A compreensão sobre o sentido e as finalidades do projeto pedagógico nas escolas esclarece que nele estão contidasprincipais reflexões em torno do estudante que se deseja formar e quais os caminhos que devem ser percorridos pela escola para concretizar esse ideal (VEIGA, 2002; SAVIANI, 1983). Dadas as afirmativas a respeito da estrutura e das finalidades do Projeto Político-Pedagógico,
I. O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.
II. O Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo; e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato procurando preservar a visão de totalidade.
III. Os objetivos práticos presentes no Projeto Político-Pedagógico precisam ser pensados pelos órgãos reguladores e normativos (secretarias de educação, conselhos municipais de educação) e executados pelas escolas. Assim, haverá plena coerência entre os objetivos institucionais e as expectativas da comunidade escolar.
IV. A construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser feita, preferencialmente, com a participação de toda a comunidade escolar, sendo que os professores precisam estar envolvidos nessa construção, pois é atribuição desse segmento.
verifica-se que estão corretas apenas