O desenvolvimento humano pode ser compreendido como um processo contínuo de mudanças ao longo do tempo que se inicia na concepção e cessa somente com a morte. O desenvolvimento motor, portanto pode ser visto como uma mudança progressiva do comportamento motor através do ciclo da vida. De acordo com Gallahue e Ozmun (2005) assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica crescente das fases do desenvolvimento motor.
A Dança é uma expressão representativa de diferentes aspectos da vida do ser humano, podendo ser considerada como linguagem social, a qual permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, dos costumes, de hábitos, da saúde, do lazer, do trabalho. Em relação às possibilidades expressivas da dança esta se constitui em códigos simbólicos, por meio dos quais a vivência individual do ser humano, em interação com valores e conceitos do ambiente sociocultural, produz a possibilidade de comunicação por gestos e posturas (PCN/EF, 1998; LABAN, 1990). No que diz respeito ao ensino da dança, são estruturas do movimento expressivo:
Analise as asserções abaixo relativas à reposta do organismo humano ao exercício físico e responda. I.Dentre as diversas manifestações do organismo ao exercício físico dentre as quais o profissional de Educação Física pode basear-se na elaboração de programas voltados a prescrição de atividade física está o limiar anaeróbio. Porque II.O limiar anaeróbio se constitui no ponto em que as demandas metabólicas do exercício não podem mais ser satisfeitas pelas fontes aeróbias disponíveis e no qual ocorre a estabilização do metabolismo anaeróbio, refletindo a estabilização da concentração sérica de lactato. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
Analise as proposições apresentadas e responda I.O termo isotônico, que deriva do grego isotons referese comumente às contrações musculares concêntricas e excêntricas, pois em ambos os casos ocorre um movimento. Onde II.A contração concêntrica se caracteriza quando a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
Apesar do treinamento planejado de forma criteriosa, os atletas podem apresentar um declínio inexplicável do desempenho, o que tem sido atribuído tanto a causas psicológicas e fisiológicas. Essa condição a qual os treinadores devem estar atentos é denominada síndrome do supertreinamento ou overtraining (WILLMORE e COSTILL, 2001). Assinale a alternativa que contém todos seus elementos relacionados a sintomas pertinentes a esta síndrome.
A Atividade física regular propicia muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doença arterial coronariana, diabetes mellitus, osteoporose dentre outros quadros deletérios associados ao sedentarismo (TRITSCHLER, 2003). Considerando que a atividade física e a aptidão física têm sido associadas ao bem estar, à saúde e à qualidade de vida das pessoas em todas as faixas etárias, relacione as colunas. I – Exercício Físico II – Aptidão Física III – Atividade Física IV – Estilo de Vida V – Qualidade de Vida A ) Conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas. B ) Condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano. C ) capacidade de conduzir tarefas diárias com rigor e vivacidade, sem fadiga inadequada a ampla energia para conduzir os momentos de lazer e as exigências das atividades da vida diária. D ) Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, que resulte em um gasto energético acima dos níveis de repouso. E ) Forma de atividade planejada, estruturada e repetitiva.
Considere o texto abaixo e responda a questão a seguir.
Tênis X Frescobol (Rubem Alves)
O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o
adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro
foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer
o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata
noção do ponto fraco do seu adversário - e é justamente
para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito
sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de
cortar, interromper, derrotar. O prazer do tênis se encontra,
portanto, justamente no momento em que o jogo não
pode mais continuar porque o adversário foi colocado
fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a
tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores,
duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom,
é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio
meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz
o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no
lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe
adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui
ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica
feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que
ninguém erre. O erro de um, no frescobol, é um acidente
lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso
mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir... E o que errou
pede desculpas, e o que provocou o erro se sente
culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo
este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...
A crônica de Rubem Alves contextualiza duas práticas
da cultura de movimento no qual a competição se
desenvolve em perspectivas diferentes. O tênis da forma
apresentada pelo autor pode ser associado à dimensão
“rendimento” e o frescobol à dimensão “educação”.
Relacione as colunas de acordo, associando os tipos
de esporte às suas respectivas características.
I – Esporte Rendimento
II – Esporte Educação
A- Objetiva o máximo
desempenho.
B- Visa à aprendizagem
e orienta-se para a
generalidade
C- Enfatiza o processo.
D- Preocupa-se com a
pessoa comum e é
inclusivo.
E- Orienta-se para a
especificidade.
