“Eles não têm coração... eles não têm coração...” 8/2/2007.
É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma
mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida
por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em
nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já
tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser
formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas
de exclusão e discriminação?
Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com
adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão.
Educação e Sociedade. 30 (106), 2009, p. 281-99 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da violência na infância e na adolescência.
O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco familiares.