Edital CFC publicado. Início das inscrições dia 03 de Julho!

Atualizado em 30/06/2023 às 16:12

Foi liberado hoje, dia 30 de junho, o edital do concurso do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. O período de inscrição será do dia 03/07/2023 a 10/08/2023. A banca responsável é a Consulplan e a prova será no dia 24/09/2023. Saiba mais detalhes sobre esse Exame.

Neste artigo, você confere todos os detalhes do edital. É só continuar a leitura.

CFC

Inscrições

As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, pelos sites da Consulplan (www.consulplan.net) e do CFC (www.cfc.org.br), no período entre 16h00min do dia 3 de julho de 2023 e 16h00min do dia 10 de agosto de 2023, observado o horário oficial de Brasília (DF).

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 (setenta reais)

Isenção da taxa

Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o examinando que, cumulativamente:

  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o
    Decreto n.° 6.135, de 26 de junho de 2007; e
  • For membro de família de baixa renda, nos termos do referido Decreto.

A isenção deverá ser solicitada pelo examinando, no ato da inscrição e por meio do sistema, das 16h00min do dia 3 de julho de 2023 às 16h00min do dia 5 de julho de 2023, horário oficial de Brasília (DF), nos sites da Consulplan e do CFC.

Sobre a prova

A prova está prevista para o dia 24/09/2023, no turno da manhã, das 10h às 14h, observando o horário de Brasília.

Os locais de realização da prova objetiva, para os quais deverão se dirigir os examinandos, serão divulgados a partir das 16h00min do dia 18 de setembro de 2023, nos endereços eletrônicos www.consulplan.net e www.cfc.org.br.

A prova será composta de 50 (cinquenta) questões objetivas, valendo um ponto cada uma, abrangendo
os seguintes assuntos:

CFC

Cada questão da prova objetiva será de múltipla escolha, constituída de quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o enunciado da questão. Para cada questão, haverá, no Cartão de Respostas, quatro campos de marcação (A, B, C e D).

O gabarito preliminar das questões objetivas da prova será divulgado nos sites da Consulplan e do CFC, a partir das 16h00 do dia 25 de setembro de 2023.

Disciplinas cobradas na Exame do CFC

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Controladoria;
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  • Matemática Financeira e Estatística;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Legislação e Ética Profissional;
  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Auditoria Contábil;
  • Perícia Contábil;
  • Língua Portuguesa Aplicada.

Banca Organizadora Consulplan

A Consulplan é uma empresa especializada em concursos públicos. Ela oferece uma ampla gama de serviços, incluindo cursos, simulações, materiais didáticos e orientação para candidatos que estão se preparando para concursos públicos.

Quanto ao estilo de prova da Consulplan, elas costumam ser objetivas e baseadas em questões de múltipla escolha, abrangendo diversos assuntos que podem incluir desde conhecimentos gerais, até temas específicos relacionados ao cargo para o qual os candidatos estão se inscrevendo. Além disso, as provas da Consulplan também podem incluir questões discursivas que exigem que os candidatos escrevam respostas mais elaboradas.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o órgão máximo de regulamentação e fiscalização da profissão contábil no Brasil. Ele foi criado em 1976 e é vinculado ao Ministério da Economia.

O CFC tem como missão regulamentar, fiscalizar e disciplinar a atividade contábil no país, com o objetivo de garantir a ética e a qualidade dos serviços prestados pelos contadores. Para isso, ele emite normas e regulamentos que devem ser seguidos pelos profissionais da área, além de realizar fiscalizações e processos disciplinares.

Sobre o Exame do Suficiência CFC

O Exame de Suficiência é um teste importante e obrigatório para os profissionais de contabilidade. Realizado trimestralmente ao ano pela Receita Federal,  o exame tem como objetivo verificar e validar os conhecimentos dos candidatos, para saber se eles estarão aptos para exercer o cargo de Contador. Somente com a aprovação do exame o candidato poderá ter seu registro no Conselho de Contabilidade.

Resumo do edital

  • Banca: Consulplan
  • Inscrições: 03/07/2023 a 10/08/2023
  • Taxa: R$ 70,00 (Setenta reais)
  • Data da Prova: 24/09/2023

Estude com Aprova Concursos

O candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.

O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova.

concurso 2023

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS