“A globalização tende a desenraizar as coisas, as gentes e as
ideias.”
(IANNI, Octávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1992)
“Por desencaixe me refiro ao deslocamento das relações sociais
de contextos locais de interação e sua reestruturação por meio de
extensões indefinidas de tempo-espaço.”
(GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade.
São Paulo: Ed. UNESP, 1991)
“À medida que o espaço parece encolher em uma “aldeia global”
de telecomunicações e em uma “espaçonave terra” de
interdependências ecológicas e econômicas [...], e que os
horizontes temporais se reduzem a um ponto em que só existe o
presente [...], temos de aprender a lidar com um avassalador
sentido de compressão dos nossos mundos espacial e temporal.”
(HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994)
A pesquisadora Lana de Souza Cavalcanti, em seu trabalho
Geografia, Escola e Construção de Conhecimento, apresenta a
ideia que subjaz às interpretações dos autores dos fragmentos
acima transcritos.
Com relação à ideia apresentada pela pesquisadora, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Vivenciamos um espaço fluido, não-localizável
mecanicamente, e um tempo irreversível, imprevisível e
simultâneo.
( ) Experimentamos um mundo onde a desconexão entre espaço
e tempo cria novas bases de percepção e de explicação da
realidade.
( ) Realizamos práticas sociais em um mundo em que o tempo
único é responsável pela compressão do espaço.
As afirmativas são, respectivamente,
A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I.Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II.A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III.O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino. Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.
Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema. De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo. As afirmativas são, respectivamente,
As leis 11.645 e 10.639 incluíram no currículo oficial escolar a obrigatoriedade do estudo das Histórias e Culturas Indígenas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.Essas leis proporcionam às comunidades e povos indígenas a possibilidade de recuperar suas memórias históricas, reafirmar suas identidades étnicas e valorizar suas línguas e conhecimentos. II.Essas leis garantem às comunidades e povos indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas. III.Essas leis marcam a segregação dos povos indígenas que devem receber tratamento especial quanto à adaptação dos saberes da sociedade atual. Está correto o que se afirma em
Observe a figura a seguir.
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir.
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea,
decisões de organismos governamentais, para atender às
demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo
contraditórias, como no caso dos quilombos.
Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos
territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico
estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.
II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das
disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com
ações episódicas e fragmentárias.
III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não
fizessem parte da vida nacional contemporânea.
Está correto o que se afirma em
“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras
provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete
a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período
quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as
caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos
de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no
entremeio das grandes florestas da Amazônia.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses
enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos
“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa
de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua
aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von
Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial
sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado
falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a
faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o
termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos
de todos os países: o conceito de _____.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
“O tema modernidade não é propriamente novo na análise
espacial. A modernidade apresenta diferentes formas de
espacialidade, mas, em alguns lugares, a síntese entre a mudança
e a permanência, o caos e ordem são incorporados de forma mais
evidente.”
(Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios alternativos.
São Paulo: Contexto, 2011)
De acordo com Haesbaert, assinale a opção que indica, entre as
diferentes espacialidades, aquela que incorpora, de forma mais
evidente, os atributos da modernidade.
“Em geral, os enfoques tradicionais sobre a organização do
território, dominados pela corrente neoclássica economicista, não
se preocupam com a busca da explicação dos fenômenos
territoriais, ocultando a verdadeira natureza da questão
territorial, cuja explicação deve apoiar-se no conhecimento real
do sistema social vigente, cujas leis devem ser decifradas a partir
de um corpo teórico crítico que não negue as contradições do
sistema capitalista. Nesta perspectiva a problemática espacial
deve ser apreendida como derivação da totalidade, já que cada
lugar é parte de um todo.”
(Adaptado de: BERNARDES, Júlia Adão. Mudança técnica e espaço: uma proposta de
investigação. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Org). Geografia: conceitos e temas.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012)
Considerando os pressupostos subjacentes ao tipo de análise do
espaço sugerido no texto acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conflitos constituem o elemento dinamizador da
totalidade social.
II. A construção do espaço é, na aparência, um fato social e, na
essência, um fato técnico.
III. O espaço é o instrumento material manipulado pelos grupos
dominantes para manter sua posição de classe.
Assinale:
Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise
as afirmativas a seguir.
I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas
práticas sociais e destas na configuração do espaço.
II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua
participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.
III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive
desde a escala local à mundial.
Está correto o que se afirma em