
( ) O modelo de colonização adotada no continente
africano visou ao adentramento e à exploração
máxima de seu território.
( ) Em um primeiro momento, a colonização do Brasil
foi preterida a outras regiões. Sua colonização só
passou a ser efetivada a partir da presença francesa
no atual Rio de Janeiro.
Sobre os diferentes tipos de socialismo, suas nuances
teóricas e práticas, marque V para verdadeiro ou F para
falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
( ) O estalinismo, também conhecido como “socialismo
em um só país”, em teoria, excluía a repressão de
adversários políticos. Na prática, isso nem sempre
se confirmou.
( ) O maoísmo, diferentemente de outras teorias
voltadas para o proletariado urbano, tinha por foco
os trabalhadores de áreas rurais.
( ) Lênin se opôs à Primeira Guerra, pois acreditava
que esta se vinculava às motivações burguesas.
Portanto, tratava-se de um “desvio de foco” da causa
revolucionária.
Sobre as artes durante o período imperial no Brasil,
marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O imperador D. Pedro II foi responsável pela tutela
de diversos artistas brasileiros, entre eles, Victor
Meirelles e Pedro Weingärtner.
( ) Criado em 1838, o Instituto Histórico e Geográfico
Brasileiro, desde seus primórdios, constituiu um
importante espaço para fomentação de novas ideias,
algumas delas progressistas, para a época, e
subversivas aos olhos do governo monárquico.
( ) A estabilidade política do segundo reinado, em
comparação com o primeiro, é considerada por
alguns historiadores como um dos fatores que
favoreceram o desenvolvimento artístico próprio
desse período.
Com a obra “Les Demoiselles d'Avignon”, Pablo Picasso começa a elaborar uma estética que origina o movimento artístico mais revolucionário do século XX, conhecido como:
Dentre os elementos da música, a harmonia cromática pode ser compreendida como a:
O uso da expressão corporal como atividade educacional se propõe a contribuir para a:
As alternativas a seguir apresentam semelhanças entre a escravidão praticada em Roma Antiga e a praticada na América Portuguesa, à exceção de uma. Assinale–a.
“Deus é o nosso objetivo, o mensageiro [Maomé] é o nosso
exemplo, o Alcorão é a nossa constituição, a jihad é o nosso
método e o martírio é o nosso desejo”.
(Hasan al–Banna, A mensagem dos ensinamentos, anos 1940)
Com essas palavras, o fundador da Irmandade Muçulmana
lançou as bases do movimento, defendendo
7.O uso do termo “descoberta” pela historiografia tradicional foi
submetido a um forte revisionismo crítico na obra A conquista
da América: a questão do outro (1982), de Tzvetan Todorov,
que propôs ler o episódio do encontro entre os europeus e os
índios como um modelo paradigmático para compreender o
processo de conhecimento de si, da descoberta que o “Eu” faz
do “Outro”.
Com base na perspectiva de Todorov, analise os relatos a
seguir.
1- “São o melhor povo do mundo e sobretudo o mais doce”.
(Cristóvão Colombo, Carta de 16 dezembro de 1492)
2- “Até pedaços de barris quebrados aceitavam, dando tudo o
que tinham, como bestas idiotas”. (Cristóvão Colombo, Carta a
Santangel, de fevereiro/março de 1493)
3- “Não há pior gente do que [estes] velhacos, que nunca
arriscam a vida face a face; saibam que, se os índios
encontram um ou dois homens isolados, é muito provável
que os matem”. (Cristóvão Colombo, Instruções a Mosen Pedro
Margarite, de 9 de abril de 1494)
Considerando os documentos apresentados acima, assinale
a alternativa que caracteriza corretamente a questão da
alteridade.
“Outro ponto ajuda a ampliar a interpretação sobre a sociedade
colonial. Documentos trouxeram à luz uma vasta camada
populacional, situada entre os grandes senhores e os escravos,
que se inseria de forma decisiva na dinâmica do setor
exportador. (...) A grande lavoura, portanto, não era auto–
suficiente. Havia um importante mercado interno que
relacionava os mais diversos setores de produção e de serviços
aos negociantes que faziam a vez de patrocinadores da
empresa colonial agroexportadora.”
(FARIA, Sheila de Castro. “A colônia é mais embaixo”. Revista de História da
Biblioteca Nacional. in: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a–
colonia–e–mais–embaixo)
Uma das atividades econômicas da América Portuguesa
voltadas prioritariamente para o abastecimento do mercado
interno foi
“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o
presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre
advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil
(OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês
registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB
se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a
situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram
protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu
também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos
Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND,
Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)
A respeito da conjuntura política nacional e internacional da
década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e
F para a falsa.
( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças
Armadas que se opunham ao processo de abertura política
iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira
atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos
humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito
de asilo representou uma crítica indireta à ditadura
brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,
O professor de História apresenta duas fotografias para estimular
o debate sobre o esporte na sociedade contemporânea, entre os
seus alunos.
A primeira foto registra a cerimônia de abertura dos jogos
olímpicos de Berlim (1936). A segunda, a premiação de Tommie
Smith e John Carlos na prova de atletismo dos 200 metros dos
jogos olímpicos na Cidade do México (1968).
Sobre as duas imagens e seus respectivos contextos históricos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ambas as imagens mostram o uso político do esporte, visto como instrumento útil para mobilizar a nação a favor do programa do regime instituído.O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das
habilidades e competências adquiridas assumiram um papel
central na Educação em História. Esta nova abordagem do
processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico
sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento
histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn
Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das
operações mentais com as quais os homens interpretam sua
experiência da evolução temporal de seu mundo e de si
mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente,
sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência
histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)
As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos
relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados
no tema da consciência histórica, tal como definida acima,
à exceção de uma. Assinale–a.
Nossos livros e atividades escolares, ao longo do tempo, têm
reproduzido imagens cristalizadas sobre os índios. Nas últimas
décadas, entretanto, antropólogos, historiadores e arqueólogos
vêm se indagando a respeito deste desafio: como superar o
ensino estereotipado sobre o tema da cultura indígena nas
salas de aula? Um primeiro passo é a análise crítica dos livros
didáticos que produzimos e adotamos, identificando seus
equívocos e contradições.
Com relação aos equívocos e contradições que encontramos na
maioria dos livros didáticos, analise as afirmativas a seguir.
I. As sociedades indígenas são mencionadas, na maior parte
das vezes, nos capítulos referentes à chamada pré–história
do Brasil, no período anterior à chegada dos exploradores
europeus e na fase chamada de pré–colonizadora, o que
transforma as sociedades indígenas em “objetos do
passado”.
II. Existem mais de duas centenas de povos indígenas no Brasil
atual, entretanto, em vários livros os índios costumam ser
projetados em um “espaço distante” e caracterizados como
habitantes das florestas.
III. Nos livros didáticos a população brasileira é apresentada
como resultante de um processo histórico de miscigenação,
o que nos transforma a todos em “descendentes” de
europeus, africanos e indígenas, homogeneizando a
pluralidade da cultura indígena.
Assinale: