Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um
boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava:
“Por favor, ajude-me. Sou cego". Um publicitário da área de
criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas
moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz
escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés
do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego
que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e
moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e
perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz,
sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o
conceito original, mas com outras palavras". E, sorrindo,
continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava
escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e
eu não posso vê-la". (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre
e Maria Bernadete M. Abaurre)
O título dado ao texto:
Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um
boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava:
"Por favor, ajude-me. Sou cego". Um publicitário da área de
criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas
moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz
escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés
do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego
que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e
moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e
perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz,
sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: "Nada que não esteja de acordo com o
conceito original, mas com outras palavras". E, sorrindo,
continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava
escrito, mas seu novo cartaz dizia: "Hoje é primavera em Paris e
eu não posso vê-la". (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre
e Maria Bernadete M. Abaurre)
“Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito”; a oração “Sem pedir licença” pode ser adequadamente substituída pela seguinte oração desenvolvida:
The word “so” in “perhaps more so than the words and signals” is used to refer to something already stated in Text I. In this context, it refers to:
De um grupo de controle para o acompanhamento de uma
determinada doença, 4% realmente têm a doença. A tabela a
seguir mostra as porcentagens das pessoas que têm e das que
não têm a doença e que apresentaram resultado positivo em
um determinado teste
Entre as pessoas desse grupo que apresentaram resultado
positivo no teste, a porcentagem daquelas que realmente têm a
doença é aproximadamente:
Pedro, servidor público efetivo do IBGE, recebe as seguintes
Vantagens Remuneratórias:
I – Vencimento Básico;
II – Auxílio-Moradia;
III – Gratificação de Desempenho de Atividade em Pesquisa,
Produção e Análise, Gestão e Infraestrutura de Informações
Geográficas e Estatísticas – GDIBGE;
IV – Vale Transporte.
São utilizadas para fins previdenciários somente:
José Maurício, servidor público federal, foi demitido de seu cargo
sob alegação de ofensa física, em serviço, a outro servidor.
Inconformado, José Maurício ajuíza ação visando retornar aos
quadros da administração, vindo a obter êxito em decisão que
transita em julgado.
Nesses termos, José Maurício será investido por:
Marcelo, recém-nomeado diretor da área de RH de importante autarquia federal e oriundo do setor privado, constata a necessidade de pessoal para desenvolver atividade de recenseamento, a ocorrer nos próximos meses. Considera que a área responsável foi esvaziada abruptamente pela aposentadoria e por pedidos de exoneração de seus integrantes. Nesse caso, caberia a:
Glauco, servidor de entidade pública federal, ocupante de cargo
efetivo de nível médio há 6 anos, sofreu lesão fora do seu
ambiente de trabalho. Contatou-se em inspeção médica que o
servidor não poderia mais exercer a ocupação em que foi
investido. Passado o período de licença médica o servidor voltou
a atuar no serviço público em cargo com vencimento e requisitos
de provimento equivalentes ao seu cargo anterior, porém
respeitadas suas limitações físicas. A alternativa que contempla a
possível situação do servidor é:
Luciane, funcionária em regime de contratação temporária, é
acusada de cometer infração disciplinar.
A medida adequada ao caso é:
Determinado servidor ocupante de cargo de provimento efetivo,
de nível superior, na Carreira de Produção e Análise de
Informações Geográficas e Estatísticas, direciona requerimento
pela concessão de afastamento para realização de
curso/participação em evento. Analise em relação ao caso, os
elementos a seguir:
I – consonância do pedido e do conteúdo do curso à regulação de
programas de capacitação e aos critérios para participação em
cursos, estágios, seminários, conferências e congressos, definidos
em Ato do Conselho Diretor do IBGE;
II – caso o pedido de afastamento seja para a realização de
programa de doutorado, com ônus ao IBGE, demanda-se que
este esteja há, pelo menos, 3 (três) anos no Quadro da autarquia;
III – os servidores beneficiados por afastamento para realização
de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, com ônus para o
IBGE, terão que permanecer no exercício de suas funções, após o
seu retorno, por um período igual ao do afastamento concedido;
IV – caso o servidor, que tenha sido afastado para programa de
capacitação, sofra aposentadoria compulsória antes de cumprido
o período de permanência no IBGE, terá prazo determinado para
quitar o débito correspondente ao período faltante, ou, caso não
cumpra, será inscrito em dívida ativa.
Devem ser considerados no caso os seguintes elementos:
Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um
boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava:
"Por favor, ajude-me. Sou cego". Um publicitário da área de
criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas
moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz
escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés
do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego
que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e
moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e
perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz,
sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: "Nada que não esteja de acordo com o
conceito original, mas com outras palavras". E, sorrindo,
continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava
escrito, mas seu novo cartaz dizia: "Hoje é primavera em Paris e
eu não posso vê-la". (Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre
e Maria Bernadete M. Abaurre)
“Por favor, ajude-me. Sou cego"; reescrevendo as duas frases em
uma só, de forma correta e respeitando-se o sentido original, a
estrutura adequada é:
When Text II mentions “grumblers” in “to face the grumblers”, it refers to:
Após a extração de uma amostra, as observações obtidas são
tabuladas, gerando a seguinte distribuição de frequências:
Considerando que E(X ) = Média de X, Mo(X ) = Moda de X e Me(X )
= Mediana de X, é correto afirmar que:
Rosana, servidora pública federal, ocupante de cargo efetivo de Analista de Recursos Humanos, com jornada de 40 horas, tem amplo conhecimento na área. Ela foi convidada para coordenar um programa de capacitação e desenvolvimento de pessoal, como Diretora, em determinado Estado da Federação. Em conformidade com o regime jurídico a que se submete, a referida servidora poderá: