Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado
no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da
saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas
também controlado e aperfeiçoado.
Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de
exercícios ginásticos,
Segundo a Proposta Curricular de Educação Física/MG, currículo é compreendido como um conjunto de experiências
organizadas sistematicamente em dada realidade concreta, historicamente situada... . Nessa perspectiva, o currículo em relação
aos alunos visa à formação de sujeitos
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se
encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais
diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a
história
A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento,
base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado
O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio
sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de
No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo,
voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da
Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe
que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de
A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao
conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:
Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a
essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1)
re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4)
construir brinquedos como “papagaio" ou “pipa", bolas de meia, “vaivém", dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com
base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:
I.Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.
II.Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.
III.Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
IV.Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.
As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6o
ao 9º ano são as que constam APENAS em