Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Está correto o que se afirma em

É importante compreender que no ambiente escolar a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo, pois precisa ser trabalhada de uma maneiralúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre o seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage. Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente. Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. A dança, arte do movimento, tem em sua essência as  maisvariadas manifestações do movimento.

Um dos conteúdos estruturantes do movimento corporal é a Kinesfera, que pode ser definida como:

O direito à educação, de crianças e adolescentes, visa seu pleno desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Nesse sentido, trata-se de um caso em que dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental possuem o dever de comunicar ao Conselho Tutelar:

A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram.

Essa forma de o professor entender a avaliação implica:

As reflexões sobre construtivismo e o trabalho pedagógico na alfabetização envolvem a análise de múltiplos aspectos dessa teoria, relevantes para o ensino e para o aprendizado. As concepções epistemológicas diferenciam-se, basicamente, pela ênfase que atribuem aos componentes do ato cognitivo – ao sujeito, ao objeto ou à própria interação entre eles. As concepções apriorista e empirista focalizam o conhecimento e o desenvolvimento da inteligência com ênfase, respectivamente, nos fatores internos ou nos fatores externos ao indivíduo, ao passo que a teoria operatória da inteligência, proposta por Piaget, acentua as próprias iterações do indivíduo com o meio físico e social. Do ponto de vista pedagógico, o construtivismo no processo de alfabetização pressupõe que:

I. As situações didáticas propostas para a interação das crianças com a escrita podem ser adequadas para todas as crianças, sendo prudente esperar a mesma resposta por parte de todos os alunos.
II. Os diálogos são indispensáveis para que haja troca de informações entre professores e alunos e o desenvolvimento de reflexões neste processo ocorra.
III. As diferenças entre os alunos podem dificultar o trabalho pedagógico, pois nem sempre as interações entre pares constituem fator favorável ao aprendizado.
IV. Quem ensina necessita ultrapassar os conhecimentos do senso comum para interpretar as exigências que as diferentes respostas dos alunos propõem ao ensino, quando eles dispõem de oportunidades de dizer o que estão pensando.

Está correto o que se afirma em

Considerando as informações e as ideias expressas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) As fragilidades no sistema educacional provenientes da pandemia pelo novo coronavírus tiveram um grande impacto nesse sistema, uma vez que expôs aspectos prejudiciais que jamais existiram.
(   ) Os desafios e o papel da escola nesse contexto pandêmico são inócuos para garantir a todos uma aprendizagem de qualidade e com equidade.
(   ) Há um ambiente desfavorável para estudantes, cujas famílias vivem em condições limitadas de acesso à infraestrutura necessária para o ensino remoto demandado pela pandemia.
(   ) O desafio para articular tempo e qualidade na educação requer políticas públicas por meio de um conjunto de ações planejadas e objetivas, com clareza sobre metas, estratégias, pessoas envolvidas, monitoramento e avaliação de resultados.

A sequência está correta em

O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Como organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repousar de crianças de diferentes idades nos espaços das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro, do pátio? É tarefa dos educadores organizar o espaço e o tempo das escolasinfantis, sempre considerando o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das crianças. No Referencial Curricular do Estado do Paraná, este tema é um dos cinco campos de experiência recomendados para a educação infantil.

Está em acordo com suas orientações:

Um estudante no ensino fundamental terá como tarefa para as festas julinas o desenvolvimento de um pequeno painel reciclado, cujo fundo deverá ser executado com papéis de carta.

Considerando que João possui 3 papéis. Sendo elas com as seguintes medidas:

  • 20 cm x 30 cm. 
  • 0,5 m x 1 m.
  • 300 mm x 100 mm.

Qual é soma total das áreas das cartas que resultará ao final da execução de sua tarefa a área do painel?

Tonico e Tinoco cantaram as águas paranaenses que fazem parte de uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As águas desses rios abastecem milhões de habitantes, além de serem utilizadas nas atividades industriais e agrícolas, sendo o grande destaque desses corpos d’água a produção de eletricidade, por meio da instalação de usinas hidrelétricas.

São rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná:

O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente.

Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.

I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal.

II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia.

III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical.

IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical.

V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.

Assinale a alternativa correta.