De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado do Paraná, são deveres do funcionário, EXCETO:
Treinamento elaborado por uma Assessoria de Imprensa ou empresa por ela contratada, dirigido a executivos, políticos e lideranças. Visa desenvolver competências comunicativas pera lidar com a mídia impressa e eletrônica (jornais, revistas, tv e rádio), garantindo a representação de empresas para o grande público por intermédio dos meios de comunicação como a instituição de cultura empresarial transparente e democrática.
O texto acima refere–se a:
Verifique a definição a seguir e selecione a alternativa correta correspondente.
"Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado."
O jornal empresarial, segundo Cleusa Cesca, pode
ser destinado ao público interno ou externo. Sua
elaboração requer um planejamento que defina, entre
outros itens:
I. Linha editorial.
II. Formato.
III. Tiragem.
IV. Periodicidade.
V. Circulação.
VI. Pauta.
VII. Tipo de papel.
Estão corretas as afirmativas:
No planejamento editorial do jornal empresarial,
segundo Cleusa Cesca, é necessário discutir os
assuntos, escolher os mais importantes e determinar
o enfoque a ser dado a cada um. Após, deve–se decidir
como as matérias serão tratadas. As matérias dividem–
se, em:
I. Notícia.
II. Editorial.
III. Artigo.
IV. Entrevista.
V. Reportagem.
VI. Seções.
Estão corretas as afirmativas:
Nas organizações os públicos podem ser classificados
por tipos, dentre eles o público interno vinculado, que
se caracteriza por _____________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Um profissional de atendimento pode encontrar
situações "difíceis", em algum momento. Verifique
as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que
corresponde a procedimentos que devem ser adotados
nestas situações difíceis.
I Personalize o atendimento. Chame o cliente pelo nome
ou sobrenome. Utilize pronomes de tratamento, tais
que estão presentes nos bons atendentes:
como Senhor ou Senhora.
II. Demonstre disponibilidade e interesse em encontrar
uma solução.
III Mantenha a calma, não altere seu tom de voz. Controle
suas emoções. Seja profissional.
IV. Direcione sua energia e empenho a resolução do
problema; não fique contra o cliente. Coloque–se ao
lado do cliente, faça do cliente um aliado.
V. Não deixe o cliente desabafar totalmente à vontade.
Estão corretas as afirmativas:
São elementos essenciais do plano de marketing, dentre outros, segundo Marconi:
I. Análise da situação
II. Objetivos
III. Estratégia
IV. Táticas
V. Cronograma
VI. Orçamento
Estão corretas as afirmativas:
As atividades de Assessoria de Imprensa não devem ser realizadas com base _____________ e, sim, ter como norma _____________ e constante avaliação dos resultados. O _____________ assume importância fundamental, evitando que o profissional exponha–se sem necessidade, mesmo em situações inesperadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
A atuação de um setor de marketing junto aos de Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas já vem se tornando rotina nas assessorias de comunicação. Estão sob a responsabilidade da Assessoria de Imprensa, função a ser exercida privativa e exclusivamente por jornalistas habilitados, a seguintes funções, entre outras:
I. elaboração de press–releases, sugestões de pauta e press–kits;
II. acompanhamento de entrevistas de suas fontes; III. organização de coletivas;
IV. edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos;
V. preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
VI. organização do mailling de jornalistas;
VII. clipping de notícias.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando–se o gênero jornalístico informativo, segundo Marques de Melo, selecione a alternativa correta que apresenta apenas exemplos característicos do mesmo.
São atividades principais de relações públicas (Cesca, 2006. :
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Assessoria e consultoria.
II. Planejamento.
III. Execução.
IV. Avaliação.
Estão corretas as afirmativas:
Como profissional, o atendimento ao cliente (interno e externo) exige algumas habilidades. É muito importante saber reconhecer algumas falhas a que todos estamos sujeitos. Dentre elas:
I. Desinteresse.
II. Má vontade.
III. Frieza.
IV. Desdém.
V. Robotismo.
VI. Cordialidade.
VII.Jogo de responsabilidade: a síndrome do "vai–para–lá–e– vai–para–cá".
Assinale a alternativa que apresenta apenas aspectos considerados como falhas no atendimento.
É dever de todo profissional de atendimento zelar pela manutenção de sua imagem, e isto inclui cuidar dos relacionamentos profissionais e do atendimento aos clientes.
Algumas características e habilidades auxiliam o profissional a cumprir este papel. Verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que as apresenta.
I. Manter o profissionalismo: apresentar–se bem, o que inclui boa aparência e zelo na forma de se apresentar e vestir, bem como manter uma atitude profissional em relação ao cliente.
II. Resolver problemas: ser capaz de resolver uma gama variada de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.
III. Aplicar conhecimentos e habilidades técnicas: saber usar equipamentos de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos disponíveis que facilitem a oferta de um serviço mais rápido e eficaz.
IV. Organizar as atividades de trabalho: ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.
V. Manter–se sempre acima dos problemas dos outros, evitando a todo custo contato com quem apresente características problemáticas, ignorando–os.
Estão corretas as afirmativas:
O CONFERP (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas) definiu como funções específicas de relações públicas, através do documento "Conclusões do Parlamento Nacional de Relações Públicas", e enumerou como atividades de relações públicas, entre outras:
I. Realizar pesquisas e auditoria de opinião e imagem.
II Estabelecer programas que caracterizem a comunicação estratégica para criação e manutenção de relacionamento das instituições com seus públicos de interesse.
III Planejar, coordenar e executar programas relacionados a relações públicas.
IV. Dedicar–se ao ensino de disciplinas de teoria e técnicas de relações públicas.
Estão corretas as afirmativas: