Início » Notícias » Como gabaritar a prova discursiva da Receita Federal
A prova da Receita Federal está chegando, a previsão é que aconteça no dia 19/03/2023, e para quem vai prestar o concurso é preciso se preparar de maneira adequada e eficiente. Afinal, para se conseguir a tão sonhada aprovação, a nota precisa ser impecável.
E uma das fases que os candidatos não podem tirar do radar é a prova discursiva da Receita Federal.
A Prova Discursiva da receita federal faz parte da segunda etapa do concurso e acontecerá no mesmo dia que a Prova Objetiva.
As provas serão aplicadas em 2 (dois) turnos, sendo:
No turno da manhã: Prova Objetiva de conhecimentos básicos; e
No turno da tarde: Prova Objetiva de conhecimentos específicos e Prova Discursiva;
O turno da manhã será de 8h às 12h30min e o turno da tarde de 15h às 19h30min, segundo horário de Brasília/DF.
A prova discursiva tem peso tão importante quanto a primeira prova, pois ambas são de caráter eliminatório e classificatório, e serão realizadas em todas as capitais do país, na data provável de 19 de março de 2023.
Se depender, a prova discursiva é ainda mais complicada. Pois exigirá análise crítica e construção argumentativa, logo após o candidato usar parte da sua energia intelectual em questões complexas de múltipla escolha.
Para ajudar nessa fase, separamos algumas informações importantes do edital que podem te ajudar na hora de fazer a prova discursiva.
Para o cargo de Auditor-Fiscal, a Prova Discursiva será constituídade 2 (duas) questões discursivas, valendo 30 pontos cada, baseadas no conteúdo programático de conhecimentos específicos.
Para o cargo de Analista-Tributário, a Prova Discursiva será constituída de 1 (uma) questão discursiva, valendo 30 pontos, baseada no conteúdo programático de conhecimentos específicos.
A Prova Discursiva deverá ser manuscrita de forma legível, sendo obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e a resposta definitiva deverá ser, obrigatoriamente, transcrita para a folha de textos definitivos.
Na avaliação da Prova Discursiva, serão considerados os acertos das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição. A nota será prejudicada proporcionalmente caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações, e/ou colagem de textos e/ou de questões apresentadas na prova. A Prova Discursiva não admite consulta de qualquer natureza.
Estude para o concurso da Receita Federal
Por ser um certame que oferece ótimas oportunidades, é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo a frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.
O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova, que será em 19 de março.