A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado
pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso
(F) e assinale a opção correta.
( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido
nos currículos oficiais podem ser compreendidos como
uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente
produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do
saber, que privilegia o saber científi co (transposto
didaticamente como conteúdo escolar) como único e
legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos,
podem ser vistos como produtores de saber. Este
tem sido considerado enquanto tal pelo campo
educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica
compreender as causas políticas, econômicas e
sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo,
sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela
humanidade que ainda estão ausentes nos currículos
e na formação dos professores.