Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A aspirina por ser um ácido fraco, encontra-se, em grande parte, na forma não ionizada no estômago, de modo que sua absorção é facilitada. Entretanto, a maior parte da absorção é observada no íleo, devido à extensa área de superfície das microvilosidades. Ela é hidrolisada por esterases no plasma e nos tecidos, particularmente no fígado, produzindo salicilato.

Sobre os efeitos indesejáveis da aspirina e salicilatos, assinale V quando a alternativa for Verdadeira e F quando for falsa.

( ) A aspirina utilizada para o tratamento da gota, em baixas dosagens, pode aumentar a excreção de urato, e em associação com os agentes uricosúricos, potencializam seus efeitos, beneficiando o paciente que faz uso.

( ) Salicilismo trata-se de uma síndrome caracterizada por tinido (ruído muito intenso de zumbido nos ouvidos), vertigem, diminuição da audição e algumas vezes, náuseas e vômitos.

( ) O uso da aspirina em crianças pode estar associado ao desenvolvimento da síndrome de Reye, que envolve um distúrbio hepático e encefalopatia, que pode surgir após uma doença viral aguda.

( ) Os salicilatos em doses elevadas alteram o equilíbrio ácido-básico e o equilíbrio eletrolítico.

( ) Os salicilatos desacoplam a fosforilação oxidativa (principalmente no músculo esquelético), resultando em aumento do consumo de oxigênio e, portanto, produção aumentada de dióxido de carbono.

Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282