A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as
perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática,
A Avaliação deve ser diagnóstica porque visa
Na elaboração de um projeto socioeducacional é preciso fundamentalmente
I. estabelecer o tema e/ou assunto a ser desenvolvido.
II. definir os objetivos.
III. avaliar a capacidade intelectual dos sujeitos envolvidos.
IV. determinar o público alvo.
V. fixar padrões de produtividade e eficiência.
VI. definir uma metodologia de trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o que buscamos compreender é até onde ela já
chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela.
Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento humano devemos
O plano de aula deve prever sempre a
Utilizar um único material pedagógico e/ou livro didático nem sempre garante a aprendizagem dos estudantes. Isto porque a
construção do conhecimento não pode ser vista como um processo linear, pois cada estudante tem sua história e suas experiências.
De acordo com a afirmação acima, é correto dizer que
“As pessoas de baixa renda não aprendem porque são fracas das ideias".
“A cultura das pessoas de baixa renda é pobre".
“Esta aluna não aprende porque é fraca da cabeça".
Nas teorias críticas do currículo, as afirmações preconceituosas acima são exemplos de como a escola funciona como
mecanismo de exclusão, pois
Só se aprende ciência, praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando
o conhecimento a partir das fontes apropriadas a cada tipo de objeto.
Na prática educativa, o ensino pela pesquisa permite
Inclusão pode representar exclusão sempre que a avaliação for para classificar e não para promover.
A ideia acima indica que a exclusão é promovida quando
O Estatuto da Igualdade Racial (Lei n 12.288/2010), considera ações afirmativas: