Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.



Concebemos o coronelismo como resultado da superposição de formas desenvolvidas do regime representativo a uma estrutura econômica e social inadequada. O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras. Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrurura agrária, que fornece base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.
Paradoxalmente, entretanto, esses remanescentes de privatismo são alimentados pelo poder público, e isso se explica justamente em função do regime representativo, com sufrágio amplo, pois o governo não pode prescindir do eleitorado rural, cuja situação de dependência ainda é incontestável.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Forense,
1948, p. 40-41 (com adaptações).

Considerando as ideias do texto acima, redija um texto dissertativo acerca do tema do coronelismo no âmbito do processo de desenvolvimento político-social brasileiro durante o período republicano. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

a) o papel dos atores sociais e o contexto sócio-histórico em que se desenvolveu esse fenômeno so cial; (valor: 6,0 pontos)

b) a influência do coronelismo no desenvolvimento do sistema representativo no Brasil. (valor: 4,0 pontos)

GABARITO: 1
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282