A combinação de várias articulações que unem segmentos sucessivos constituem-se as denominadas cadeias cinéticas (TANAKA e FARAH, 1997). Considerase o movimento desenvolvido em cadeia cinética aberta e fechada de forma respectiva aqueles apontados na alternativa:
A periodização pode ser conceituada como o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para treinamento, de acordo com objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, respeitandose os princípios científicos do treinamento desportivo (DANTAS, 1995). Estando no período destinado ao aprimoramento da força muscular, em sua variação força pura, qual das alternativas abaixo apresenta as características básicas das sessões destinadas ao aprimoramento desta valência física.
Um importante componente para o planejamento visando
à prescrição de atividades físicas são os testes. Estes
devem medir, consistentemente, o que se pretende que
meçam e devem ter o mesmo resultado independente
da pessoa que o está aplicando (MARINS e GIANNICH,
1998). Os testes forma idealizados com vistas a
estabelecer parâmetros em relação à seus objetivos.
Desta forma associe os testes contidos na coluna da
esquerda com seu objetivo contido na coluna da
esquerda.
A correta associação encontra-se localizada na
alternativa:
Com relação às relações entre corpo e sociedade Jocimar Daólio refere: “O Corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (a palavra é significativa). Mais do que uma aprendizagem do intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo do cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões” (DAOLIO, 1995). Considerando o corpo na perspectiva apresentada por Daolio (1995) onde este se situa como produto de uma construção social específica e cada gesto cada postura como expressão individual de uma totalidade social, é necessário que as práticas do profissional de Educação Física se distanciem daquelas tradicionais e mecanicistas e adotem uma prática:
Considere o texto e responda. “A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas consequências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.”(CONFEF, 2004) O profissional de Educação Física ao atuar neste segmento do mercado de trabalho deve estar ciente dos principais fatores relacionados ao aparecimento dos quadros de LER/DORT sendo estes: 1.Resistência. 2.Vibração. 3.Posturas viciosas. 4.Compressão mecânica. 5.Repetitividade. 6.Força. 7.Frio/calor. 8.Estresse psicológico. Assinale a alternativa correta.
A maior parte do movimento humano é uma combinação
complexa das formas básicas de movimento. Ao se
analisar o movimento a partir da perspectiva mecânica,
é prático separar movimentos complexos em seus
componentes linear e angular (HALL, 1991). Os planos
e eixos de referência são úteis na descrição de
movimentos corporais mais evidentes e na definição
da terminologia de movimento mais específico.
Relacione as colunas de acordo com as nomenclaturas
e as descrições dos principais movimentos corporais.
I.Flexão
II.Extensão
III.Abdução
IV.Adução
V.Circundução
A ) Movimento no plano
frontal, quando um
segmento move-se
para longe da linha
central (média) do
corpo.
B ) Movimento no plano
sagital, em que dois
segmentos do corpo
(proximal e distal)
aproximam-se um do
outro.
C ) Movimento de um
membro que descreve
um cone, combinando
os movimentos de
flexão, extensão,
abdução e adução.
D ) Movimento no plano
sagital, em que dois
segmentos do corpo
(proximal e distal)
afastam-se um do
outro.
E ) Movimento no plano
frontal, a partir de uma
posição de abdução de
volta à posição
anatômica.
Assinale a alternativa que estabelece a correta
associação entre a nomenclatura dos principais
movimentos corporais e seu conceito.
A estimulação das adaptações estruturais e funcionais
que aprimoram o desempenho em tarefas específicas
constitui o principal o principal objetivo do treinamento
com exercícios (McARDLE, KATCH e KATCH,2003) . O
planejamento das ações visando estas adaptações deve
respeitar entre outros aspectos a determinados
princípios de condicionamento fisiológico com vistas
a aprimorar o desempenho.
Relacione os princípios relacionados na coluna da
esquerda aos seus conceitos apresentados na coluna
da direita.
I – Princípio de
Sobrecarga
II – Princípio
de Especificidade
III – Princípio de
Diferenças Individuais
IV – Princípio
da Reversibilidade
A - Refere-se às
adaptações nas
funções metabólicas e
fisiológicas que
dependem do tipo de
carga imposta.
B - Declínio ou perda das
adaptações
fisiológicas e de
desempenho
decorrente da
diminuição ou
encerramento da
participação no
exercício regular.
C - Exercício realizado
com intensidade acima
dos níveis em relação
aos quais o indivíduo
encontra-se adaptado,
por meio da
manipulação das
variáveis como
frequência,
intensidade e duração.
D -Os benefícios ótimos
do treinamento são
conseguidos com
programas de
exercícios ajustados
às necessidades e
capacidades próprias
do participante.
A periodização pode ser definida como o estabelecimento de ciclos graduais relacionados à especificidade, à intensidade e ao volume de treinamento para atingir níveis máximos de condicionamento físico para a competição. Assinale a alternativa que estabelece uma relação incorreta entre os elementos vinculados à periodização.