Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que
No enunciado: “Se há uma coisa sobre a qual analistas concordam no Brasil, é ...", a preposição que rege o pronome relativo poderia ser substituída, promovendo uma melhor estruturação da oração adjetiva.
Relacionamos abaixo algumas paráfrases correspondentes:
I- “Se há uma coisa em que analistas concordam no Brasil, é ..."
II- “Se há uma coisa cujos analistas concordam no Brasil, é ..."
III- “Se há uma coisa que na qual analistas concordam no Brasil, é ..."
IV- “Se há uma coisa com a qual analistas concordam no Brasil, é ..."
V- “Se há uma coisa onde analistas concordam no Brasil, é ..."
Está (ao) CORRETA(s) apenas a(s) paráfrase(s)
Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :
( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.
( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.
( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.
( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.
( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.
A sequência CORRETA é:
Sem perspectiva de chuvas que possam recuperar minimamente o volume de um açude que abastece uma grande região do Nordeste brasileiro, especialistas em recursos hídricos mandaram um alerta para a equipe de monitoramento e manutenção daquele açude:
“Se não chover ou o açude secar, todas as comportas e todas as bombas de captação de água deverão ser desativadas."
Preocupados com a situação do açude, a equipe de monitoramento e manutenção acatou fielmente o alerta dos especialistas em recursos hídricos. Sabendo que alguma comporta ou alguma bomba de captação não foi desativada, é CORRETO afirmar que
Augusto, Daniel e Maurício foram os únicos finalistas de um campeonato de natação. Após a final, observou-se que o atleta que ficou em segundo lugar, que treina com Daniel, é o mais baixo. Sabendo que o atleta que foi campeão é mais baixo do que Maurício, é necessariamente CORRETO afirmar que
Considerando as discussões atuais sobre a relação entre a psicopedagogia e a educação, o diálogo pode resultar em “ações educativas diferenciadas que considerem o momento histórico atual como uma ponte entre o passado e o futuro, num processo de romper e dar continuidade à história". (BARBOSA, 2006) Considere as proposições abaixo:
I- A psicopedagogia nasceu no Brasil, no final da década de 70 e início da década de 80, como uma especialidade, tendo como objeto de estudo a aprendizagem e o sujeito que aprende, atuando numa perspectiva interdisciplinar, objetivando colaborar com a escola.
II- A psicopedagogia surgiu da preocupação do educador em compreender individualmente as dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
III- O diálogo entre a psicopedagogia e a educação contribui para avançar a prática educativa, a pesquisa na referida área de estudo e na ação psicopedagógica.
Está(ão) CORRETA(s) somente
“Uma atmosfera emocional positiva na família se caracteriza por processos ________________________ com elevada coesão, ________________________ e uma relação afetiva apoiadora com a criança. Essas características favorecem o ________________________, pela criança, de um senso de ________________________ e ________________________ de sua base afetiva, tendo efeito protetor diante da adversidade (BOYCE, 1985). Seu oposto tem sido associado a ________________________ e de comportamento na infância. (FIESER, WILDER & BICKHAM, 2000).
Complete o texto com coerência usando as expressões destacadas abaixo:
Com base em Funayama (2005) “a aprendizagem implica receber, armazenar e integrar informações que poderão ser utilizadas para modificar o próprio indivíduo e seu meio". No caso da aprendizagem escolar a recepção de informações e conhecimentos ocorre de fora para dentro, portanto é relevante que o organismo esteja em equilíbrio, sem fatores de desajustes internos, sofrendo influência dos aspectos psicomotores, cognitivos e sócio-emocionais. Para uma intervenção psicopedagógica pertinente aos problemas de aprendizagem, faz-se relevante um diagnóstico adequado, que implica na compreensão dos recursos a serem utilizados para o manejo das suas dificuldades.
Leia as assertivas:
I- O procedimento diagnóstico inclui a coleta de dados detalhados das vivências familiares e da criança.
II- O diagnóstico em equipe interdisciplinar traça o caminho para as possibilidades do aprendente.
III- O psicopedagogo desenvolve a sua intervenção individualmente e não necessita de outros profissionais e nem de uma avaliação interdisciplinar.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.
(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas
(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF
(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras
(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina
(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade
( ) esse fenômeno global
( ) Nesse contexto
( ) esse fenômeno
( ) a desconfiança
( ) Esse desencantamento
A sequência CORRETA é:
O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:
Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.
( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";
(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).
( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).
( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).
( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).
( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).
A sequência CORRETA é
No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:
I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.
II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.
III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.
IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.
V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.
É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas
Bruna deseja pintar seu quarto com uma tonalidade de rosa que é obtida ao misturar-se 180 ml de tinta rosa com 300 ml de tinta branca. Ao tentar obter a cor desejada, Bruna misturou 3L de tinta rosa com 4L de tinta branca, obtendo uma tonalidade muito escura de rosa, diferente daquela com que ela deseja pintar o quarto. Para corrigir essa mistura e conseguir o tom almejado, ela deve acrescentar
Em um zoológico em Singapura, uma leoa deu cria. Sabendo que cada filhote fêmea tem a mesma quantidade de irmãs fêmeas e de irmãos machos e que cada filhote macho tem duas vezes mais irmãs fêmeas do que irmãos machos, a quantidade de filhotes fêmeas e machos a que a leoa deu cria foi, respectivamente:
A psicopedagogia, por ser um campo interdisciplinar, pode contribuir, seja no sentido de promover a aprendizagem ou mesmo tratar os distúrbios de aprendizagem. Esses objetivos podem ser instalados na própria instituição, a qual cumpre algumas funções específicas.
Quais as suas funções que se destacam como VERDADEIRA (v) ou FALSA (f):
( ) Socializar os conhecimentos disponíveis.
( ) Promover exclusivamente o desenvolvimento cognitivo.
( ) Promover o desenvolvimento social.
( ) Promover o desenvolvimento afetivo.
( ) Não considera a construção de regras de conduta e normas.
Destaque a sequência CORRETA:
As teorias da psicopedagogia consideram os estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, logo o psicopedagogo dispõe de várias abordagens para dar suporte para sua ação de diagnóstico, prevenção e intervenção. Nesse contexto, a abordagem fundamentada na teoria de Jean Piaget denomina-se abordagem