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Considere as seguintes informações de um órgão ou entidades

integrantes da Administração direta dos Poderes

Executivo, Legislativo (incluindo Cortes de Contas), Judiciário

e do Ministério Público:

I.Registro de competências e estrutura organizacional,

endereços e telefones das respectivas unidades

e horários de atendimento ao público;

II.Registros de quaisquer repasses ou transferências

de recursos financeiros;

III.Registros das despesas;

IV.Informações concernentes a procedimentos licitató-

rios, inclusive os respectivos editais e resultados,

bem como a todos os contratos celebrados;

V.Dados gerais para o acompanhamento de programas,

ações, projetos e obras de órgãos e entidades;

e

VI.Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Estas informações devem ser disponibilizadas ao cidadão

Como é a legislação da publicidade no Brasil?

A publicidade infantil no Brasil, tema da redação do Enem neste domingo, é regida por algumas normas contidas na

Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor. No entanto, a

Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), publicada em março deste ano, é a

mais contundente por restringir a publicidade para crianças (até 12 anos, conforme o ECA).

Suas principais decisões dizem respeito ao que é abusivo na publicidade para crianças. São elementos abusivos, conforme o

texto:

- Linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores;

- Trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança;

- Representação de criança;

- Pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil;

- Personagens ou apresentadores infantis;

- Desenho animado ou de animação;

- Bonecos ou similares;

- Promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil;

- Promoções com competições ou jogos com apelo ao público infantil.

(Zero Hora, 9 de novembro de 2014, disponível em )

Considerando os princípios éticos atualmente admitidos entre profissionais e empresas da área de propaganda, com esta resolução

Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1)

adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas

a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência

desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado" – são

usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da

comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado

O treinamento de um corredor é composto por 4 etapas. Em geral, cada uma dessas 4 etapas é de 1.000 m. No entanto, para

aprimorar sua forma física, em determinado dia o treinamento foi alterado de modo que a partir da 2a etapa o corredor percorreu

10% a mais do que havia percorrido na etapa anterior. Desta maneira, em relação aos treinamentos usuais, o total da distância

percorrida neste dia de treinamento, também realizado em 4 etapas, corresponde a um acréscimo de, aproximadamente,

O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação

como extensões do homem divide os meios entre

quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele

que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando

também que Um meio quente permite menos

participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan,

são meios frios o

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre foi implantado

no país pelo Decreto nº 5.820/2006. Esse padrão

brasileiro de televisão digital teve como base o japonês,

também conhecido por

Entre os vários gêneros jornalísticos, este se caracteriza

por ser um texto assinado que reflete a opinião de seu

autor ou um determinado ponto de vista. Trata-se

A elaboração de boas pautas garante o sucesso de uma

publicação. Nos jornais diários elas são marcadas pelos

acontecimentos cotidianos que despertam o interesse dos

seus leitores, que acompanham os desdobramentos dos

fatos que as geraram. Já no caso das revistas, como a

periodicidade é diferente, influencia diretamente a forma

como é tratada a pauta, que deve buscar um enfoque que

ainda não foi dado pelos outros veículos, principalmente

os diários. Dessa forma, a pauta da revista deve

É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce

por geração espontânea. É provável que muito dessa

opinião chamada pública seja construída pelos veículos de

comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao

profissional responsável por essa seleção e a essa situa-

ção hipotética da-se o nome, respectivamente, de

Os públicos de uma organização são definidos como internos,

externos e mistos, com referências em áreas como a

sociologia, psicologia social e até em ciências militares.

Segundo Fabio França, autor de Públicos - Como identifica-los

em nova visão estratégica - Business Relationship,

na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva

da organização e do seu negócio, os públicos podem ser

definidos como

A comunicação pública se refere ao fluxo de informações

e de interações entre agentes públicos e atores sociais.

Nesse sentido, em atendimento ao interesse público, ela

ocorre

O tipo de campanha mais adequado para destacar um órgão, como o Conselho Nacional do Ministério Público, perante a

sociedade é uma campanha

Considere as assertivas sobre a medição de audiência em mídias distintas:

I.Em mídia impressa, a audiência é medida pelo resultado da diferença entre a tiragem e a circulação de um determinado

jornal ou revista.

II.Em rádio é usado um questionário com uma amostragem urbana no qual se responde quais emissoras foram ouvidas nas

últimas 48 horas.

III.Em TV é realizada com uma amostragem de domicílios em todo o país, mantidos em sigilo, que recebem um aparelho

chamado Peoplemeter.

IV.Em web a audiência pode ser medida a partir de uma amostragem voluntária que recebe software de coleta de

informações.

Está correto o que se afirma APENAS em

Um novo automóvel em teste percorre 7 km com um litro de gasolina comum. Já com gasolina aditivada este mesmo automóvel

percorre 10,5 km com um litro. Sabe-se que o preço por litro de gasolina comum é R$ 2,80 e o preço por litro da gasolina

aditivada é R$ 3,10. Comparando-se a despesa com gasolina que esse novo automóvel em teste consumirá em um percurso de

525 km, a economia, em reais, ao ser utilizada a gasolina aditivada em relação ao uso da gasolina comum é, aproximadamente,

igual a

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