Quanto a avaliação de desempenho, julgue os itens seguintes.
Uma escala-padrão mista oferece ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em sua eficiência. O avaliador deve julgar cada comportamento indicando se o desempenho do indivíduo avaliado é melhor, igual ou pior que aquele descrito no item avaliado.
Julgue os itens subseqüentes, que se referem a seleção de pessoal
e análise de cargos.
A abordagem de análise do trabalho orientada à pessoa fornece descrições de atributos, características, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à realização bem-sucedida de um trabalho.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
A metodologia de análise de necessidades de treinamento, denominada análise do papel ocupacional, compreende a aplicação de um questionário de avaliação da importância e o domínio de habilidades de um determinado cargo ou ocupação. Nessa abordagem, uma necessidade de treinamento é considerada alta quando as pontuações de domínio e importância para determinada habilidade forem baixas, independentemente da importância dessa habilidade para o exercício da função.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
O desenhista instrucional deve criar situações de aprendizagem bem distintas da realidade com a qual o aprendiz irá se confrontar após o treinamento. Essa estratégia aumenta as chances de generalização da aprendizagem.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
Participação dos alunos nas atividades de sala de aula e qualidade da interação entre os alunos são itens representativos de avaliações de aprendizagem.
Com relação a capacitação de pessoal, julgue os próximos itens.
O impacto do treinamento no desempenho individual é usado para avaliar o efeito do treinamento sobre o desempenho subseqüente do funcionário treinado no trabalho e corresponde ao terceiro nível dos modelos tradicionais de avaliação, propostos por Hamblin e Kirkpatrick.
Acerca da postura ética do psicólogo, julgue os itens
subseqüentes.
Diante da moral vigente, que não serve mais como referencial de orientação, é postura ética do psicólogo tornar absolutos os princípios, regras e normas de seu código profissional.
Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais
separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem
apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de
sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar
nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e
taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos
momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita
que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas
essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua
mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar,
mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses,
Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo
companhia a uma prima de sua idade em tratamento
oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando
ajudar.
Com referência ao caso hipotético apresentado no texto, é correto
afirmar que o diagnóstico indicativo do quadro de Márcia inclui
depressão neurótica.
Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.
A psicoterapia corporal é uma abordagem humana que tem suas raízes em W. Reich, para quem pensamento e emoção são indissolúveis e influenciam-se mutuamente, e o ser humano é uma unidade de energia que denominou de orgônio. Distancia-se do papel do analista, intervindo de forma mais ativa e direta sobre os processos patológicos do paciente.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico.
Em momentos de crises vitais, deve-se priorizar tratamentos visando o apaziguamento do paciente, recorrendo-se, inclusive, a medicamentos se necessário, até que haja condições de realização de psicodiagnóstico.
Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.
Diante das exigências decorrentes das mudanças atuais nos processos produtivos e na organização do trabalho, é exigida do empregado uma atitude mais firme, de forma a mobilizar-se mais para a produtividade em detrimento de suas reclamações.
Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.
A dificuldade de Carlos no trabalho está claramente associada a sua fragilidade e desequilíbrio emocional diante da situação de mudanças na empresa, sendo indicado um encaminhamento para avaliação psiquiátrica.
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue
os itens subseqüentes.
Considere que um líder exerça o seu poder por meio da força da instituição que o nomeou. Nesse caso, esse líder exerce uma liderança natural, que ocorre em função do cargo por ele assumido.
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os
itens que se seguem.
O trabalho de um pedagogo na empresa limita-se à área de recursos humanos, não sendo possível que ele atue diretamente nos produtos da empresa.
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os
itens que se seguem.
Planejar, facilitar e avaliar a aprendizagem são competências básicas do pedagogo empresarial.