Várias técnicas relacionadas à programação extrema (XP) são diretamente ligadas ao código, incluindo a refatoração, programação em pares e integração contínua. A programação em pares é a prática preferida dos desenvolvedores XP trabalhando em pares em um computador.
SCOTT, K. O Processo Unificado Explicado. Porto Alegre: Artmed, 2002. BECK, K. Programação Extrema (XP) Explicada. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Analise as seguintes afirmações sobre a UML (Linguagem de Modelagem Unificada).
I. A UML é uma metodologia para o desenvolvimento de software orientado a objetos, uma vez que fornece um conjunto de representações gráficas e sua semântica para a modelagem de software.
II. O diagrama de casos de uso procura, por meio de uma linguagem simples, demonstrar o comportamento externo do sistema. Esse diagrama apresenta o sistema sob a perspectiva do usuário, e é dentre todos da UML, o mais abstrato, flexível e informal.
III. Um relacionamento de extensão de um caso de uso “ A ”para um caso de uso “ B ” significa que toda vez que “ A ”for executado ele incorporará o comportamento definido em “ B ”.
IV. Os diagramas de comportamento da UML demonstram como ocorrem as trocas de mensagens entre os objetos do sistema para se atingir um determinado objetivo.
É correto apenas o que se afirma em
Os processos de negócio aumentam o entendimento do o que precisa ser feito e do “como precisa ser feito “ dentro de uma organização.
(BALDAM, R. 2009, ed.2 , p. 25)
Sabendo disso, a fase da gestão de processos de negócio que evita a estagnação dos processos organizacionais é
Padrões de criação (creational patterns) abstraem a forma como objetos são criados, tornando o sistema independente de como os objetos são criados, compostos e representados. Um padrão de criação de classe usa a herança para variar a classe que é instanciada, enquanto que um padrão de criação de objeto delegará a instanciação para outro objeto. Há dois temas recorrentes nesses padrões. Primeiro, todos encapsulam conhecimento sobre quais classes concretas são usadas pelo sistema. Segundo, ocultam o modo como essas classes são criadas e montadas. Tudo que o sistema sabe no geral sobre os objetos é que suas classes são definidas por classes abstratas. Os padrões de criação são classificados em Abstract Factory, Builder, Factory Method, Prototype e Singleton.
GAMMA, E. et al. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Reading, MA: Addison-Wesley, 1994.(adaptado)
O padrão Abstract Factory é usado quando
Pedro foi contratado como desenvolvedor de software de uma empresa. Em seu primeiro dia de trabalho ele se deparou com o DER (Diagrama Entidade-Relacionamento), que representa os dados de um sistema de controle de malotes. Foi solicitado a Pedro relatório para o sistema contendo os seguintes dados: o nome de todos os funcionários que enviaram os malotes, o código dos malotes enviados, a descrição de seus conteúdos e a situação dos malotes. Para a geração do relatório, Pedro tem que fazer uma consulta utilizando o comando da linguagem SQL.
Conhecidos o modelo conceitual de dados e os dados necessários para a tarefa de Pedro, o comando que ele deve executar para realizar a consulta e produzir o relatório corretamente é
Modelos de ciclo de vida de processo de software são descrições abstratas do processo de desenvolvimento, mostrando as principais atividades e informações usadas na produção e manutenção de software, bem como a ordem em que as atividades devem ser executadas.
Com relação aos modelos de ciclo de vida de processo de software, analise as seguintes asserções.
O modelo de desenvolvimento em cascata acrescenta aspectos gerenciais (planejamento, controle e tomada de decisão) ao processo de desenvolvimento de software
PORQUE
considera que o processo é composto por várias etapas que são executadas de forma sistemática e sequencial.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Métricas de confiabilidade de software dizem respeito à probabilidade de um componente de software produzir uma saída incorreta. Originalmente as métricas de confiabilidade foram criadas para componentes de hardware, consistindo em desgaste mecânico, aquecimento elétrico e fatores físicos relacionados aos componentes. Não há desgaste em componentes de software, que podem, inclusive, continuar operando mesmo após a produção de um resultado incorreto. Observe os quadros a seguir, a fim de identificar algumas métricas de confiabilidade e disponibilidade de um dado sistema SIST.
Em que S indica que SIST estava disponível no instante de tempo (InstX) de número X e N indica que o SIST não estava disponível no instante de tempo (InstX) de número X.
Em que F indica que SIST falhou quando se fez a ele a solicitação (SoliX) de número X e N indica que o SIST não falhou quando se fez a ele a solicitação (SoliX) de número X.
O valor indica o instante, em uma dada unidade de tempo, em que ocorreu a falha (FalX) de número X. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos valores das métricas disponibilidade (em porcentagem), taxa de ocorrência de falha (em porcentagem) e tempo médio entre falhas (em unidade de tempo).