Concurso ALMG 2022: confira o edital da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Atualizado em 14/10/2022 às 14:07

O concurso ALMG teve o prazo de inscrição prorrogado até 30/10. O edital oferece 200 vagas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para cargos de níveis médio e superior. Saiba tudo no texto a seguir!

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Tudo sobre o concurso ALMG

Como mencionamos no começo do texto, o edital almg oferece 200 vagas nas carreiras de Técnico de Apoio Legislativo, Analista Legislativo e Procurador. As oportunidades estão divididas conforme a tabela a seguir:

Tabela de cargos da ALMG

CARGOS VAGAS SALÁRIOS REQUISITOS
Técnico de Apoio Legislativo 80 R$ 5.351,73 Ensino Médio
Técnico em Edificações 2 R$ 5.351,73 Curso técnico de edificações, de nível médio + registro profissional
Técnico em Eletrônica 5 R$ 5.351,73 Curso técnico de eletrônica, de nível médio de escolaridade + registro profissional
Técnico em Enfermagem 1 R$ 5.351,73 Curso técnico em enfermagem, de nível médio de escolaridade + registro profissional
Técnico em Mecânica 1 R$ 5.351,73 Curso técnico de mecânica, de nível médio de escolaridade + registro profissional
Técnico em Telecomunicações 2 R$ 5.351,73 Curso técnico de telecomunicações + registro profissional
Policial Legislativo 20 R$ 5.351,73 Ensino médio + Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B
Procurador 4 R$10.091,58 Graduação em Direito + inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Analista de Projetos Educacionais 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Analista de Recursos Humanos 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Analista de Sistemas – Desenvolvimento de Sistemas 7 R$10.091,58 Graduação na área de computação ou em qualquer curso superior + especialização na área de computação (mínimo de 360h)
Analista de Sistemas – Administração de Rede – Suporte Técnico 4 R$10.091,58 Graduação na área de computação ou em qualquer curso superior + especialização na área de computação (mínimo de 360h)
Arquiteto 1 R$10.091,58 Graduação em Arquitetura + registro profissional
Arquivista 1 R$10.091,58 Graduação em Arquivologia
Assistente Social 1 R$10.091,58 Graduação em Serviço Social + registro profissional
Bibliotecário 4 R$10.091,58 Graduação em curso superior de Biblioteconomia + registro profissional
Consultor Administrativo 6 R$10.091,58 Graduação em Administração de
Empresas ou Administração Pública + registro profissional
Consultor: Legislativo – Desenvolvimento Econômico – Regional 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Legislativo – Meio Ambiente – Desenvolvimento Agrário 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Legislativo – Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia e Inovação 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Legislativo – Saúde, Assistência Social e Trabalho 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Legislativo – Direitos Humanos e Segurança Pública 1 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Legislativo – Finanças Públicas 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Legislativo – Administração Pública 2 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Consultor Processo Legislativo 5 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Contador 2 R$10.091,58 Graduação em Ciências Contábeis + registro profissional
Dentista 2 R$10.091,58 Graduação em Odontologia + registro profissional
Enfermeiro 1 R$10.091,58 Graduação em Enfermagem + registro profissional
Engenheiro de Telecomunicação 1 R$10.091,58 Graduação em Engenharia de Telecomunicações ou de Engenharia Eletrônica ou Elétrica, com habilitação em Telecomunicações + registro profissional
Engenheiro Eletricista 1 R$10.091,58 Graduação em Engenharia Elétrica + registro profissional
Engenheiro Mecânico 1 R$10.091,58 Graduação em Engenharia Mecânica + registro profissional
Jornalista – Assessoria de Imprensa e Produção de Multimídia 3 R$10.091,58 Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo + registro profissional
Jornalista – Rádio e Televisão 5 R$10.091,58 Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo + registro profissional
Médico do Trabalho 2 R$10.091,58 Graduação em Medicina + título de
especialista em Medicina do Trabalho + registro profissional
Programador Visual – Designer de Produtos Digitais 3 R$10.091,58 Graduação em Design Gráfico ou Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda ou curso superior nas áreas de artes visuais, artes gráficas ou produção editorial
Programador Visual – Designer Gráfico 4 R$10.091,58 Graduação em Design Gráfico ou Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda ou curso superior nas áreas de artes visuais, artes gráficas ou produção editorial
Psicólogo 1 R$10.091,58 Graduação em Psicologia + registro profissional
Redator – Revisor 11 R$10.091,58 Graduação em qualquer área
Relações Públicas 2 R$10.091,58 Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas + registro profissional

É importante destacar que haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência.

Benefícios e jornada de trabalho na ALMG

Além dos salários acima citados, os servidores receberão ainda alguns benefícios e terão as seguintes cargas horárias de trabalho:

  • Especialidades de nível médio (exceto Policial Legislativo)
    • Jornada de 30 horas semanais
    • Auxílios transporte e alimentação: R$1.302,50
    • Assistência médica complementar subsidiada e opcional
    • Assistência odontológica subsidiada e opcional
  • Policial Legislativo
    • Jornada de 30 horas semanais, com exigência de disponibilidade para plantões noturnos, em finais de semana e feriados, mediante escala.
    • Auxílios transporte e alimentação: R$1.302,50
    • Assistência médica complementar subsidiada e opcional
    • Assistência odontológica subsidiada e opcional
    • Gratificação de função policial: 38% do vencimento básico
  • Especialidades de nível superior (exceto Dentista, Enfermeiro, Médico do Trabalho e Procurador)
    • Jornada de 30 horas semanais
    • Auxílios transporte e alimentação: R$1.302,50
    • Assistência médica complementar subsidiada e opcional
    • Assistência odontológica subsidiada e opcional
  • Dentista, Enfermeiro e Médico do Trabalho
    • Jornada de 30 horas semanais, sendo 20 horas semanais registradas no terminal coletor de dados, e as 10 horas complementares gerenciadas pelos respectivos titulares dos órgãos de lotação, conforme a necessidade de serviço
    • Auxílios transporte e alimentação: R$1.302,50
    • Assistência médica complementar subsidiada e opcional
    • Assistência odontológica subsidiada e opcional
  • Procurador
    • Jornada de 30 horas semanais, sendo 20 horas semanais registradas no terminal coletor de dados, e as 10 horas complementares para atividade no foro.
    • Auxílios transporte e alimentação: R$1.302,50
    • Assistência médica complementar subsidiada e opcional
    • Assistência odontológica subsidiada e opcional
    • Gratificação complementar de produtividade.

Inscrições concurso ALMG

O prazo de inscrição foi prorrogado até as 23h59min do dia 30 de outubro de 2022 no site http://www.fumarc.com.br/concursos/detalhe/concurso-publico–provimento-de-cargos-do-quadro-de-pessoal-da-assembleia-legis/145

As taxas custam R$96,00 para nível médio e R$182,00 para nível superior, mas existe possibilidade de pedir isenção para candidato desempregado ou em condição de hipossuficiência econômico-financeira.

A validade do concurso al mg é de dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério da ALMG.

Etapas do concurso ALMG

De acordo com o edital, os candidatos do concurso ALMG serão avaliados com as seguintes etapas:

  • Prova Objetiva
  • Prova Discursiva
  • Prova de Títulos
  • Avaliação de condicionamento físico (somente para Policial Legislativo)
  • Avaliação Psicológica (somente para Policial Legislativo)
  • Investigação Social (somente para Policial Legislativo)

As provas objetiva e discursiva estão previstas para os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro de 2023 conforme a tabela abaixo:

Tabela de aplicação das provas da ALMG

Prova Objetiva ALMG

As provas objetivas serão compostas por 50 a 60 questões com quatro alternativas de resposta cada, valendo um ponto. A distribuição dos assuntos será conforme os tópicos abaixo:

  • Técnico de Apoio Legislativo
    • Língua Portuguesa – 15 questões
    • Raciocínio Lógico – 15
    • Matemática – 10
    • Noções de Direito – 10
  • Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Mecânica, Técnico em Telecomunicações
    • Língua Portuguesa – 15
    • Noções de Direito – 7
    • Conhecimentos específicos – 28
  • Policial Legislativo
    • Língua Portuguesa – 20
    • Noções de Direito – 20
    • Raciocínio Lógico – 15
    • Primeiros Socorros – 5
  • Procurador
    • Conhecimentos específicos – 60
  • Analista de Projetos Educacionais, Analista de Recursos Humanos, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Consultor Administrativo, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro de Telecomunicações, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho, Psicólogo, Programador Visual, Psicólogo e Relações Públicas
    • Língua Portuguesa – 15
    • Noções de Direito – 15
    • Conhecimentos específicos – 30
  • Jornalista
    • Língua Portuguesa – 20
    • Noções de Direito – 10
    • Conhecimentos específicos – 30
  • Analista de Sistemas
    • Língua Portuguesa – 8
    • Matemática – 8
    • Língua Inglesa – 8
    • Noções de Direito – 8
    • Conhecimentos específicos – 28
  • Consultor do Processo Legislativo
    • Língua Portuguesa – 30
    • Noções de Direito – 15
    • Processo Legislativo, Regimento Interno e Noções de Ciência Política – 15
  • Consultor Legislativo (demais especialidades)
    • Direito Constitucional e Administrativo – 30
    • Ciência Política e Gestão Pública – 18
    • Realidade Socioeconômica de Minas Gerais – 12
  • Redator-Revisor
    • Noções de Direito – 20
    • Linguística e Língua Portuguesa – 40

Prova Discursiva

Por outro lado, as provas discursivas consistirão em questões abertas, de acordo com as características de cada cargo/especialidade/área de seleção:

