Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O profissional da saúde não pode entender a criança como um ser isolado, mas sim como parte de seu contexto familiar, com características e funcionamento próprios. Torna-se, então, importante prestar atenção na relação que os membros da família estabelecem com a criança, na maneira como se dispõem a cuidar dela, em seu percurso escolar desde os primeiros anos, enfim, na forma como ela é recebida e “endereçada" ao mundo. (Adaptado das Fontes: BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília: Editora MS, 2005; e, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento /Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012). Acerca da saúde da criança e do atendimento que deve ser prestado pelos profissionais da saúde, analise as assertivas seguintes:

I. O método canguru consiste em uma iniciativa que integra a Atenção Humanizada a todos os recém-nascidos, buscando melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e a sua família, favorecendo o vínculo afetivo, a estabilidade térmica, o estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.

II. O recém-nascido grave ou potencialmente grave tem direito ao livre acesso do pai e da mãe durante todo o período de internação, 24 horas por dia, inclusive em Unidades de Terapia Neonatal Intensiva (UTI neonatal).

III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.

III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.

IV. A Atenção Básica assume um papel importante para a atenção integral à saúde das crianças e de suas famílias em situações de violência, por ser o serviço responsável pela coordenação das ações de cuidado no território, o que inclui a realização de perícias médicas, pelo Instituto Geral de Perícias, órgão da Atenção Básica, que atestem a ocorrência ou não da violência.

V. O documento "Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências" é um guia a ser percorrido para o alcance da atenção integral. As dimensões da Linha de Cuidado são: o atendimento e a perícia.

VI. A “Ficha de Notificação/ Investigação Individual de Violência Doméstica,Sexual e/ou outras Violências" possibilita a notificação da violência de natureza física, sexual e psicológica, além da negligência, da privação e do abandono e de suas várias formas de manifestação.

Sobre as assertivas anteriores, quais estão incorretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282