Na discussão proposta, o autor adota uma concepção de língua fundamentada na abordagem:
Uma marca de polifonia é apresentada explicitamente pela:
A opção da autora pelo termo “escravizados" em lugar de “escravos" produz o efeito de:
O autor sugere uma distinção entre língua materna e língua paterna que pode ser definida, respectivamente, por:
O trabalho com os gêneros do discurso em sala de aula, em abordagem sócio-interacional, deve privilegiar o seguinte elemento:
No excerto: “A língua ou variedade de língua eleita para ser oficial será objeto de um trabalho de codificação, de padronização", o apagamento do termo indicador de agente pelo uso do particípio pode ser classificado como:
No quinto parágrafo, o uso da palavra “ou" introduz uma expressão que contribui para destacar a seguinte ideia:
Considerando o ponto de vista da autora e as informações fornecidas na discussão, a expressão “selecionado pela avaliação do PNLD para a educação de jovens e adultos" assume o papel, na organização textual, de:
Atividade(s) de Língua Portuguesa que NÃO apresenta(m) conformidade com a prática pedagógica descrita nesse fragmento é/são a(s) de:
A autora sugere uma descrição da sociabilidade anterior à escravização, que se caracteriza por:
A combinação entre sons distintivos e unidades significativas remete à concepção de língua como:
O uso do pronome “cada" no texto pressupõe uma ideia de:
No fragmento “Quando imagino o terror dos africanos a bordo", no que se refere ao uso de crase na expressão destacada, é possível afirmar que a crase:
Mesmo que não conste em vocabulário oficial, a adequada compreensão do item “ortografização" pelos falantes da língua, demonstra que o léxico de uma língua se define pela presença de:
No quarto parágrafo, o emprego das aspas produz o efeito de: