Início » Notícias » Quando será o concurso do TSE unificado?
O novo concurso TSE Unificado do Tribunal Superior Eleitoral está programado para ser realizado em 2023 e à medida que o tempo passa, mais informações sobre a nova seleção vão sendo confirmadas.
Serão oferecidas inúmeras oportunidades em várias especialidades para cargos de técnico e analista em todo o país. Além disso, a remuneração inicial é bastante atraente e inclui diversos benefícios.
Confira a seguir o que já se sabe até o momento sobre a realização do novo concurso TSE Unificado!
O edital está previsto para ser publicado em agosto de 2023, com as provas acontecendo em setembro ou outubro. No entanto, o TRE RO considerou o concurso como “iminente”, o que pode levar a uma antecipação da publicação do edital.
Possíveis cargos
O concurso TSE Unificado oferecerá oportunidades para técnicos e analistas de diversas especialidades no próprio Tribunal Superior Eleitoral e em vários Tribunais Regionais Eleitorais.
Até o momento, a maioria dos TREs confirmou participação, exceto o TRE do Pará, que prorrogou a validade do último edital por mais dois anos e não deve aderir ao Unificado.
Confira a lista dos TREs confirmados:
TRE Acre
TRE Alagoas
TRE Amapá
TRE Amazonas
TRE Bahia
TRE Ceará
TRE Distrito Federal
TRE Espírito Santo
TRE Goiás
TRE Maranhão
TRE Mato Grosso
TRE Mato Grosso do Sul
TRE Minas Gerais
TRE Paraíba
TRE Paraná
TRE Pernambuco
TRE Piauí
TRE Rio de Janeiro
TRE Rio Grande do Norte
TRE Rio Grande do Sul
TRE Rondônia
TRE Roraima
TRE Santa Catarina
TRE São Paulo
TRE Sergipe
TRE Tocantins
Quantidade de vagas
Uma grande expectativa em relação ao concurso TSE Unificado é que muitos aprovados serão convocados. Embora as quantidades de vagas para o concurso de 2023 ainda não tenham sido definidas, o número de nomeações costuma ser significativo.
O último concurso TSE
O último concurso TSE ocorreu em 2011 e ofereceu oportunidades em cadastro reserva para Técnicos e Analistas. Uma análise realizada pelo Direção Concursos mostrou que, no total, 624 candidatos foram nomeados, com a maior parte para o cargo de Técnico Judiciário na área Administrativa, que teve 275 nomeações.
Para o cargo de Analista, tanto a área administrativa quanto a judiciária tiveram um total de 275 nomeações.
É importante destacar que mais de 600 pessoas foram nomeadas para um concurso que tinha apenas vagas em cadastro reserva.