Considere as seguintes informações de um órgão ou entidades
integrantes da Administração direta dos Poderes
Executivo, Legislativo (incluindo Cortes de Contas), Judiciário
e do Ministério Público:
I.Registro de competências e estrutura organizacional,
endereços e telefones das respectivas unidades
e horários de atendimento ao público;
II.Registros de quaisquer repasses ou transferências
de recursos financeiros;
III.Registros das despesas;
IV.Informações concernentes a procedimentos licitató-
rios, inclusive os respectivos editais e resultados,
bem como a todos os contratos celebrados;
V.Dados gerais para o acompanhamento de programas,
ações, projetos e obras de órgãos e entidades;
e
VI.Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.
Estas informações devem ser disponibilizadas ao cidadão
Como é a legislação da publicidade no Brasil?
A publicidade infantil no Brasil, tema da redação do Enem neste domingo, é regida por algumas normas contidas na
Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor. No entanto, a
Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), publicada em março deste ano, é a
mais contundente por restringir a publicidade para crianças (até 12 anos, conforme o ECA).
Suas principais decisões dizem respeito ao que é abusivo na publicidade para crianças. São elementos abusivos, conforme o
texto:
- Linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores;
- Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança;
- Representação de criança;
- Pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil;
- Personagens ou apresentadores infantis;
- Desenho animado ou de animação;
- Bonecos ou similares;
- Promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil;
- Promoções com competições ou jogos com apelo ao público infantil.
(Zero Hora, 9 de novembro de 2014, disponível em
Considerando os princípios éticos atualmente admitidos entre profissionais e empresas da área de propaganda, com esta resolução
Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1)
adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas
a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência
desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado" – são
usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da
comunicação, conforme a figura abaixo.
Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado
O treinamento de um corredor é composto por 4 etapas. Em geral, cada uma dessas 4 etapas é de 1.000 m. No entanto, para
aprimorar sua forma física, em determinado dia o treinamento foi alterado de modo que a partir da 2a etapa o corredor percorreu
10% a mais do que havia percorrido na etapa anterior. Desta maneira, em relação aos treinamentos usuais, o total da distância
percorrida neste dia de treinamento, também realizado em 4 etapas, corresponde a um acréscimo de, aproximadamente,
Observe a sequência (10; 11; 13; 13; 12; 13; 15; 15; 14; 15; 17; 17; 16; 17; ... ) que possui uma lei de formação. A diferença entre o 149º e o 119º termos, dessa sequência, é igual a
O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação
como extensões do homem divide os meios entre
quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele
que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando
também que Um meio quente permite menos
participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan,
são meios frios o
O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre foi implantado
no país pelo Decreto nº 5.820/2006. Esse padrão
brasileiro de televisão digital teve como base o japonês,
também conhecido por
Entre os vários gêneros jornalísticos, este se caracteriza
por ser um texto assinado que reflete a opinião de seu
autor ou um determinado ponto de vista. Trata-se
A elaboração de boas pautas garante o sucesso de uma
publicação. Nos jornais diários elas são marcadas pelos
acontecimentos cotidianos que despertam o interesse dos
seus leitores, que acompanham os desdobramentos dos
fatos que as geraram. Já no caso das revistas, como a
periodicidade é diferente, influencia diretamente a forma
como é tratada a pauta, que deve buscar um enfoque que
ainda não foi dado pelos outros veículos, principalmente
os diários. Dessa forma, a pauta da revista deve
É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce
por geração espontânea. É provável que muito dessa
opinião chamada pública seja construída pelos veículos de
comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao
profissional responsável por essa seleção e a essa situa-
ção hipotética da-se o nome, respectivamente, de
Os públicos de uma organização são definidos como internos,
externos e mistos, com referências em áreas como a
sociologia, psicologia social e até em ciências militares.
Segundo Fabio França, autor de Públicos - Como identifica-los
em nova visão estratégica - Business Relationship,
na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva
da organização e do seu negócio, os públicos podem ser
definidos como
A comunicação pública se refere ao fluxo de informações
e de interações entre agentes públicos e atores sociais.
Nesse sentido, em atendimento ao interesse público, ela
ocorre
O tipo de campanha mais adequado para destacar um órgão, como o Conselho Nacional do Ministério Público, perante a
sociedade é uma campanha
Considere as assertivas sobre a medição de audiência em mídias distintas:
I.Em mídia impressa, a audiência é medida pelo resultado da diferença entre a tiragem e a circulação de um determinado
jornal ou revista.
II.Em rádio é usado um questionário com uma amostragem urbana no qual se responde quais emissoras foram ouvidas nas
últimas 48 horas.
III.Em TV é realizada com uma amostragem de domicílios em todo o país, mantidos em sigilo, que recebem um aparelho
chamado Peoplemeter.
IV.Em web a audiência pode ser medida a partir de uma amostragem voluntária que recebe software de coleta de
informações.
Está correto o que se afirma APENAS em
Um novo automóvel em teste percorre 7 km com um litro de gasolina comum. Já com gasolina aditivada este mesmo automóvel
percorre 10,5 km com um litro. Sabe-se que o preço por litro de gasolina comum é R$ 2,80 e o preço por litro da gasolina
aditivada é R$ 3,10. Comparando-se a despesa com gasolina que esse novo automóvel em teste consumirá em um percurso de
525 km, a economia, em reais, ao ser utilizada a gasolina aditivada em relação ao uso da gasolina comum é, aproximadamente,
igual a