A Educação Física escolar é uma importante possibilidade de construção e reconstrução de uma cultura relacionada aos aspectos corporais.
Fonte: DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
Sobre isso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I As práticas corporais propostas nas aulas de Educação Física devem substituir todos os movimentos que o aluno aprendeu ao longo de sua trajetória de vida.
II Os movimentos corporais só possuem sentido por serem criados pelos homens como membros de uma sociedade e transmitidos através das gerações.
III Pensar o corpo como construído culturalmente implica considerar que a ênfase biológica que a Educação Física recebeu é também uma construção social, que atendeu a necessidades históricas e políticas particulares.
IV O professor de Educação Física deve considerar que sua intervenção se dá num ambiente profissional, com pessoas (alunos) que fazem parte de uma realidade social e cultural inferior à sua, portanto, passivos às suas orientações.
V Corpo e movimento, bem como o trabalho do professor de Educação Física correspondem a produtos culturais.