  • Técnico de Apoio Legislativo: interpretação de texto (2 questões);
  • Técnico de Apoio Legislativo (demais especialidades): conhecimentos específicos (2 questões);
  • Analista de Projetos Educacionais: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Analista de Recursos Humanos: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Analista de Sistemas Área de Seleção I: conhecimentos específicos (6 questões);
  • Analista de Sistemas Área de Seleção II: conhecimentos específicos (6 questões);
  • Arquiteto: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Arquivista: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Assistente Social: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Bibliotecário: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Consultor Administrativo: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Consultor Legislativo (todas as áreas):
    • 2ª etapa: conhecimentos específicos (5 questões);
    • 3ª etapa: conhecimentos específicos (2 questões);
  • Consultor do Processo Legislativo:
    • 2ª etapa: redação e interpretação de texto (6 questões);
    • 3ª etapa: interpretação do Regimento Interno (6 questões);
  • Contador: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Dentista: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Enfermeiro: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Engenheiro de Telecomunicações: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Engenheiro Mecânico: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Engenheiro Eletricista: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Jornalista Área de Seleção I: conhecimentos específicos (4 questões);
  • Jornalista Área de Seleção II: conhecimentos específicos (6 questões);
  • Médico do Trabalho: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Programador Visual: questões usando softwares do Adobe CC;
  • Psicólogo: conhecimentos específicos (8 questões);
  • Redator-Revisor:
    • 2ª etapa: redação e interpretação de texto (6 questões);
    • 3ª etapa: elaboração de instrumento legislativo (1 questão) e revisão de instrumento legislativo (1 questão);
  • Relações Públicas: conhecimentos específicos (5 questões);

Avaliação de Títulos ALMG

A prova de títulos terá caráter classificatório e será avaliada de acordo com cada especialidade, conforme o edital ALMG.

Avaliação de condicionamento físico ALMG

Esta etapa será aplicada apenas para o cargo de Policial Legislativo, terá valor de 90 pontos e consistirá na aplicação dos seguintes 5 testes específicos, independentes e sucessivos.

  • Barra Fixa – masculino;
  • Isometria na Barra Fixa – feminino;
  • Corrida de Velocidade – masculino e feminino;
  • Flexão abdominal – masculino e feminino;
  • Shuttle Run – masculino e feminino;
  • Corrida de 12min – masculino e feminino.

Será eliminado o candidato que não obtiver, no mínimo, 60% dos pontos atribuídos à avaliação de condicionamento físico por testes específicos ou que não alcançar o índice mínimo exigido em qualquer um dos testes físicos previstos.

Confira as dicas do professor Paulo Vicente para se dar bem nos testes:

Saiba mais sobre o concurso ALMG

A professora Daniela Tatarin veio te contar mais sobre o concurso ALMG. Venha conferir também quais são os temas mais cobrados nas provas e fique mais perto de conquistar uma das vagas.

Evolução de carreira na ALMG

Confira a seguir a tabela da Estrutura de Vencimentos da Assembleia Legislativa MG atualizada em 2020:

 

Atribuições dos cargos da ALMG

A descrição das atribuições está prevista na Resolução nº 5.310, de 21 de dezembro de 2007:

Técnico de Apoio Legislativo

  • preparar e recuperar informações, instruir processos e auxiliar na execução de trabalhos relacionados com a atividade fim do órgão de sua lotação;
  • acompanhar a tramitação dos atos e procedimentos administrativos e das proposições legislativas;
  • auxiliar na implantação, na execução e no acompanhamento de projetos de natureza administrativa;
  • realizar trabalhos de digitação, operar microcomputador e organizar arquivos técnicos setoriais;
  • preparar documentos para análise, indexação e microfilmagem;
  • auxiliar, informar e atender usuários relativamente a pesquisas em livros e periódicos do acervo da instituição;
  • prestar atendimento ao público;
  • realizar estudos e pesquisas;
  • elaborar documentos de interesse do órgão de sua lotação;
  • manter organizados os anais da instituição;
  • elaborar, analisar e revisar documentos de caráter financeiro;
  • realizar levantamentos de disponibilidade financeira ou orçamentária e elaborar relatórios;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Técnico em Edificações

  • executar desenhos estruturais, arquitetônicos, elétricos, hidráulicos e de cabeamento estruturado em mídia eletrônica;
  • especificar produtos, materiais e equipamentos para construção civil e prestar assistência técnica quanto a sua utilização;
  • acompanhar e fiscalizar a execução de obras civis;
  • participar da execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações;
  • elaborar orçamentos de obras civis e projetos de pequeno porte;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Técnico em Eletrônica

  • realizar projeto, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos e de informática;
  • prestar apoio a atividades técnicas, executar programas, implantar e acompanhar projetos, sob a orientação do responsável;
  • especificar instrumentos, equipamentos e materiais de uso em sistemas eletrônicos de áudio, vídeo e acionamentos elétricos;
  • operar o sistema de áudio no Plenário, nos Plenarinhos, no Auditório e em eventos externos;
  • responsabilizar-se pelo recebimento e pela conferência técnica de peças e equipamentos;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Técnico em Enfermagem

  • auxiliar o enfermeiro no planejamento, na programação, na orientação e na supervisão das atividades de assistência de enfermagem;
  • executar atividades de assistência de enfermagem, exceto aquelas privativas do enfermeiro;
  • organizar o ambiente de trabalho em conformidade com as normas e os procedimentos de biossegurança;
  • fazer registros e elaborar relatórios técnicos;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Técnico em Mecânica

  • planejar, executar e fiscalizar procedimentos de manutenção mecânica em máquinas e equipamentos;
  • participar da elaboração de editais de compras e serviços referentes a elevadores e a sistemas de ar condicionado;
  • especificar materiais, instrumentos e equipamentos;
  • executar desenhos estruturais em mídia eletrônica;
  • acompanhar a execução de contratos de manutenção de veículos;
  • especificar e acompanhar a execução de reparos automotivos;
  • responsabilizar-se pelo recebimento e pela conferência técnica de peças e de serviços automotivos bem como de veículos adquiridos ou alugados pela instituição;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Técnico em Telecomunicações

  • instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos e de sistemas de telecomunicações;
  • especificar instrumentos, equipamentos e materiais de uso em sistemas de telecomunicações;
  • responsabilizar-se pelo recebimento e pela conferência técnica de peças e equipamentos;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Policial Legislativo Feminino

  • executar atividades de segurança, policiamento, orientação e manutenção da ordem nas dependências da instituição;
  • garantir a segurança de Deputados, servidores e autoridades nas dependências da instituição e acompanhá-los por determinação do Presidente;
  • proceder à identificação de pessoas, à retenção de armas ou de instrumentos agressivos e à inspeção de entrada e saída de veículos e objetos nas dependências da Assembleia Legislativa;
  • proceder à revista de pessoas do sexo feminino nas dependências da Assembleia Legislativa;
  • executar revistas em banheiros, vestiários e espaços de uso exclusivo de pessoas do sexo feminino;
  • escoltar presos e depoentes do sexo feminino sob a responsabilidade da instituição;
  • impedir a colocação de cartazes, emblemas, bandeiras, escritos e ornamentos não autorizados pelo órgão competente;
  • efetuar a detenção de pessoa que cometer delito ou perturbar a ordem nas dependências da instituição;
  • informar à chefia imediata a ocorrência de prática delituosa ou de conduta que possa comprometer o desempenho das atividades do órgão;
  • realizar atividades de defesa do patrimônio da instituição;
  • controlar e fiscalizar o uso do cartão de identificação funcional dos servidores;
  • prevenir e combater incêndios nas dependências da instituição e coordenar a Brigada de Incêndio;
  • colaborar em inquéritos ou investigações de natureza policial;
  • prestar apoio em atividades de cerimonial;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Policial Legislativo Masculino

  • executar atividades de segurança, policiamento, orientação e manutenção da ordem nas dependências da instituição;
  • garantir a segurança do Presidente da Assembleia Legislativa;
  • garantir a segurança de Deputados, servidores e autoridades nas dependências da instituição e acompanhá-los por determinação do Presidente;
  • proceder à identificação de pessoas, à retenção de armas ou de instrumentos agressivos e à inspeção de entrada e saída de veículos e objetos nas dependências da Assembleia Legislativa;
  • proceder à revista de pessoas do sexo masculino nas dependências da Assembleia Legislativa;
  • executar revistas em banheiros, vestiários e espaços de uso exclusivo de pessoas do sexo masculino;
  • escoltar presos e depoentes do sexo masculino sob a responsabilidade da instituição;
  • impedir a colocação de cartazes, emblemas, bandeiras, escritos e ornamentos não autorizados pelo órgão competente;
  • efetuar a detenção de pessoa que cometer delito ou perturbar a ordem nas dependências da instituição;
  • informar à chefia imediata a ocorrência de prática delituosa ou de conduta que possa comprometer o desempenho das atividades do órgão;
  • realizar atividades de defesa do patrimônio da instituição;
  • controlar e fiscalizar o uso do cartão de identificação funcional dos servidores;
  • prevenir e combater incêndios nas dependências da instituição e coordenar a Brigada de Incêndio;
  • colaborar em inquéritos ou investigações de natureza policial;
  • conduzir veículo automotor em função do desempenho de suas atribuições;
  • prestar apoio em atividades de cerimonial;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Analista de Projetos Educacionais

  • identificar as demandas de capacitação de pessoal e de formação política bem como planejar, organizar, implementar, acompanhar e avaliar atividades destinadas a esses fins;
  • planejar, orientar e controlar atividades de estudo, pesquisa e produção de conhecimento nas áreas temáticas de interesse da instituição;
  • organizar e manter atualizados cadastros de instituições e especialistas de sua área de atuação;
  • promover intercâmbio e acompanhar parcerias com entidades afins;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado a sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Analista de Recursos Humanos

