Assinale a alternativa que lista corretamente métodos de arquivamento mais comumente utilizados.
Assinale a alternativa que lista comportamentos que dificultam a rotina de trabalho em organizações
Assinale a alternativa que lista corretamente modalidades de licitação previstas em lei:
Sobre a segurança do trabalho, é correto afirmar:
Você foi solicitado a redigir um e-mail a um colega que atua em outro setor da mesma organização.
Para conseguir enviar esse e-mail, é de uso obrigatório no sistema de e-mail a seguinte informação:
Assinale a alternativa correta no que tange ao uso da informática no ambiente de trabalho.
Analise as afirmativas abaixo sobre segurança do trabalho.
1. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
2. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes não objetiva identificar os riscos do processo de trabalho nas empresas de toda natureza.
3. A Comissão Interna de Prevenção de Ocorridos tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes unicamente do trabalho industrial, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
4. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo a prevenção somente de doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Foi considerado o maior desastre ambiental na história do Brasil. Provocou a liberação de uma onda de lama de mais de dez metros de altura que causou a destruição do distrito de Bento Rodrigues. Além das muitas perdas humanas, provocou a morte de várias espécies, plantas, animais e micro-organismos.
Assinale a alternativa que identifica a barragem cujo rompimento provocou os efeitos a que se refere o texto.
Analise o texto abaixo de acordo com a Resolução da ANEEL nº 414, de 2010:
Quando da solicitação do fornecimento, alteração de titularidade ou, sempre que solicitado, a distribuidora deve oferecer pelo menos datas de vencimento da fatura para escolha do consumidor, distribuídas uniformemente, em intervalos regulares ao longo do mês.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto
Uma empresa conta com 12 funcionários; dentre eles, João. Deve-se escolher uma equipe, excluindo João, consistindo de um presidente, um secretário e um auxiliar.
De quantas maneiras diferentes é possível escolher essa equipe?
Linguista do Havaí nomeia primeiro buraco negro já fotografado: Pōwehi
A palavra Pōwehi tem origem no Kumulipo, um canto tradicional do Havaí usado para descrever a criação do arquipélago, e significa “embelezada fonte escura de criação sem fim”. “Pō” quer dizer fonte escura e profunda de criação sem fim e “wehi” significa honrado com embelezamento. O nome foi criado pelo professor de linguística da Universidade do Havaí, Larry Kimura, a pedido dos astrônomos do arquipélago que participaram do projeto Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT, em inglês). O grupo foi responsável por conduzir os estudos que tornaram possível fotografar
pela primeira vez um buraco negro.
A imagem foi capturada por uma rede global de telescópios criada para obter informações sobre esses corpos celestes caracterizados por ter campos
gravitacionais tão fortes que nem a matéria nem a luz conseguem escapar de sua atração. O Havaí teve uma participação especial na descoberta, já que dois dos telescópios usados para tirar a foto estavam localizados no arquipélago.
“Pōwehi é um nome poderoso porque traz verdades sobre a imagem do buraco negro que vemos”, disse Jessica Dempsey, diretora de um dos telescópios usados no Havaí, em vídeo publicado pela Universidade do Havaí. O nome, contudo, ainda não é oficial. Para ser oficializado, é necessário que todos os cientistas envolvidos no projeto aprovem formalmente a ideia e que a União Astronômica Internacional dê a confirmação final. Até agora, o nome utilizado pelos cientistas para se referirem ao buraco negro é M87*, já que o corpo celeste está localizado no centro da Messier 87, uma
enorme galáxia no aglomerado próximo ao de Virgem, a cerca de 54 milhões de anos-luz da Terra.“ Ter o privilégio de dar um nome havaiano à primeira confirmação científica de um buraco negro é muito significativo para mim”, afirmou Kimura em comunicado. “Eu espero que possamos continuar a nomear futuros buracos negros da astronomia havaiana de acordo com o Kumulipo”.
Como foi possível obter a foto do Pōwehi? O anel luminoso que se vê na imagem é, na verdade, o que os astrônomos chamam de “horizonte de eventos”: um halo de poeira e gás no contorno desse buraco. O disco captado na foto contém matéria que é acelerada a altas velocidades pela força gravitacional e que terminará por ser engolida ou ejetada para longe, escapando da voracidade do corpo celeste. O halo tem a forma de um crescente porque as partículas voltadas para a Terra aparentam estar mais rápidas – e brilhantes – do que as que estão do outro lado. No centro da imagem, está o que os cientistas chamaram de “sombra do buraco negro”, a região onde o buraco propriamente dito está localizado e que, por não emitir luz, não pode ser observada. Físicos estimam que o corpo celeste seja 2,5 vezes menor do que sua sombra. O buraco no centro da Messier 87 tem uma massa
6,5 bilhões de vezes maior que a do nosso Sol.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto
Analise as frases abaixo sobre funções típicas do setor de protocolo de uma organização.
1. Receber e registrar os processos, a correspondência oficial e os outros documentos encaminhados.
2. Classificar e organizar os registros de movimentação de documentos, processos e correspondências, mantendo-os atualizados em sistema de controle.
3. Realizar a expedição externa e interna de documentos, processos, correspondências e objetos.
4. Prestar informações sobre a movimentação de documentos e processos que não sejam sigilosos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A redação oficial é a técnica usada na escritura das correspondências, dos processos e dos documentos gerados na rotina:
Para garantir a organização dos materiais de escritório é relevante:
1. Utilizar porta-objetos para guardar materiais em locais visíveis e conhecidos.
2. Manter o ambiente limpo.
3. Retirar materiais que não são mais usados.
4. Acumular materiais de escritório misturados em grandes caixas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
A legislação brasileira, em vigor, que trata de contratos administrativos confere à Administração Pública a prerrogativa de: