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O Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Ministro Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996, sancionaram a nova Lei de Diretrizes e Bases Lei n° 9.394/96, com base no princípio do direito universal à educação para todos. Ela contém importantes mudanças em relação às anteriores, tendo a inclusão da primeira etapa da Educação Básica como:

Observe o texto abaixo: “O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, Cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreendê-lo? Não. O professor baixa a voz, Com medo de acordá-lo.” (Carlos Drummond de Andrade) Ele descreve um método de ensino característico da Pedagogia:

São conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem:

Observe as Tendências Pedagógicas abaixo e assinale a que melhor traduz o relacionamento professor-aluno: “Predomina a autoridade do professor que exige uma atitude receptiva dos alunos. A disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção.”

O Professor ao entrar em sala de aula, por meio do diálogo que estabelece com seus alunos é capaz de construir, paulatinamente, o conceito trabalhado por Paulo Freire, que diz NÃO haver:

No terceiro parágrafo do texto, o autor destaca:


"Meus pais comemoraram AS BODAS DE PRATA, aos 25. Só não tiveram as de ouro porque papai morreu ANTES."

A conjunção PORQUE, utilizada no período acima, apresenta a mesma relação de sentido que a verificada no seguinte período composto:

O texto a seguir foi extraído do documento “Representação da Câmara de Aquiraz ao Rei de Portugal".

A partir da leitura do documento acima, percebe-se a difícil obra da catequese indígena realizada pelos padres missionários católicos. A catequese em Valença, ordenada pelo vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Souza, em 1789, tinha como propósito prioritário o objetivo de:


Valença tem, proporcionalmente, a maior colônia de descendentes de italianos do sul do estado do Rio de Janeiro, cerca de 60% da população (citado em http://www.skyscrapercity.com).

Na República Velha, ocorreu um extraordinário impulso à industrialização do Brasil: imigrantes italianos chegavam em grandes levas , proporcionando mão de obra qualificada, novas técnicas de produção e ideias anarquistas e socialistas.

No século XIX, a imigração europeia para Valença, foi um processo ligado:

Consoante disposto na Constituição Federal, a soberania popular:

 

Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade. Observe o trecho que se segue: “Este compromisso com a humanização do homem, que implica uma responsabilidade histórica, não pode realizar-se através do palavrório, nem de nenhuma outra forma de fuga do mundo, da realidade concreta, onde se encontram os homens concretos. O compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento com a realidade, de cujas ‘águas’ os homens verdadeiramente comprometidos ficam ‘molhados’, ensopados. Somente assim o compromisso é verdadeiro.” (Paulo Freire) Considerando a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor foi o construtor de uma Educação:

A Lei n° 10.639/03, sancionada em 10 de janeiro de 2003, torna obrigatório o estudo de História e Cultura afro-brasileira nos ensinos:

As diretrizes do governo para a educação por meio de seu Ministério de Educação – MEC assume o projeto de responsabilidade sobre a educação escolar diante da sociedade. Portanto, cabe a este planejar, acompanhar e avaliar os resultados na escola, podendo-se dizer que a educação escolar, quando instituída, assume a forma de educação denominada:

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