  • prestar assessoramento aos órgãos da instituição nas atividades relacionadas a gestão de pessoal;
  • planejar, organizar, implementar, acompanhar e avaliar processos internos e externos de suprimento de pessoal;
  • participar de processos de integração e ambientação de novos Deputados e de novos servidores;
  • identificar as demandas de capacitação e de desenvolvimento de pessoal bem como planejar, organizar, implementar, acompanhar e avaliar atividades destinadas a esses fins;
  • acompanhar os processos de pesquisa de clima organizacional, avaliação de desempenho, estágio probatório e desenvolvimento do servidor na carreira;
  • organizar e manter atualizados cadastros de instituições e especialistas;
  • promover intercâmbio e acompanhar parcerias com entidades afins;
  • planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida;
  • pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Analista de Sistemas

  • desenvolver, implantar e manter sistemas informatizados;
  • especificar e implantar produtos e serviços de informática;
  • configurar e administrar a infraestrutura de informática da instituição;
  • oferecer suporte a usuários de informática e capacitá-los;
  • realizar pesquisas, avaliações e estudos técnicos em sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Arquiteto

  • realizar atividades de planejamento, projetos, cálculos, coordenação e fiscalização relacionadas à execução de serviços referentes a edificações e suas obras complementares, arquitetura paisagística e arquitetura de interiores;
  • elaborar projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico em baixa tensão, de central de gás, de prevenção e de combate a incêndio;
  • realizar estudos e pesquisas relacionadas à construção de obras de caráter artístico ou monumental bem como daquelas tombadas pelo patrimônio histórico;
  • prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação sobre assuntos referentes à sua área de atuação;
  • realizar vistoria de imóveis para fins de obtenção de financiamento no Fundo de Apoio Habitacional da Assembleia Legislativa – Fundhab –;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Arquivista

  • executar registro e tratamento técnico de documentos arquivísticos da instituição;
  • planejar e manter bases de dados de documentos sob a guarda de sua unidade administrativa;
  • contribuir para o planejamento e a implementação de bancos de dados de documentação arquivística nos órgãos da instituição;
  • controlar o fluxo de documentos em suportes diversos;
  • conduzir a gestão de informações, atender a consultas e realizar pesquisas; – coordenar atividades de preparação de documentos para arquivamento;
  • participar da elaboração e da atualização de tabelas de prazos relativos a guarda e destinação final de documentos;
  • orientar os servidores quanto à organização e à preservação de documentos arquivísticos;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Assistente Social

  • participar de projetos e programas de adequação funcional do servidor e de preparação para a aposentadoria;
  • desenvolver em conjunto com profissionais das áreas de medicina, de psicologia e outras o estudo e o acompanhamento de casos específicos de natureza social;
  • prestar atendimento familiar em caso de moléstia grave e de falecimento de servidor;
  • elaborar relatórios técnicos e sistematizados, por meio de dados estatísticos, das atividades de assistência social;
  • realizar avaliação socioeconômica do servidor para acompanhamento de processo funcional;
  • emitir laudos e pareceres técnicos relacionados a matéria específica de Serviço Social;
  • realizar estudos, orientar, implantar, coordenar e executar projetos e programas na área de Serviço Social;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Bibliotecário

  • atuar na composição, na preservação e na organização de acervos de bibliotecas e de centros de documentação da instituição;
  • definir critérios para seleção, armazenamento, catalogação e recuperação, em meios diversos, de informações de interesse da instituição;
  • participar do planejamento, do desenvolvimento, da manutenção e da gestão de bancos de dados, exclusivos ou compartilhados, de setores da instituição;
  • elaborar e manter disponível e atualizado o vocabulário controlado para representação de assuntos em bancos de dados institucionais;
  • atualizar bases de dados de sistemas de informação da instituição;
  • atender a demandas de informações dos públicos interno e externo relacionadas com atividades institucionais;
  • executar programas de treinamento para operadores e usuários de bancos de dados setoriais;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Consultor Administrativo

  • elaborar, executar e acompanhar projetos, pesquisas e estudos nas áreas de material, serviço, patrimônio, sistemas de informações e organizações e métodos, voltados para o aprimoramento organizacional;
  • colher, sistematizar e interpretar dados, informações e indicadores referentes a desempenho setorial, custos, resultados, preços e cotações;
  • prestar assessoramento nos processos de compra e de contratação de bens e serviços;
  • assessorar a gestão e a fiscalização de contratos;
  • auxiliar e prestar assessoramento nas atividades de suporte logístico da instituição;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • emitir pareceres e laudos;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Consultor Legislativo

  • prestar consultoria às Comissões, aos Deputados e aos titulares dos órgãos da Assembleia Legislativa no desempenho de suas competências institucionais, sobre matéria relacionada à sua área de atuação;
  • elaborar estudos, pesquisas, informações, instruções e minutas de proposições legislativas;
  • prestar assessoramento às atividades parlamentares de fiscalização e controle externo da administração pública e fornecer subsídios aos processos de acompanhamento e avaliação de políticas públicas, conforme sua área de atuação;
  • prestar consultoria temática às reuniões de Plenário, quando necessário;
  • assessorar Deputados em atividades político-parlamentares;
  • realizar estudos de apoio a atividades institucionais e administrativas;
  • prestar assessoramento em projetos e eventos de caráter institucional;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Consultor de Processo Legislativo

  • preparar e organizar reuniões de Plenário e de Comissões;
  • assessorar o Presidente e os Deputados durante as reuniões de Plenário e de Comissões em matéria regimental ou constitucional relacionada com o processo legislativo;
  • redigir e revisar documentos do processo legislativo relativos ao desenvolvimento dos trabalhos em Plenário e nas Comissões;
  • inscrever oradores para pronunciamento no Grande Expediente das reuniões de Plenário ou para discussão ou encaminhamento de votação das proposições;
  • prestar assessoramento ao Presidente e aos Deputados em eventos institucionais da Assembleia Legislativa, na Capital e no interior;
  • assessorar os Deputados e prestar informações aos servidores da instituição e ao público externo sobre questões relativas ao processo legislativo;
  • responsabilizar-se pela guarda e pelo encaminhamento de documentos do processo legislativo;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • repassar informações sobre o processo legislativo aos setores responsáveis pela divulgação das atividades institucionais;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Contador

  • elaborar ou auxiliar na elaboração de balanços, balancetes e demonstrativos da execução orçamentária, financeira e contábil bem como análises, pareceres e recomendações necessários à instrução dos processos de prestação de contas mensais e anuais dos ordenadores de despesa;
  • examinar o plano de contas e registro dos fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da instituição;
  • atuar como assistente técnico em processos judiciais, por indicação do órgão responsável pela representação da Assembleia nesses processos;
  • prestar assessoramento no processo de elaboração da proposta orçamentária da instituição e do Fundo de Apoio Habitacional da Assembleia Legislativa – Fundhab –;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Dentista

  • realizar procedimentos odontológicos profiláticos e de atendimento de urgência;
  • elaborar laudos, perícias, atestados, relatórios e fichas odontológicas;
  • proceder ao exame periódico dos servidores;
  • planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida;
  • pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Enfermeiro

  • planejar, coordenar e executar os serviços de assistência de enfermagem na Assembleia Legislativa;
  • orientar, executar e supervisionar as tarefas de esterilização de material médico e demais atividades de controle sistemático de infecções e contaminações nos ambulatórios e consultórios do setor;
  • participar do planejamento, da execução e da avaliação de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças e de higiene e segurança no trabalho;
  • supervisionar o trabalho do Técnico em Enfermagem;
  • planejar e desenvolver, em parceria com outros setores da instituição, campanhas e programas sobre qualidade de vida e melhoria das condições funcionais na Assembleia Legislativa;
  • pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias próprias de sua área de atuação;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Engenheiro de Telecomunicações

  • realizar atividades de planejamento, projeto, cálculo, coordenação e fiscalização relacionadas a propagação de ondas de rádio e antenas, comunicação de dados, redes de computação, redes de telecomunicações, comunicação via satélite e microondas, comunicação multimídia, telefonia, rádio, televisão, infra- estrutura e serviços de comunicações;
  • planejar, especificar, projetar e implementar sistemas de comunicações e de transmissão de voz, dados e imagens;
  • operar, inspecionar, periciar e realizar manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações;
  • prestar consultoria técnica, supervisionar e coordenar estudos e projetos de sistemas de comunicações;
  • promover a capacitação de pessoal;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Engenheiro Eletricista

  • realizar atividades de planejamento, projeto, cálculo, coordenação e fiscalização de serviços referentes a instalações elétricas, acionamentos eletromecânicos, cabeamento estruturado, sistemas de medição e controle elétrico e materiais elétricos;
  • elaborar orçamentos, pareceres, laudos, relatórios e realizar vistorias;
  • operar, inspecionar, periciar e realizar manutenção de equipamentos elétricos;
  • prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação para execução de obras, prestação de serviços e aquisição de bens, relacionados com sua área de atuação;
  • fiscalizar o cumprimento dos contratos administrativos em seus aspectos técnicos;
  • promover a capacitação de pessoal;
  • acompanhar os processos de aprovação de projetos elétricos nos órgãos competentes;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Engenheiro Mecânico

  • realizar atividades de planejamento, projetos, cálculos, coordenação e fiscalização relacionadas a processos mecânicos, máquinas de tração mecânica, elevadores, bombas e instalações de bombeamento, veículos automotores, sistemas de produção, transmissão e utilização de calor, sistemas de refrigeração e de ar condicionado;
  • elaborar orçamentos, pareceres, laudos, relatórios e realizar vistorias;
  • operar, inspecionar, periciar e realizar manutenção de equipamentos elétricos;
  • prestar assessoramento na elaboração de editais de licitação para execução de obras, prestação de serviços e aquisição de bens, relacionados com sua área de atuação;
  • fiscalizar o cumprimento dos contratos administrativos nos seus aspectos técnicos;
  • promover a capacitação de pessoal;
  • acompanhar os processos de aprovação de projetos elétricos nos órgãos competentes;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Jornalista

