Início » Aprovados » Adam: Eu fui aprovado no concurso IFAP – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá
Sou Adam Bendito do Carmo de Sousa, tenho 40 anos, já passei em muitos concursos (todos com convocação). No entanto, o que mais me emocionou foi a aprovação em 1º lugar no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amapá (Ifap) para o cargo de Técnico Superior em Serviço Social. Afirmo que o resultado não é consequência de uma inteligência extraordinária, uma vez que todos os resultados que obtive são frutos da determinação e de muito esforço. O caminho para a conquista de uma das vagas de concurso disponíveis deve ser trilhado com muita dedicação, organização e perseverança.
Não tenho constrangimento em declarar que, para alcançar suadas aprovações, vivenciei tristes reprovações. Hoje, não tenho dúvidas do quanto as derrotas me ajudaram a crescer.
A aprovação em qualquer concurso público consiste em projeto de longo prazo, desde o momento inicial da preparação até a realização das provas. Para o concurso do Ifap, assim como a maioria dos candidatos, tive que conciliar trabalho e estudo, o que não foi nada fácil. Mantinha uma rotina média de 4 à 5 horas diárias de estudos. Tentava gozar as minhas férias nas datas próximas às provas, período em que intensificava as leituras, vídeos aulas e simulados, alcançando, por vezes, jornadas de até 10 horas.
Minha metodologia para a prova objetiva sempre privilegiou leitura, vídeos aulas e prática de exercícios junto com a análise de provas de certames anteriores. Disso isso, é aí que entra o Aprova Concursos, caracterizando-se como uma plataforma online de cursos preparatórios para concursos públicos. Também oferece notícias sobre concursos, vídeo aulas e questões de concursos anteriores. Tudo isso na palma da mão, pois eu tanto assistia às aulas como resolvia os simulados das minhas disciplinas específicas no meu celular, sempre que tinha um tempo livre.
Somente a prática exaustiva consolida em nossa mente o conhecimento obtido nas leituras. Diariamente, destinava boa parte do meu tempo de estudos para responder questões. Posteriormente, conferia as respostas e analisava, item por item, os meus erros e acertos, elencando pontos de conteúdo que exigiam maior aprofundamento.
Por óbvio, cada pessoa encontrará o seu método ideal. Entretanto, se questionado o motivo pelo qual logrei tantas aprovações com convocações em um curto espaço de tempo, eu não titubearia: O APROVA CONCURSOS. Inscrever-se em concursos públicos e resolver as questões sempre foram um excelente termômetro para detectar quais os pontos a melhorar e as disciplinas que demandam mais tempo de estudo. Além disso, perde-se paulatinamente o ‘medo’ de fazer provas, o que deixará o candidato mais tranquilo no tão esperado dia do teste.