Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Um marcador tumoral é uma substância que está presente no tumor, ou produzida por ele ou pelo hospedeiro em resposta ao tumor, que possa diferenciá-lo do tecido normal, ou para determinar a sua presença com base em dosagens no sangue ou secreções. Um exemplo clássico de um marcador tumoral é antígeno específico da próstata (PSA).

Desta forma, sobre o antígeno específico da próstata (PSA) julgue cada uma das afirmações abaixo:

I- O PSA é encontrado em tecidos prostáticos normais, benignos, hiperplásicos e malignos, e em outros tecidos humanos.

II- Devido à longa meia-vida no soro (dois a três dias), podem ser necessárias de duas a três semanas para que o PSA do soro retorne ao valor básico após alguns procedimentos como biópsia transuretral, ultra-sonografia transretal e prostatectomia radical.

III- O teste de PSA em si é eficaz para triagem ou detecção inicial do câncer de próstata, pois o PSA é específico para o tecido prostático, bem como para o câncer prostático.

IV- A dosagem do PSA não pode ser usada para determinar o estágio patológico em uma determinada pessoa, visto que o seu nível serve,apenas, como guia, e é mais útil na avaliação da presença de metástase.

V- Embora o exame retal digital não tenha efeitos clinicamente importantes nos níveis de PSA no soro, em alguns pacientes ele pode levar a uma duplicação do seu valor.

Está CORRETO o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282