Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em se tratando de Administração Púbica, consideram-se providos os cargos efetivos com a(o)
À luz das normas legais, relativas à educação nacional, é correto afirmar que
Considerando a tipologia do texto, é correto afirmar que ele é predominantemente
Assinale a opção cujos termos sublinhados funcionam como sujeito da oração.
O cálculo do IDEB envolve dois componentes, quais sejam:
Considere duas forças, representadas por dois vetores A e B em um sistema de referência xyz. Caso o módulo dos vetores A+B e A−B sejam iguais, o ângulo entre eles é, em radianos,
Considere uma força F=1i+1j+1k atuando em um ponto localizado pelo vetor posição R=1i−1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. O torque dessa força é
Seja uma partícula descrevendo um movimento circular cuja velocidade angular é dada por ⍵=1i+1j+1k, onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. Em um dado instante o vetor posição da partícula é R=2i. Nesse instante, o vetor velocidade linear é
Uma força F atua em uma massa puntiforme m, que tem seu vetor posição descrito por R=1∙sen(2π t+ π)j, onde j é o vetor unitário na direção y. Assim, essa força é dada por
Uma tira metálica desliza com campo magnético B, como mostra a figura abaixo.
Esta experiência causa uma diferença de potencial V entre os pontos
O efeito Doppler no som é mais perceptivo
Numa reação nuclear pode acontecer emissões de algumas partículas como alfa (α), beta (β), gama (γ) e nêutron (n).
Na equação, 92U238 + 7N14 → 99E246 + x, o x é igual a
Atente para o seguinte excerto: “Para que a aprendizagem significativa ocorra, é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento (...). Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem".
Utilizando como referência inicial o texto acima sobre aprendizagem significativa, atente para o que se diz a seguir sobre o ensino de física e assinale a afirmação verdadeira.
Considere que a velocidade da luz no vácuo é 3×108 m/s e que o raio da órbita da Terra é 1,5×1011 m. Este raio é chamado de Unidade Astronômica. O número de Unidades Astronômicas a que um ano-luz corresponde é, aproximadamente, igual a