Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens:
O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:
Há uma etapa, precedente ao diagnóstico, no início do processo de construção do projeto político pedagógico (PPP), em que se reflete sobre questões como, por exemplo, a identificação da missão da escola, ou seja, sua finalidade dentro do contexto histórico, social e político a qual está inserida. Esta etapa denomina-se marco:
Segundo a teoria de ensino de Bruner, é importante que o aluno tenha a oportunidade de ver o mesmo assunto mais de uma vez, abordado em níveis de profundidade diferentes e através de várias representações. É o que o autor chama de:
Referente a organização do sistema educacional brasileiro: I. A educação escolar compõe-se da educação básica e educação superior. II. O ensino fundamental compreende o atendimento da criança de 0 a 14 anos. III. Os Estados são responsáveis por oferecer, de forma prioritária, o ensino fundamental. IV. Cabe a União a coleta, análise e disseminação de informações sobre a educação. V. Compete ao município oferecer educação infantil em creches e pré-escolas. Está correto que se afirma em:
De acordo com o movimento histórico da ação do supervisor escolar no contexto brasileiro, esse, passa de uma função de controle e inspeção, para o exercício mais amplo e ativo através de uma ação pedagógica de:
Sobre os elementos destacados do fragmento "Porque eu, de outro modo, nunca te poderia alcançar.", leia as afirmativas.
I. Houve uma inadequação na sintaxe de colocação do pronome TE.
II. A expressão DE OUTRO MODO poderia ser substituída, sem perda de sentido contextual ou correção, por AO CONTRÁRIO.
III. Os pronomes EU e TE são pessoais e, no contexto, são acompanhados por um substantivo.
Está correto apenas o que se afirma em:
A oração destacada em "A minha voz emigrou para um corpo QUE JÁ FOI MEU.", em relação à principal, exerce a função sintática de:
A frase, a seguir, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:
No MS Windows 10 introduziu-se um navegador no lugar do MS Internet Explorer, sendo que ele é uma nova característica desse sistema operacional. Esse novo navegador é o:
Um professor construiu uma planilha, com o MS Excel 2013 em português, que possui a matrícula dos alunos, seus nomes e as suas médias do semestre. Ele fez uma fórmula, com uma única função, para obter a quantidade de alunos cuja média foi maior que 8,5.A função que ele utilizou para esse caso foi a:
Na questão de segurança digital para recepção de mensagens em correios eletrônicos, quando se deseja definir regras que tratam dos e-mails não solicitados, que contém informações indevidas ou não requeridas (tais como, correntes, boatos, propagandas e fraudes), deve-se: