William Justin Kroll, em 1946, mostrou que o titânio podia ser obtido comercialmente pela redução do TiCl4 com magnésio
metálico. No processo Kroll, representado pela equação de óxido-redução não balanceada
Como consequência das queimadas, há consumo e liberação, respectivamente, de
A separação de misturas heterogêneas sólido-líquido e a trituração de sólidos são conseguidas corretamente com utilização de, respectivamente,
Quando o professor prepara um suco de frutas com seus alunos, partindo das instruções de preparo contidas na embalagem de um suco concentrado, motiva a classe na aprendizagem dos conceitos químicos de
Sabe-se que a lei que fornece a temperatura T, em grau Celsius, de ebulição da água de acordo com a altitude h, em metros, é T = 100 - 0,0034h. Dessa forma, a altitude em que a temperatura de ebulição da água é 72,8 °C é de
Uma reação em que há transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono é representada pela equação:
Pelo princípio de Le Chatelier,
Quando se compara o átomo neutro de ferro (Fe) com o íon Fe3+, ambos correspondentes ao isótopo de número de massa 56, observa-se que o íon possui três
São exemplos de transformações químicas:
A sacarose, ou açúcar comum, se dissolve facilmente em água porque
O modelo de átomo nuclear de Rutherford foi sugerido a partir de resultados de experimentos que conflitaram com
A porcentagem em massa de ferro, no cloreto ferroso, é, aproximadamente,
Dados: Massa molar (g/mol): Fe = 56 Cl = 35,5
Um litro de solução de ácido perclórico, HClO4, de pH = 2,0, foi diluído com água até o dobro do volume inicial. O pH da nova
solução
Dados: log 5 = 0,7
log 2 = 0,3
A seguir estão representadas as estruturas de alguns compostos orgânicos:
A maior solubilidade em água é observada para o
Atenção: A tabela a seguir se refere às questões de números 49 a 51.
São formados por substâncias classificadas como orgânicas somente os seguintes componentes presentes nesse leite:
As seguintes formas de abordagem são sugeridas na Proposta Curricular do Estado de Minas Gerais, para o ensino de Química:
O desenvolvimento, nos alunos, da habilidade analisar resultados necessita que o trabalho do professor ocorra na seguinte
sequência de abordagens: