Assinale a alternativa em que o trecho reescrito mantém o sentido original do texto.
Para Monteiro, esse “motivo básico” das expedições dos bandeirantes foi
A partir do excerto, é correto afirmar que, em geral, as comunidades de escravos fugidos
O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:
Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.
No texto A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva, as autoras destacam que a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) ganha força a partir da constatação de que a realidade escolar é dinâmica e depende de todos. Na perspectiva das autoras, as intenções da escola reunidas no PPP conferem-lhe o caráter
The underlined phrase in “orientations about course planning and delivery should not be meant to be prescriptive” (line 3)
Note that the text is predominantly written in the present tense. This can be explained by the fact that
In the fragment from the first paragraph “A number of authors have challenged longstanding cognitivist orientations of SLA”, the underlined term refers to cognitivist orientations which
São exemplos de gêneros textuais propícios ao trabalho em sala de aula:
An activity aimed at developing the learners’ ability to read an authentic English text may require from the students the use of the following compensatory strategy:
As expressões destacadas contribuem, respectivamente, para dar intensidade às ideias e para estabelecer relação de causa na alternativa:
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão da língua portuguesa.
As informações contidas no mapa representam o papel estruturador do modo de organização do território determinado pelas redes e cada vez menos centrado em malhas administrativas e políticas.
A partir da interpretação dos elementos do mapa e de seus conhecimentos sobre o território brasileiro, é correto dizer que a rede representada no mapa refere-se à
Observe os gráficos que representam a distribuição das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) segundo as faixas do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre o período de 2000 e 2010 para a Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.
A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que