A alternativa em que ha correspondência entre a palavra transcrita e seu significado no texto é
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente. Constituem objetivos do Sistema de Avaliação da Educação Básica:
( ) Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas;
( ) Identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;
( ) Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;
( ) Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade, uma visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos;
( ) Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “corpo humano: organização e alguns sistemas” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Para iniciar uma aula de Ciências Naturais, o Professor pode apresentar a seguinte imagem aos alunos:
Pode ainda, esclarecer que se trata de tipo de champignon. E que alguns são comestíveis, tendo grande uso na culinária. Na oportunidade, o Professor poderá corretamente classificá-las como:
Um Professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “energia elétrica” com os alunos do Ensino Fundamental deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Levando-se em consideração o parágrafo em que está inserida, a expressão "em princípio" (L.14) sugere que
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola, a jornada escolar no ensino fundamental incluirá quantas horas de trabalho efetivo em sala de aula?
Para atender uma matriz curricular que propõe aos alunos conhecer alguns seres microscópios, como bactérias, fungos, protozoários e vírus o Professor de Ciências Naturais deverá trabalhar o seguinte eixo norteador com os mesmos:
Com os alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Ciências poderá apresentar a seguinte charge:
No contexto das Ciências Naturais, a partir da charge apresentada, o Professor poderá desenvolver a seguinte temática:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “magnetismo” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, que lhes permitam ser capazes de: