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Em relação ao período pombalino, assinale a alternativa incorreta. 

Sobre o Integralismo, assinale a alternativa incorreta.

Sobre o período das navegações e os modelos de colonização portuguesa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ao final do século XIV, a revolução que resultou no triunfo da dinastia de Avis foi substancial para impulsionar a expansão marítima portuguesa.
( ) O modelo de colonização adotada no continente africano visou ao adentramento e à exploração máxima de seu território.
( ) Em um primeiro momento, a colonização do Brasil foi preterida a outras regiões. Sua colonização só passou a ser efetivada a partir da presença francesa no atual Rio de Janeiro.

Sobre os diferentes tipos de socialismo, suas nuances teóricas e práticas, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O estalinismo, também conhecido como “socialismo em um só país”, em teoria, excluía a repressão de adversários políticos. Na prática, isso nem sempre se confirmou.
( ) O maoísmo, diferentemente de outras teorias voltadas para o proletariado urbano, tinha por foco os trabalhadores de áreas rurais.
( ) Lênin se opôs à Primeira Guerra, pois acreditava que esta se vinculava às motivações burguesas.
Portanto, tratava-se de um “desvio de foco” da causa revolucionária.

Sobre as artes durante o período imperial no Brasil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) O imperador D. Pedro II foi responsável pela tutela de diversos artistas brasileiros, entre eles, Victor Meirelles e Pedro Weingärtner.
( ) Criado em 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde seus primórdios, constituiu um importante espaço para fomentação de novas ideias, algumas delas progressistas, para a época, e subversivas aos olhos do governo monárquico.
( ) A estabilidade política do segundo reinado, em comparação com o primeiro, é considerada por alguns historiadores como um dos fatores que favoreceram o desenvolvimento artístico próprio desse período.

Com a obra “Les Demoiselles d'Avignon”, Pablo Picasso começa a elaborar uma estética que origina o movimento artístico mais revolucionário do século XX, conhecido como:

Dentre os elementos da música, a harmonia cromática pode ser compreendida como a:

O uso da expressão corporal como atividade educacional se propõe a contribuir para a:

As alternativas a seguir apresentam semelhanças entre a escravidão praticada em Roma Antiga e a praticada na América Portuguesa, à exceção de uma. Assinale–a.

“Deus é o nosso objetivo, o mensageiro [Maomé] é o nosso exemplo, o Alcorão é a nossa constituição, a jihad é o nosso método e o martírio é o nosso desejo”. (Hasan al–Banna, A mensagem dos ensinamentos, anos 1940) Com essas palavras, o fundador da Irmandade Muçulmana lançou as bases do movimento, defendendo 7.O uso do termo “descoberta” pela historiografia tradicional foi submetido a um forte revisionismo crítico na obra A conquista da América: a questão do outro (1982), de Tzvetan Todorov, que propôs ler o episódio do encontro entre os europeus e os índios como um modelo paradigmático para compreender o processo de conhecimento de si, da descoberta que o “Eu” faz do “Outro”.
Com base na perspectiva de Todorov, analise os relatos a seguir. 1- “São o melhor povo do mundo e sobretudo o mais doce”. (Cristóvão Colombo, Carta de 16 dezembro de 1492)
2- “Até pedaços de barris quebrados aceitavam, dando tudo o que tinham, como bestas idiotas”. (Cristóvão Colombo, Carta a Santangel, de fevereiro/março de 1493)
3- “Não há pior gente do que [estes] velhacos, que nunca arriscam a vida face a face; saibam que, se os índios encontram um ou dois homens isolados, é muito provável que os matem”. (Cristóvão Colombo, Instruções a Mosen Pedro Margarite, de 9 de abril de 1494)
Considerando os documentos apresentados acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a questão da alteridade.

“Outro ponto ajuda a ampliar a interpretação sobre a sociedade colonial. Documentos trouxeram à luz uma vasta camada populacional, situada entre os grandes senhores e os escravos, que se inseria de forma decisiva na dinâmica do setor exportador. (...) A grande lavoura, portanto, não era auto– suficiente. Havia um importante mercado interno que relacionava os mais diversos setores de produção e de serviços aos negociantes que faziam a vez de patrocinadores da empresa colonial agroexportadora.” (FARIA, Sheila de Castro. “A colônia é mais embaixo”. Revista de História da Biblioteca Nacional. in: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a– colonia–e–mais–embaixo)
Uma das atividades econômicas da América Portuguesa voltadas prioritariamente para o abastecimento do mercado interno foi

“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)

A respeito da conjuntura política nacional e internacional da década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças Armadas que se opunham ao processo de abertura política iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito de asilo representou uma crítica indireta à ditadura brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,

O professor de História apresenta duas fotografias para estimular o debate sobre o esporte na sociedade contemporânea, entre os seus alunos.
A primeira foto registra a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Berlim (1936). A segunda, a premiação de Tommie Smith e John Carlos na prova de atletismo dos 200 metros dos jogos olímpicos na Cidade do México (1968).


Sobre as duas imagens e seus respectivos contextos históricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ambas as imagens mostram o uso político do esporte, visto como instrumento útil para mobilizar a nação a favor do programa do regime instituído.
II. Enquanto a primeira imagem representa o esporte– propaganda gerido pelo Estado, a segunda enfatiza a comercialização do esporte–espetáculo, no segundo pós– guerra.
III. As imagens mostram o uso de eventos esportivos para difundir mensagens para as massas, seja por parte do Estado, seja por parte de minorias.
Assinale:

O aprendizado autônomo e a aplicação responsável das habilidades e competências adquiridas assumiram um papel central na Educação em História. Esta nova abordagem do processo de ensino e aprendizagem reativou o debate teórico sobre os conceitos de “consciência” e de “pensamento histórico”, derivados do historicismo e retomados por Jorn Rüsen no campo da didática.
Para Jorn Rüsen, a consciência histórica é “(...) a suma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência da evolução temporal de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente, sua vida prática no tempo”.
(RÜSEN, Jorn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UNB, 2010. p. 57)

As alternativas a seguir identificam procedimentos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, centrados no tema da consciência histórica, tal como definida acima, à exceção de uma. Assinale–a.

Nossos livros e atividades escolares, ao longo do tempo, têm reproduzido imagens cristalizadas sobre os índios. Nas últimas décadas, entretanto, antropólogos, historiadores e arqueólogos vêm se indagando a respeito deste desafio: como superar o ensino estereotipado sobre o tema da cultura indígena nas salas de aula? Um primeiro passo é a análise crítica dos livros didáticos que produzimos e adotamos, identificando seus equívocos e contradições.
Com relação aos equívocos e contradições que encontramos na maioria dos livros didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. As sociedades indígenas são mencionadas, na maior parte das vezes, nos capítulos referentes à chamada pré–história do Brasil, no período anterior à chegada dos exploradores europeus e na fase chamada de pré–colonizadora, o que transforma as sociedades indígenas em “objetos do passado”.
II. Existem mais de duas centenas de povos indígenas no Brasil atual, entretanto, em vários livros os índios costumam ser projetados em um “espaço distante” e caracterizados como habitantes das florestas.
III. Nos livros didáticos a população brasileira é apresentada como resultante de um processo histórico de miscigenação, o que nos transforma a todos em “descendentes” de europeus, africanos e indígenas, homogeneizando a pluralidade da cultura indígena.
Assinale:

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