Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Observe as imagens a seguir:

As imagens anteriores se referem a manifestações artísticas populares presentes em diferentes territórios e etnias. Através do inventário das formas que assume em diferentes locais e culturas a arte implica uma "ordem única, passível de ser descoberta empiricamente e formulada conceitualmente" (p. 140). Cliffort Geertz em seu livro O Saber Local, no capítulo "A arte como sistema cultural" parte de exemplos etnográficos como a poesia marroquina, a pintura italiana do século XV para demonstrar que a compreensão das formas artísticas depende da análise do contexto sociocultural amplo e que fazem sentido ao lado de outras formas simbólicas, como a religião, o senso comum, o direito etc. Isso implica assumir o fenômeno artístico como modo de pensar algo sobre o mundo em que se vive e em que se sente determinadas coisas e não outras.

Leia as seguintes afirmações e responda.

I. As formas pintadas em rostos e corpos de povos indígenas e aborígenes são representações de uma cultura não mais vivenciada atualmente por tais povos por receberem influências estrangeiras, inviabilizando a estética local.

II. O artista promove em suas obras a capacidade de ver, de ouvir, de tocar e de sentir, permitindo uma certa compreensão para sua produção. Tais capacidades passam a existir por meio de experiências e convívio, gerando uma análise empírica e apropriação não só pelas vivências, mas pelo ambiente cultural.

III. Artefatos manuais são considerados representações icônicas. Devido a isso, a valorização de rendas e tecelagem tornam-se muito apreciadas por turistas que verdadeiramente engrandecem o artesanato e a cultura local.

IV. A estética de um povo não é revelada unicamente através da arte. Ela surge em vários outros segmentos da cultura desse povo: na religião, na moralidade, nas formas de lazer, no direito de cada um e até na forma em que organizam sua vida prática e cotidiana.

Estão corretas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282