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O modelo heliocêntrico desenvolvido por Nicolau Copérnico, em 1543, já havia sido sugerido 18 séculos antes pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C) que estimou, através de métodos geométricos, as dimensões e as distâncias do Sol e da Lua e concluiu que era natural supor que o astro menor girasse em torno do maior. Porém, mesmo com as observações de Aristarco, o geocentrismo foi o modelo com mais adeptos e sua supremacia, conquistada com o modelo de Ptolomeu, perdurou por mais de 1.300 anos. Alguns alunos de uma escola, estudando sobre as diferenças entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico, desenvolveram algumas hipóteses para justificar a dificuldade para a aceitação do modelo heliocêntrico, tais como:

I. Os cálculos matemáticos dos modelos heliocêntricos eram imprecisos, não tendo a confiabilidade necessária para ser adotado como modelo real.
II. O modelo geocêntrico tinha a igreja como defensora, pois era inadmissível aceitar que a Terra era apenas um planeta qualquer girando com os outros ao redor do Sol.
III. O modelo geocêntrico era matematicamente mais simples e mais preciso que o heliocêntrico.

Das hipóteses que justificam a hegemonia do modelo geocêntrico perante o heliocêntrico, está correto o que se afirma apenas em

De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.

Desse modo, a relação entre as constantes eletrostáticas k1 e k2 dos meios usados nos experimentos é:

Desconsiderando-se qualquer tipo de força resistiva, a relação entre as alturas máximas, h1 e h2, atingidas pelos projéteis A e B é:

Ao sair do vidro, o segundo raio segue paralelo ao primeiro, mas agora separado por uma distância de quantos milímetros?

Considere que a pressão inicial é 8P0, que a transformação AB é isobárica, BC é isocórica e AC é isotérmica. Sendo WAC o trabalho realizado pelo gás durante a transformação isotérmica e WABC o trabalho realizado entre os estados ABC, quanto Considere que a pressão inicial é 8P0, que a transformação AB é isobárica, BC é isocórica e AC é isotérmica. Sendo WAC o trabalho realizado pelo gás durante a transformação isotérmica e WABC o trabalho realizado entre os estados ABC, quanto

(Dado: In 2 = 0,69.)

Um experimento pretende analisar o fluxo de calor em um determinado material. Para isso, é utilizada uma caixa cúbica de 10 cm de aresta revestida, com exceção de uma das faces, de um material isolante ideal. A face que não é revestida é feita de um material com condutividade térmica 80 J/s . m . K com 2 cm de espessura. Para determinar o fluxo de calor médio, foram colocados 200 g de água a 5° C dentro da caixa e foi registrado o tempo necessário até que a troca de calor fosse interrompida. Considerando a temperatura ambiente constante e igual a 25° C e 1 cal = 4,2 J, qual será o tempo gasto até que a água entre em equilíbrio térmico com o ambiente?

Um metrônomo é um aparelho que marca o “andamento” de uma música através de pulsos que tocam sempre no mesmo intervalo de tempo. A frequência entre os pulsos, geralmente determinada em BPM (batidas por minuto) pode ser ajustada pelo músico para ajudá-lo com o compasso. Um músico, precisando marcar o compasso de uma música, na ausência de um metrônomo, se propôs a construir um pêndulo simples com um pedaço de barbante e um corpo de 20 g. Seu objetivo era que sempre que o objeto preso ao barbante chegasse a um ponto de maior amplitude ele contaria um pulso. Desse modo, para que o músico consiga utilizar o pêndulo desta maneira para marcar um compasso de 120 BPM, o tamanho do barbante deve ser de, aproximadamente:

Sabendo-se que o sistema está em equilíbrio e que α e θ são complementares, qual é o valor de θ?

Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.

(   ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.

(   ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.

(   ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.

(   ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.

(   ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.

A sequência está correta em

Duas lentes de bordas finas, feitas de diferentes materiais, são colocadas lado a lado em um meio transparente e homogêneo. Dois raios de luz paralelos incidem sobre a primeira lente; na sequência, refratam e incidem, na segunda lente. Sendo n1 o índice de refração da lente 1, n2 o índice de refração da lente 2 e n o índice de refração do meio e, ainda, sabendo-se que n1 > n > n2, qual figura melhor descreve o comportamento dos raios ao passarem pelas lentes?

Um jogador de basquete tenta realizar um desafio para seus fãs em uma demonstração na internet, fazendo uma cesta da sacada de um prédio. Ele arremessa uma bola de basquete de uma altura de 15 metros em relação ao solo, em um lançamento oblíquo, na direção da cesta. A bola sobe 5 metros até atingir a altura máxima e cai tocando o solo a umadistância de 30 metros em relação à base do prédio.

Considerando g = 10 m/s², qual será o módulo da velocidade da bola imediatamente antes de tocar o solo?

Um corpo cuja imagem conjugada em um espelho esférico é virtual, direita e duas vezes maior que o objeto encontra-se a 8 cm do vértice desse espelho. Se esse corpo se afastar do espelho a uma velocidade de 2 cm/s, qual será o intervalo de tempo para que a imagem refletida no espelho deixe de ser virtual e maior e passe a ser real e com o mesmo tamanho do objeto?

Considere um chuveiro elétrico de 5,04 kW e que possui quatro posições para a abertura de seu registro, cada uma com uma vazão de água distinta:

  •  Posição 1: 1,8 litro por minuto.
  •  Posição 2: 2,4 litros por minuto.
  •  Posição 3: 3,0 litros por minuto.
  •  Posição 4: 3,6 litros por minuto.

Considere que Leibniz deseja tomar banho nesse chuveiro com a água a 50° C. Sabendo-se que a densidade da água é de 1g/mL, que a temperatura inicial da água é de 20° C e que 1 caloria equivale a 4,2 joules, qual será a posição do registro do chuveiro a ser usada por ele?

Sabendo-se que o saco de cimento, inicialmente em repouso, começa a se movimentar graças à força resistente da alavanca e deixa a plataforma quando ela está na horizontal após 0,2 s, qual deve ser a força aplicada pelo ajudante de pedreiro para que seu plano possa dar certo?
(Considere a força aplicada no saco de cimento sempre vertical e g = 10m/s².)

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