Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O olhar do educador envolvido diretamente na atividade docente e preocupado com o seu agir pedagógico, conforme Libâneo (2020), tem como tarefa investigar constantemente o conteúdo do seu ato educativo, porque esse conteúdo é:

I. Multifacetado.
II. Complexo.
III. Relacional.

Quais estão corretas?

Em relação à implantação da sala de aula invertida, assinale o aspecto fundamental.

Para a Educação Básica, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, estabelece:

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 04, 11 e 14.

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Considerando a pergunta presente nas linhas 11-14, assinale a alternativa que apresenta a correta introdução à sua resposta.

A Lei Estadual nº 8.186/1986, que cria o quadro de funcionários técnico-científicos do Estado do Rio Grande do Sul, estabelece as normas relativas à promoção dos servidores. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Segundo o disposto na Constituição Federal, é brasileiro naturalizado:

Analise as seguintes assertivas à luz do disposto na Constituição Federal:

I. É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
II. Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
III. A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.

Quais estão corretas?

Suponha serem verdadeiras as seguintes afirmações:

1. Todo triângulo equilátero é isósceles.
2. ABC é um triângulo equilátero.

A partir dessas afirmações, é possível deduzir que é verdade que:

O assunto avaliação vem sendo há muito tempo estudado e discutido, assim como muitas tentativas para mudá-la na prática também ocorrem. Vasconcellos (2007) aponta algumas
práticas que podem ajudar o professor a concretizar uma intencionalidade libertadora da avaliação, entre elas:

Cada vez mais, a interação tecnológica de comunicação e de informação está presente na nossa vida, modificando nosso comportamento social. Como afirma Fava (2014), “A tecnologia de informação e comunicação não modifica o que aprendemos, mas altera o modo como aprendemos”. Confirmando algumas ideias de Favo, analise as seguintes assertivas:

I. Na Educação 3.0, a aprendizagem não acontece apenas no ambiente escolar, mas em redes, em qualquer lugar, em todo lugar, em qualquer espaço, em qualquer tempo, em todo tempo.
II. Novos paradigmas são necessários para o docente que atua nesse contexto e o importante é saber que não basta apenas ter uma boa didática e estar ciente de que a educação padronizada e igual para todos já é coisa do passado.
III. É preciso que os sistemas pedagógicos, metodologias, projetos acadêmicos se adaptem rapidamente; caso contrário, a Educação 3.0 poderá significar a busca das competências e habilidades necessárias para esse mundo digitalizado, conectado e globalizado em outras instâncias fora das escolas.

Quais estão corretas?

A escola é uma instituição que engloba vários serviços que são executados por vários profissionais, cujo objetivo maior é a concretização da construção do processo da aprendizagem. Desta forma, a Supervisão Educacional comprometida com esse processo precisa desenvolver a sua ação buscando:

As metodologias de ensino existem e, certamente, ocupam um espaço na prática do professor, pois elas dão o direcionamento necessário para o planejamento pedagógico, orientando o dia a dia da aula, assim como são importantes também para as escolas. Diante das diferentes correntes pedagógicas consideradas contemporâneas, podemos citar:

Durante a Educação Básica, conforme a BNCC, o aluno deve desenvolver as competências gerais específicas, visando a assegurar uma formação humana integral para uma sociedade mais justa. Assim sendo, em relação à estrutura da BNCC, é INCORRETO afirmar que:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, estabelece 2 (dois) níveis para a educação escolar: Educação Básica e Ensino Superior. Assim sendo, é correto afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282