  • realizar a cobertura jornalística onde houver demanda da instituição;
  • divulgar as atividades institucionais de acordo com a orientação da Assembleia Legislativa;
  • redigir textos jornalísticos relacionados às atividades da instituição e divulgá-los nos meios de comunicação;
  • prestar assessoria de comunicação ao Presidente e a outras autoridades da instituição;
  • assessorar e acompanhar o trabalho dos jornalistas de outros órgãos e entidades que necessitarem de informações sobre as atividades da instituição;
  • participar do planejamento, da execução e da avaliação de pesquisas de opinião pública para fins institucionais;
  • propor, participar da elaboração e acompanhar a execução de ações de “marketing” institucional e de publicidade de interesse da instituição;
  • participar da elaboração, da execução e da avaliação de estratégias de interlocução e posicionamento da instituição com seus públicos;
  • participar do planejamento, da execução e da avaliação de projetos especiais de comunicação;
  • coordenar a gestão da página da Assembleia Legislativa na internet e na intranet;
  • coordenar e executar o credenciamento dos jornalistas e dos meios de comunicação para a cobertura jornalística das atividades institucionais;
  • produzir, redigir roteiros e editar programas de entrevistas, reportagens, telejornal, documentários e vídeos institucionais;
  • selecionar áudio e imagens para o arquivo permanente dos sistemas de rádio e TV da instituição;
  • coordenar a gravação e a transmissão ao vivo de reuniões e eventos institucionais;
  • ancorar jornal, debate ou entrevistas gravadas ou transmitidas ao vivo;
  • redigir, gravar e enviar material jornalístico da instituição às emissoras de rádio que o solicitarem;
  • coordenar o recebimento de matérias gravadas em áudio enviadas à Assembleia Legislativa por emissoras de rádio;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Médico do Trabalho

  • proceder ao exame de pacientes, realizar diagnósticos e tratamentos clínicos e de natureza profilática;
  • requisitar e interpretar exames complementares;
  • orientar e controlar o trabalho de enfermagem;
  • atuar no controle de moléstias transmissíveis, na realização de inquéritos epidemiológicos e em trabalhos de educação sanitária;
  • encaminhar pacientes para assistência complementar;
  • proceder ao exame de candidatos ao ingresso nos serviços da instituição e ao exame periódico dos servidores;
  • fornecer atestados e laudos médicos;
  • realizar perícias médicas;
  • realizar estudos, orientar, implantar, coordenar e executar projetos e programas especiais de saúde no âmbito da instituição;
  • realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados ao ambiente e à segurança do trabalho, à ergonomia e à saúde ocupacional;
  • atuar visando à prevenção de doenças, à promoção e à preservação da saúde, tendo em vista os ambientes e as condições de trabalho dos membros e dos servidores da instituição;
  • proceder a exame do servidor visando à sua alocação em função compatível com suas condições de saúde, quando necessário;
  • comunicar formalmente ao superior competente em caso de suspeita ou de comprovação de transtornos de saúde atribuíveis ao trabalho;
  • planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida;
  • pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Programador Visual

  • criar e desenvolver projetos de programação visual;
  • criar e executar projetos gráficos para material impresso e páginas na internet;
  • operar processos de tratamento de imagem e de sistemas de prova;
  • participar do planejamento e da execução de programas, projetos e campanhas de “marketing” institucional e publicidade de interesse da instituição;
  • manter e atualizar páginas na internet;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Psicólogo

  • elaborar diagnóstico psicológico, inclusive com aplicação e interpretação de testes, quando necessário, visando a orientar e a acompanhar o processo de adequação funcional do servidor;
  • prestar assessoramento à área de recursos humanos nas ações relacionadas a gestão de pessoal;
  • participar da elaboração, da implementação e do acompanhamento de políticas de recursos humanos;
  • acompanhar processo de psicoterapia do servidor, quando necessário;
  • planejar e desenvolver, em parceria com outros órgãos da instituição, campanhas e programas sobre melhorias das condições funcionais e de qualidade de vida;
  • pesquisar, desenvolver e implementar novas técnicas e metodologias de sua área de atuação;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Redator-Revisor

  • prestar consultoria às Comissões, aos Deputados e aos titulares dos órgãos da Assembleia Legislativa no desempenho de suas competências institucionais, sobre matéria relacionada com a sua área de atuação.
  • redigir e revisar proposições e documentos do processo legislativo;
  • redigir e revisar textos, peças e publicações para divulgação institucional;
  • elaborar estudos e informações sobre assunto de sua área de atuação;
  • acompanhar os processos de elaboração dos textos produzidos em eventos institucionais e revisá-los;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado com a sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Relações-Públicas

  • criar e manter canais de relacionamento entre a Assembleia e seus públicos;
  • prestar assessoria de relações públicas, infraestrutura e logística em eventos realizados pela Assembleia Legislativa e acompanhar eventos promovidos por terceiros em que haja representação da instituição;
  • planejar, executar e avaliar projetos especiais de comunicação;
  • propor ações de integração dos servidores;
  • planejar e desenvolver campanhas institucionais dirigidas aos públicos estratégicos e à formação da opinião pública;
  • planejar, junto com outros setores da instituição, as providências necessárias à recepção dos novos Deputados e coordenar as atividades de contato, ambientação e acompanhamento a serem implementadas para esse fim;
  • prestar assessoramento aos órgãos da Assembleia Legislativa sobre temas referentes a comunicação institucional e à elaboração de peças publicitárias e de propaganda;
  • planejar e executar providências relacionadas às solenidades de posse do Governador e dos Deputados;
  • consolidar e divulgar a agenda institucional da instituição;
  • avaliar a satisfação do público com relação aos eventos institucionais;
  • planejar, executar e acompanhar pesquisas de opinião pública para fins institucionais;
  • planejar e executar atividades de cerimonial, inclusive a assessoria ao Presidente, aos membros da Mesa e aos Conselhos das Medalhas do Mérito Legislativo, da Ordem do Mérito Funcional, da Inconfidência e Santos Dumont;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Procurador

  • representar a Assembleia Legislativa em juízo ou extrajudicialmente, por delegação de poderes;
  • representar o Estado em processo judicial que versar sobre ato praticado pelo Poder Legislativo ou por sua administração;
  • prestar assessoramento de natureza jurídica;
  • realizar estudos e pesquisas de interesse da Assembleia Legislativa sobre assuntos jurídicos;
  • emitir pareceres de natureza jurídica sobre matéria administrativa ou institucional;
  • elaborar minutas de editais, contratos, regulamentos e outros documentos;
  • orientar comissões de sindicância e de inquérito administrativo e participar de comissões de processo administrativo disciplinar e de licitação;
  • apresentar à Mesa da Assembleia propostas de medidas jurídicas visando a salvaguardar os interesses da instituição;
  • prestar assessoramento jurídico ao Procon Assembleia bem como representá-lo judicialmente, por delegação de poderes, nas hipóteses previstas no art. 81 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990;
  • ministrar palestras e cursos promovidos pela instituição sobre assunto relacionado à sua área de atuação;
  • realizar outras atribuições compatíveis com a especialidade do cargo.

Resumo do concurso ALMG

  • Banca: Fumarc
  • Cargos: Diversos
  • Vagas: 200
  • Remuneração: até R$ 11,3 mil
  • Nível: médio e superior
  • Inscrições: 12/09 a 30/10/22
  • Provas: 29/01/23 e 05/02/23

Preparação para o concurso ALMG

Para conquistar uma das vagas na ALMG, você precisa de um bom curso para concurso.  Deixe as apostilas de lado e aprenda com videoaulas! Aqui no Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Dessa maneira, com o curso específico você saberá o que estudar e aprenderá os temas propostos pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar cada vez mais perto da aprovação.

Videoaulas de língua portuguesa

Por aqui gostamos de otimizar o seu tempo de preparação. Por isso, trouxemos algumas videoaulas gratuitas para você dar o start nos estudos agora mesmo. Para começar, se você quer saber como aprender português para concurso recomendamos que comece com a nossa playlist de língua portuguesa, que apresenta alguns dos temas mais cobrados em concurso público. Aprenda com a professora Carolina Santana e não erre mais!

Playlist com dicas para a prova discursiva

Produzir bons textos será fundamental para alcançar uma nota capaz de deixá-lo próximo de conquistar a sonhada vaga no próximo concurso ALMG. E o Aprova, claro, tem em seu canal no YouTube uma playlist repleta de videoaulas grátis, nas quais a Prof.ª Daniela Tatarin dá dicas que certamente serão essenciais para o momento de fazer a sua prova discursiva. Confira!

Questões para o concurso da ALMG

Treinar com provas realizadas em concursos anteriores é fundamental para se sair bem. Então, para deixar a sua preparação ainda mais direcionada, separamos mais de 150 questões de provas anteriores da ALMG.

Portanto, aproveite essa oportunidade para testar seus conhecimentos sobre os temas cobrados e simular o dia da sua prova. Assim, você vai deixar um pouco do nervosismo de lado e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos.

Questões concurso ALMG

Último concurso ALMG

O último concurso ALMG foi realizado em 2013 também pela Fumarc, com oferta de 27 vagas, sendo 3 reservadas a pessoas com deficiência, do cargo de Analista Legislativo (nível superior), nas seguintes especialidades:

  • Analista de Sistemas
  • Consultor Administrativo
  • Consultor Legislativo
  • Dentista
  • Enfermeiro
  • Engenheiro Eletricista
  • Relações Públicas

Os salários oferecidos eram de R$ 5,9 mil acrescidos ainda de auxílios de transporte/alimentação (R$ 600,00). Além disso, também existiam benefícios de assistência médica e odontológica.

A validade do certame acabou em setembro de 2018 com um total de 114 nomeados e desses, 104 tomaram posse no órgão, de acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão.

Sobre a ALMG

A AL MG é um órgão do Poder Legislativo responsável pela elaboração e fiscalização das leis estaduais de Minas Gerais, além de manter e analisar as legislações vigentes. É composta por 77 deputados do Estado e suas equipes. Tem o objetivo também de atuar como protagonista na fiscalização das demandas praticadas pelo Poder Executivo.

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

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