🎧 Ouça agora um resumo do artigo em áudio! Dê o play e entenda rapidamente as informações mais importantes.
0.75x
1x
1.25x
1.5x
2x
.
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 teve sua banca organizadora oficialmente definida. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi confirmada como responsável pela segunda edição do certame, conforme divulgado no Portal Nacional de Contratações Públicas.
A contratação foi realizada por meio de dispensa de licitação, e a assinatura do contrato está prevista para ocorrer até meados de junho.
A escolha da FGV surpreendeu parte dos concurseiros, já que a Fundação Cesgranrio, responsável pela primeira edição do CNU, era considerada uma forte candidata.
No entanto, a FGV apresentou uma proposta competitiva e possui ampla experiência na organização de concursos de grande porte, como o Exame da OAB e o Exame Nacional da Magistratura (Enam).
Detalhes das Vagas do Concurso Nacional Unificado 2025
A segunda edição do CNU oferecerá um total de 3.652 vagas, distribuídas entre 36 órgãos e autarquias federais. As oportunidades serão divididas da seguinte forma:
Vagas imediatas: 2.480, sendo 1.972 para cargos de nível superior e 508 para cargos de nível médio.
Cadastro de reserva: 1.172 vagas, todas destinadas a cargos de nível superior.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que a expectativa é de que o cadastro de reserva seja utilizado em curto prazo, logo após a homologação do resultado final, o que indica que as convocações devem ocorrer rapidamente.
Estrutura das Provas do CNU 2025
O CNU 2025 trará mudanças na estrutura de aplicação das provas. Desta vez, todos os candidatos realizarão a prova objetiva no dia 5 de outubro, exclusivamente no turno da tarde. Aqueles que forem habilitados nesta etapa serão convocados para a prova discursiva, prevista para o dia 7 de dezembro.
Segundo Alexandre Retamal, diretor de Logística do Concurso Unificado, a decisão de aplicar as provas em dias diferentes foi tomada com base nos aprendizados obtidos na primeira edição do concurso. Ele destacou que a aplicação única no turno da tarde facilitará a logística e permitirá a ampliação do número de questões.
Blocos Temáticos do CNU 2025
Uma das novidades desta edição é o aumento do número de blocos temáticos, que passa de oito para nove. O acréscimo se deve à criação de dois blocos específicos para cargos de nível médio, visando aprofundar os conteúdos das provas e melhorar a qualidade da avaliação.
De acordo com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, um dos blocos de nível médio será direcionado aos cargos da área da Saúde, enquanto o outro atenderá às Agências Reguladoras.
Cronograma Previsto para o CNU 2025
O cronograma divulgado pelo governo prevê as seguintes datas para o Concurso Nacional Unificado 2025:
Contratação da banca organizadora: até meados de junho de 2025.
Publicação do edital e início das inscrições: julho de 2025.
Aplicação da prova objetiva: 5 de outubro de 2025.
Aplicação da prova discursiva: 7 de dezembro de 2025.
Divulgação dos resultados finais: fevereiro de 2026.
Passe com o Aprova!
Você prefere estudar tudo ou só o que cai na prova?
Chegou a hora de focar nos estudos para alcançar sua vaga no serviço público. E contar com um curso preparatório para concurso é o principal método para você conquistar a aprovação em 2025.
Isso porque o Aprova oferece a melhor preparação até o dia da prova! Nós te ensinamos a marcar o “x” na resposta certa.
Com videoaulas objetivas e de curta duração, você poderá assimilar os temas importantes de forma eficiente. Além disso, nossa metodologia é baseada em um plano de estudos que irá te guiar em sua jornada rumo à aprovação. Quem conhece, aprova!