Ao ser contratado, é obrigatório ao servidor público federal associar-se ao sindicato específico de sua categoria.
Um servidor declarou seus dependentes, para efeito de benefícios, no setor de pessoal da instituição a que está vinculado. Relacionou seus filhos e sua companheira, que vive às suas expensas há 10 anos. O funcionário do setor informou ao servidor que, no serviço público federal, apesar de caracterizada uma união estável, não poderia equiparar sua companheira à sua cônjuge pela ausência do ato formal do casamento. A atitude do funcionário do setor de pessoal, que não equiparou a companheira à condição de cônjuge do servidor, é compatível com o estabelecido na Lei no 8112/1990.
A previsão do consumo do material pode ser calculada por técnicas de projeção que admitem que o
futuro será repetição do passado, seguindo o mesmo padrão observado anteriormente.
Para que a UFSB possa atuar como uma instituição educadora em todos os planos, precisa valorizar sua missão acadêmica em quatro aspectos distintos, porém, complementares: governança, estrutura organizacional, regime letivo e arquitetura curricular.
Embora seja uma função estatal que pode ser assumida por particulares, o assistencialismo é uma espécie de “dever moral” do governo em relação às categorias despossuídas.
A determinação do quê deve permanecer em estoque, de quando ele deve ser reabastecido e quanto
desse estoque será necessário para um período predeterminado está entre as principais funções do
controle de estoques
O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) é um sistema do Governo do Estado da Bahia, capaz de monitorar e reduzir impactos socioambientais, que será adaptado às atividades da UFSB.
A legislação estabelece, como limite máximo de remuneração dos servidores públicos, os valores percebidos como remuneração, em espécie, por ministros do Supremo Tribunal Federal, referentes a qualquer título.
Para gestão institucional e acadêmica eficiente e participativa, a UFSB contará com uma estrutura
organizacional “orbital" em rede, visando à otimização administrativa e racionalidade no uso
de recursos materiais, levando em consideração a necessidade de cobertura territorial ampliada.
Considerando peculiaridades geográficas, institucionais e acadêmicas, a UFSB será operada por
instâncias e tecnologias leves de gestão, eficientes e desburocratizadas, com uso intensivo de
recursos telemáticos. (PLANO Orientador da UFSB, p. 72).
A análise do texto e os conhecimentos sobre a estrutura organizacional da UFSB permitem afirmar que a
gestão da UFSB terá como base uma estrutura administrativa enxuta e descentralizada, autonomizando
os campi, sem, entretanto, perder a articulação de gestão com os diversos setores da Administração
Central.
O Reitor e o Vice-Reitor serão apoiados por uma Secretaria Executiva, com uma Coordenação Geral, dotada de estrutura capaz de atender às demandas administrativas da Reitoria.
Para garantir a entrega de serviços de TI de alta qualidade, o ITIL sugere o gerenciamento de TI voltado para quatro aspectos: pessoas, processos, produtos e fornecedores.
A obrigação de observar o Código de Ética Profissional do servidor público é exigida aos servidores de classe hierárquica superior, sendo liberados de sua aplicação os funcionários de escalões inferiores.
Segundo a Lei no 8666/93, um dos princípios que regem os processos licitatórios é o de sigilo nos procedimentos adotados, de forma a garantir a imparcialidade na tomada de decisão.
APró-Reitoria de Planejamento eAdministração (Proplad) é responsável pela coordenação das atividades de assessoramento à Reitoria, em questões que perpassam todos os setores da Universidade.
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) descreve como um dos benefícios do processo de “Gerenciamento de Mudança” o aumento da produtividade da área de TI (Tecnologia da Informação), proporcionado pela maior fidelidade às ações planejadas, em detrimento de trabalhos urgentes.