O resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado na última terça-feira (4/2), mas uma nova polêmica pode colocar o certame em xeque. Diversos candidatos alegam que alguns dos aprovados e convocados para o curso de formação já estiveram envolvidos em fraudes em outros concursos públicos!
A situação gerou grande repercussão entre os concurseiros e especialistas, levantando questionamentos sobre a segurança do processo seletivo e a necessidade de medidas mais rígidas para evitar que candidatos com histórico criminal sejam aprovados.
Candidatos com histórico de fraudes aprovados no CNU 2024
De acordo com denúncias, candidatos já envolvidos em esquemas fraudulentos e com ficha criminal foram identificados entre os convocados para a próxima etapa do CNU. Entre os casos mais alarmantes estão:
Candidato preso por fotografar provas – Em 2017, um dos aprovados no CNU foi detido após ser flagrado fotografando cadernos de prova dentro das salas de aplicação no concurso da Polícia Civil de Sergipe (PC SE). Segundo a Polícia Civil da Paraíba, ele foi ligado a fraudes em pelo menos 10 concursos públicos, incluindo o próprio certame da PC SE.
Candidato ex-PM condenado por crimes graves – Outro candidato aprovado era cabo da Polícia Militar no município de Patos, Sertão da Paraíba, e já havia sido condenado por improbidade administrativa. Entre os crimes cometidos, estão roubo e tentativa de homicídio.
Além disso, análises das 75 maiores notas dos convocados para o curso de formação do CNU revelaram que 25 delas pertencem a candidatos de dois estados que possuem histórico recente de fraudes em concursos públicos.
Fraude no CNU? O que dizem os especialistas?
A polêmica gerou grande repercussão e colocou em dúvida a lisura do concurso. O advogado José da Silva Moura Neto defende que o certame seja suspenso até que as investigações sejam concluídas.
“O cronograma tem que ser adiado, porque tem que saber a extensão dessa fraude. Não é só candidato com ficha criminal que se beneficiou da fraude. Não é que o concurso tem que ser anulado, mas ele tem que ser suspenso, é a única medida que vai dar segurança jurídica para esse concurso”, afirmou o advogado.
Polícia Federal e MGI se manifestam sobre possíveis fraudes no CNU
Diante das suspeitas de irregularidades, a Polícia Federal informou que não se manifestará sobre investigações em andamento. Já o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu uma nota oficial garantindo que as conferências de identidade dos candidatos aprovados já estão sendo realizadas:
“Com o início da divulgação dos resultados do CPNU, a Polícia Federal iniciou o procedimento de conferência da identidade dos candidatos aprovados por meio dos dados biométricos coletados (digitais e exames grafológicos), conforme previsto nos editais do CPNU. Além disso, os órgãos de segurança que integram a rede de aplicação do CPNU estão apurando casos suspeitos e, caso haja algo comprovado, as autoridades competentes serão acionadas para que sejam tomadas as providências legais e administrativas cabíveis”.
Segunda convocação do CNU está mantida
Apesar das investigações em curso, a segunda convocação para os cursos de formação do CNU ocorrerá na próxima terça-feira (11/2). Os candidatos convocados terão até 12 de fevereiro para confirmar sua participação na etapa final do certame.
Prepare-se com o Aprova Concursos
Você prefere estudar tudo ou só o que cai na prova?
Se deseja garantir sua vaga no próximo Concurso Nacional Unificado (CNU), o Aprova Concursos oferece um curso preparatório especializado. Com videoaulas objetivas e material focado nos conteúdos essenciais, você estará mais preparado para se destacar nas provas.
Não perca tempo! Estude com o Aprova e conquiste sua vaga no serviço público em 2025.
Nada foi investigado e ninguém já com outras fraudes comprovadas foi afastado do concurso!. Lamentável e acabou gerando falta de credibilidade para participar do certame de 2025.
Desde o princípio, inúmeras irregularidades e recursos indeferidos e gabaritos, que faltaram marcações. A Banca Cesgranrio, que deveria primar pela transparência, não corrigiu às redações de candidatos e não respeito o princípio do contraditório e ampla-defesa nos recursos. Não dá para levar a sério uma banca assim….
Nada foi investigado e ninguém já com outras fraudes comprovadas foi afastado do concurso!. Lamentável e acabou gerando falta de credibilidade para participar do certame de 2025.