Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/ 96) , os conteúdos e metodologias e formas de avaliação no ensino médio organizar-se-ão de maneira que o estudante demonstre:
I. Domínio de princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
IV. Capacidade de intercambiar áreas de conhecimento de maneira recíproca, gerando exegese dos conhecimentos e
enriquecimento pessoal.
Considere que um gás ideal é submetido aos processos nos quais a pressão final é pf , volume final é vf, pressão inicial pi e o volume inicial é dado por vi. O processo 1 mostrado na figura abaixo é isotérmico, no processo 2 a pressão é constante e, então, o volume permanece constante. Qual das expressões abaixo representa a razão entre o trabalho W1 realizado sobre o gás no primeiro processo e W2 realizado no segundo processo?
Assinale a opção incorreta, nos termos da Constituição Federal do Brasil:
A institucionalização do ensino médio integrado a educação profissional rompe com a dualidade histórica que separou os estudos preparatórios para a educação superior da formação profissional no Brasil, contribuindo com a melhoria da qualidade nessa etapa da educação básica. Uma escola de ensino médio com perfil democrático e de caráter emancipador apresenta-se como perfil didático-pedagógico:
O processo de avaliação consiste necessariamente em diagnosticar em que medida os objetivos propostos pela proposta pedagógica estão sendo realmente alcançados. A forma de compreender a avaliação reflete uma postura filosófica e epistemológica diante da educação. Indique a alternativa que demonstre as características da avaliação de caráter democrático.
A concepção de avaliação que um professor tem determina a escolha dos instrumentos e procedimentos utilizados no processo avaliativo. Uma avaliação de caráter democrático se caracteriza por atividades e estratégias de ensino que respeita a participação do estudante, sua cultura e a realidade sociocultural. Uma estratégia de ensino relacionada a esse perfil pode ser assim descrita:
Uma moeda de raio r = 1 cm e massa M = 50 g rola ao longo de uma mesa horizontal com velocidade v = 8 mm/s e velocidade angular ω conforme figura a seguir. A energia cinética da moeda é:
A República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal, rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, exceto:
O domínio e ampliação das habilidades de leitura e escrita é muito importante na Educação básica. Os professores precisam desenvolver metodologias de ensino que auxiliem o pleno domínio e desenvolvimento dessas habilidades pelo estudante. Ao remetermos as funções sociais da escrita e da leitura, estão principalmente envolvidas idéias referentes à:
A educação tem uma função social muito importante na sociedade, especialmente no que se refere ao mundo do trabalho e ao universo da tecnologia. Nesta perspectiva, conforme a concepção crítico-social, a educação deve ter como objetivo:
A seguir estão três afirmações a respeito das Leis de Conservação da Energia e Momento:
I. O trabalho realizado por uma força conservativa sobre uma partícula é dependente da trajetória descrita pela partícula quando se desloca de um ponto para outro da trajetória;
II.Durante um salto, um acrobata estica ou dobra braços e pernas, de modo que sua energia de rotação é alterada. Considerando que o torque externo sob o acrobata é nulo e que ocorre variação da energia cinética rotacional, podemos afirmar que nesse processo há conservação do momento angular do acrobata.
III. A energia mecânica de um sistema é conservada se o trabalho total realizado por todas as forças internas não conservativas e externas não for nulo;
Assinale a alternativa que representa a(s) afirmativa (s) verdadeira (s):