Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar
deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de
ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema
de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de
conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os
alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica
exercida externamente, a especialização prematura em habilidades
motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da
plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo
de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo
um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver
valores humanos.
Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto
dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar.
Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser
aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.