A arte contemporânea pode ser bastante útil para trabalhar tanto a multiplicidade quanto a heterogeneidade das perspectivas culturais, contemplando, assim, o pensamento atual quanto à:
Para planejar atividades e jogos teatrais adequados a cada fase do desenvolvimento do aluno, é necessário que o arte-educador:
Sobre a monarquia portuguesa no período colonial,
analise as afirmações abaixo.
I. Apesar de Portugal ser um Estado absolutista na
época da colonização, seu poder não se
concentrava exclusivamente no rei, mas também
dependia da burocracia que o cercava. A isso,
sobretudo, deve-se a preferência pela expressão
“Coroa” em vez de “Rei” para designar o poder
monárquico português.
II. O modelo administrativo das colônias dava pouca
margem aos representantes políticos estabelecidos
no Brasil. Toda e qualquer decisão partia da
Metrópole, e as colônias não possuíam quaisquer
instituições políticas.
III. Pelo menos até o período pombalino, a Igreja
possuía considerável influência sobre a corte
portuguesa e relativa autonomia.
É correto o que se afirma em
Em relação ao período absolutista na Europa, marque V
para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A ideia de que o poder monárquico se vinculava ao
poder divino aproximou o soberano da Igreja
Católica, o que levou à reformulação de algumas
políticas religiosas e trouxe como consequência a
elaboração do Édito de Nantes.
( ) Luís IX foi um dos principais monarcas do
absolutismo francês. Durante seu reinado, houve
reformulações e o refortalecimento do exército
francês – que se tornou um dos mais potentes do
continente.
( ) O absolutismo na Inglaterra, devido à influência do
Parlamento, pode ser considerado mais fraco e
menos duradouro do que o ocorrido na França.
Sobre o período da Guerra Fria e as práticas de
espionagem que a caracterizaram, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Apesar da grande preocupação com a espionagem
nuclear e com o roubo de projetos de bombas, uma
das grandes dificuldades iniciais entre os soviéticos,
a exemplo do que ocorrera com o Projeto
Manhattan, dizia respeito à disponibilidade de
material físsil.
( ) A espionagem durante a Guerra Fria não se
restringia ao âmbito militar, englobou também
setores civis. Houve casos de professores
acadêmicos a serviço da KGB e da CIA.
( ) O Projeto Manhattan foi o principal projeto de armas
nucleares norte-americano durante a Guerra Fria.
Sobre a Revolução Francesa, marque V para verdadeiro
ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) Os sans-culottes se caracterizaram pelo seu
radicalismo e por seu vínculo com os setores mais
baixos da sociedade francesa do século XVIII – em
sua maioria, de áreas urbanas –, embora alguns
revolucionários não oriundos de tais setores se
identificassem com sua causa.
( ) O Grande Medo foi o período da Revolução em que,
em reação aos revolucionários do meio urbano, a
aristocracia rural se aliou aos camponeses para
proteger suas propriedades.
( ) A chamada Guarda Nacional Francesa foi
organizada por Luís XVI na tentativa de realizar um
golpe para retomar o poder.
Sobre a Reforma Protestante e as controvérsias religiosas
peculiares a esse contexto, marque V para verdadeiro ou
F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) Os tratados propostos pela Paz de Vestfália não
trouxeram a paz entre todas as nações europeias.
Franceses e espanhóis, por exemplo,
permaneceram em guerra por mais de uma década.
( ) As diferentes manifestações de movimentos
protestantes se relacionavam apenas a questões
territoriais, incorporando peculiaridades dos países
em que surgiram. Não havia quaisquer
discordâncias doutrinárias.
( ) Para facilitar a difusão de seus princípios para
audiências mais amplas, os representantes do
protestantismo lançaram mão de recursos como o
uso do idioma vernáculo e de ilustrações de temas
do Antigo e do Novo Testamento.
Ao longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista.
Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933). Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que:
Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator que consideramos, entretanto, muito importante e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa. (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).
Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:
A reflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.Areflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas. Apartir da citação acima, comrelação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que: (COLLINGWOOD. R. G.A ideia de história . Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)
Apartir da citação acima, comrelação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que:
Quanto ao Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que ele:
Entre 1970 e 1990, cerca de 25% da cobertura vegetal do território de Rondônia foi destruída. Persistindo até hoje, o desmatamento ilegal é o foco de preocupação do Governo Federal no Estado. É INCORRETO afirmar que:
Em sala de aula, um professor propôs aos alunos, a análise da imagem a seguir: uma xilogravura de Lucas Cranach, o Velho, intitulada “Cristo expulsa os vendilhões do templo de Jerusalém e o Papa vende indulgências”, retirada de Paixão do Cristo e do Anticristo, de Lutero (Wittenberg, 1521).
Entre os anos de 1879 e 1880, a capital do Império foi palco de
protestos violentos, duramente reprimidos por tropas da
polícia e do Exército, com saldo de pelo menos três mortos.
Era a Revolta do Vintém, que também teve como consequência
a queda do ministério que tinha instituído a cobrança da taxa
de um vintém (20 réis) sobre o transporte urbano. O novo
ministério nomeado pelo Imperador revogou a tarifa.
As motivações e os resultados obtidos pela revolta popular
indicam que a Revolta do Vintém viabilizou–se por meio de
mecanismos de organização da sociedade civil e de participação
política popular
A Lei n. 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da História e das culturas afro–brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio,