Muitas pessoas confundem construção de conhecimento com aprendizagem. Entretanto, aprender é algo muito mais amplo, pois é a forma de o sujeito aumentar seu conhecimento. Neste sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência.
(La Rosa, 2003.)
Considerando as teorias da aprendizagem e, de acordo com a sua aplicação em sala de aula, relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) Aprendizagem encontrada no ensino tradicional, pois se baseia em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e os elogios, por exemplo, podem ser entendidos como reforço.
( ) O professor necessita construir a aprendizagem, ou seja, algo novo, a partir do conhecimento prévio dos alunos. O objetivo desta teoria é sempre descobrir coisas novas e promover uma aprendizagem prazerosa.
( ) Cabe ao professor propor situações que estimulem a atividade reequilibradora do educando. Os alunos precisam ser desafiados constantemente, pois, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e, assim, pode assimilar sucessivas vezes.
( ) Diante de uma dúvida do aluno, deve responder com provocações que o conduzam a descobrir a resposta sozinho, agindo como um mediador, um provocador de ideias. O ser humano está em constante desenvolvimento mental e todas as suas relações são conquistadas pela mediação.
A sequência está correta em