Para a efetivação dos objetivos educacionais, faz-se necessário que cada instituição de ensino construa um documento com a função de planejamento global de sua ação educativa, ou seja, segundo Vasconcellos (1995, p. 143), construa um "instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa. ~ uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola". O referido documento é conhecido como:
De acordo com a Resolução CEE Nº 198/2010, de 21 de setembro de 2010, que regulamenta as diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a Histeria e Cultura Indígena no sistema estadual de ensino, está correta a seguinte afirmação:
De acordo com Gadotti (2000), não se deve confundir plano escolar com projeto político pedagógico da escola. Na visão deste autor, é incorreto afirmar:
Quando se pensa a integração de novos membros de um grupo de trabalho, busca-se trabalhar a insegurança inicial do novo empregado e do grupo e facilitar ao recém-contratado a possibilidade de colocar sua competência a serviço da equipe e empresa. Nas afirmações abaixo sobre o processo de integração é incorreto afirmar que:
Considerando a importância do treinamento, capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais nas instituições, assinale a afirmação incorreta.
Segundo a Constituição Federal de 1988 e a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, o Estado tem a obrigação de garantir aos jovens que estão cumprindo medidas sócio educativas o acesso à Educação em qualquer segmento, dependendo, obviamente, da idade deles e do ano em que abandonaram os estudos. Negar a matrícula é uma prática que está fora das normas de amparo e de inserção social. O ECA estabelece que:
"Desenvolver uma educação significativa implica em atividades que tenham relevância para o educando e para o educador -, vinculadas à alguma necessidade, finalidade, plano de ação do educando" (Vasconcellos, 2005). O planejamento escolar, inserido em uma prática educativa no sentido de provocar, desafiar, estimular e ajudar os alunos a estabelecerem relações com o conhecimento, prioriza:
A professora de alfabetização da escola "Mundo Verde", ao ensinar a ler e escrever, exige que as crianças aprendam as atividades de decodificação das letras e são fundamentais em sua classe. O caminho que a professora faz para toda a turma avançar: (1º) conhecimento do alfabeto; (2º) entendimento da formação silábica, atendendo ao principio do fácil ao difícil; (3º) leitura de texto após o conhecimento das famílias silábicas; (4º) utilização de exercícios para o aluno treinar a escrita e a leitura das palavras, com bastante reforço para os alunos fracos a fim de que no final do ano todos saibam ler e escrever. Esta pratica pedagógica é compatível com a pedagogia:
O processo didático apresenta como foco essencial a relação entre ensino e aprendizagem, desenvolve-se por intermédio de uma ação mútua dos elementos fundamentais do ensino, que o professor necessita dominar como área de trabalho:
Segundo Libâneo (1990), a pedagogia sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa aprender a adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Este autor está referindo-se à:
Em abril de 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou o ldeb, indicador sintético que permite definir metas e acompanhar a qualidade do ensino básico no país, fornecendo informações sobre o desempenho de cada uma das escolas brasileiras de educação básica (http://www.seade.gov.br).
O ldeb reúne num só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que são:
Diante da teoria da construção do conhecimento, Piaget (1977) considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre durante toda a vida e que é concebido em seus aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, como um todo, por meio de fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade, num processo progressivo de adaptação do homem ao meio. Podemos afirmar que isto se dá por meio:
Considerando o desenvolvimento humano, de acordo com Bock; Furtado e Teixeira (2008) é incorreto afirmar:
O processo de interação humana no trabalho é complexo, afirma Kanaane (1999). Considerando as relações interpessoais no trabalho é incorreto afirmar:
Considerando o conceito de treinamento, analise as afirmações:
I. treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.
II. de acordo com a concepção tradicional, treinamento é o meio para adequar cada pessoa a seu cargo, com vista no alcance dos objetivos da organização, mas, hoje, o que se necessita é de processos capazes de desenvolver competências nas pessoas, para que se tornem mais produtivas e inovadoras para contribuir com a organização.
III. a primeira etapa do treinamento é a sua programação, isto é, analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para ser implementadas, conforme o planejado.
IV. a etapa de avaliação do treinamento envolve verificar a validade e buscar aprimorar o treinamento realizado.
Estão corretas as afirmações: